sábado, 13 de fevereiro de 2010

CARNAVAL: Operação para combater álcool e direção já começou no DF


DE BRASÍLIA: Tiago Vergara / Especial para o Panorama TV Brasil.

Inúmeras operações, visando bom desfrute do Carnaval, serão realizadas no Brasil pela Policia Rodoviária Federal (PF) e órgãos ligados ao trânsito.

Aqui em Brasília a Operação Álcool Zero teve inicio às 14h (local), desta sexta-feira, 12.

A expectativa é que acidentes sejam evitados por motoristas displicentes que misturam bebidas alcoólicas com direção.

O trabalho de blitzs vai ser realizado em pontos estratégicos do Distrito Federal até quinta-feira, 18, data final da Operação.

Centenas de policiais já estão atuando em locais de grandes aglomerações, entre eles estão: viaturas do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e da Companhia de Polícia Rodoviária (CPRv).

Números do Detran/DF

Durante as operações de fiscalização do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, ocorridas de 24 a 28 de dezembro do anao passado, 26 condutores foram autuados por dirigir sob influência de álcool.

O número de condutores autuados por dirigir embriagado, em 2009, passou de seis mil.

No mesmo período, 35 motocicletas e 117 veículos particulares foram apreendidos nas operações do Detran e da Polícia Militar.

Entre os motivos das apreensões estão a falta de licenciamento dos veículos (93), dirigir sem habilitação ou permissão (11) e dirigir sob influência de álcool (8).

Só em 2009, mais de 18 mil veículos foram recolhidos ao depósito do Detran.

Penalidade

Os órgãos que fiscalizam o trânsito no Brasil estão na luta pela reformulação do grau de infração cometida pelo motorista.

Hoje, o acidente que provoca morte é considerado homicídio culposo, isto é, sem intenção de matar.

A diretora do Departamento Estadual de Trânsito do Estado Espírito Santo (Detran-ES), Luciene Becacici, defende a instituição de crime doloso para esses casos.

Ou seja: em todas as circunstâncias em que houver morte associada ao uso de álcool deve haver punição mais rigorosa.

Pena substituída

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), cuja última reformulação ocorreu em 1997, prevê, na grande maioria dos casos, que o motorista responsável por um acidente seguido de morte responda pelo crime de homicídio culposo – cometido sem intenção.

A punição geralmente é a chamada pena alternativa.

Um exemplo é o cantor Renner, da dupla Rick e Renner, por exemplo, foi condenado pela morte de um casal de namorados, em 2001.

A Justiça substituiu a pena de prisão do cantor pelo pagamento de 360 salários mínimos e prestação de serviços comunitários.

Pesquisa: WWW.alcoolismo.com.br
FOTO e DADOS: Detran/DF

Um comentário:

Noel Jaccks disse...

Tem que haver rigos nas fiscalizações. Não sei em Brasília, mas aqui em Fortaleza,por exemplo, não existe pagamento de propina a agentes de transito que flagram motoristas irregulares. Eles levam mesmo pro parque, mas em outras cidades, a cumplicidade com a irregularidade, andam juntos.