quarta-feira, 15 de abril de 2009

DE BRASILIA: comunicadores debatem educação


DA REDAÇÃO CENTRAL BRASILIA: Panorama Esporte TV Brasil
.
Durante o Primeiro Encontro Nacional de Comunicadores realizado, na semana passada, em Brasília (DF), o Ministro da Educação Fernando Hadadd, enfatizou que a falta de regularização Fundiária continua sendo um dos principais problemas no repasse de recursos para a educação na Amazônia.

- Muitas vezes nós não conseguimos repassar recursos para a construção de escolas porque o prefeito não tem a dominealidade do terreno. E sem isso, a lei impede a União de transferir recursos para qualquer Município - frisou.

Ele disse ainda que recursos financeiros existem e que já sanaram vários problemas de comunidades distantes com peculiaridades. Mas é preciso organização institucional, por parte do gestor responsável.

- Tem comunidade quilombola, reservas indígenas, bem como assentamentos do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) que nós já conseguimos resolver problemas, mas nas outras localidades ainda não encontramos uma solução. A não ser se o prefeito apresentar o titulo da terra para poder receber o repasse - concluiu.

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve avaliando a participação do Brasil no G-20 (reunião dos Países mais ricos do Mundo) no encontro, destacou que a Prioridade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) é a qualidade na educação básica.

- Para alcançar isso, é preciso investimento na educação básica, mas principalmente na profissional e superior, pois todas estão interligadas -, declarou.

Ele disse ainda que é preciso envolvimento de todos e todas, principalmente dos representantes de Estados e Municípios. E que todos devem olhar na mesma direção. E aproveitou para desabafar.

- Quando nós aprovamos o piso eu pensei que todo mundo ia aplaudir. Mas isso não aconteceu. A gente percebe que existem inúmeras ações na suprema corte contra o piso salarial. Ações de governadores e Prefeitos, contra o piso de 900 reais. Isso é um absurdo, pois nós temos que procurar uma forma de encontrar um pouco mais de recursos e não achar que diminuindo o piso a gente vai melhorar essa história - alfinetou.

DESAFIO

O presidente disse que está desafiando o Ministro Fernando Hadadd a criar a Universidade aberta com Moçanbique, Angola, Porto Príncipe e com Cabo Verde, Paises Africanos de Língua Portuguesa. Se concretizada a parceria, será criado um convenio para que o Brasil possa dar aula, por meio de uma sala, aos nossos vizinhos.

- Eu acredito que isso seja possível. Eu espero ganhar este presente dele (Fernando Hadadd) antes de eu terminar meu mandato – disse.

Atualmente o ministério da educação (MEC) tem 47 milhões de reais em seu orçamento. Lula disse que boa parte do dinheiro é repassada pelo Mec. - Este ano nós temos que aplicar cinco bilhões de reais na Educação - finalizou.

Quase 300 comunicadores, de várias regiões do País, estiveram reunidos e compartilharam a realidade da Educação de seus estados.

Com o evento, o ministério da educação, por meio do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e os comunicadores, pretende mostrar a sociedade o que se passa dentro e fora da Escola.
.
FONTE/AUTOR: direto de Brasilia Adeilson Albuquerque