sexta-feira, 9 de abril de 2010

ERRO NA TRAGÉDIA/RJ: Bombeiros divulgam boletim errado sobre vitimas. O número, real, pode chegar a 220

DE SÃO PAULO: Marcos Freire, editor Sul / Especial para o Panorama Brasil.

Agora à noite o Corpo de Bombeiros divulgou, em seu site www.cbmerj.gov.br, novo boletim sobre a tragédia no Rio de Janeiro.

No total são 256 mortos. O que não é verdade. Apesar de o erro permanecer no site, profissionais dos Bombeiros admitiram que houve falha na digitação.

O Rio de Janeiro contabiliza 219 mortes pelas chuvas, segundo Corpo de Bombeiros.

Niterói, na Região Metropolitana, apresenta 132. São Gonçalo tem 16. Magé, Nilópolis e Paracambí, na baixada Fluminense, registram uma morte cada, assim como Petrópolis, na Região serrana.

O total de vitimas soterradas no local pode chegar a 156, de acordo com o governador Sergio Cabral.

Homens da Marinha e do Exercito vão ajudar nas operações de buscas e dois hospitais de campanha serão montados em São Gonçalo, município vizinho a Niterói.

A cidade registrou 16 mortes e cerca de oito mil pessoas estão fora de casa por causa da chuva.

Ajuda

A Caixa Econômica Federal confirmou que vai liberar, prioritariamente, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias atingidas pelas chuvas no estado do Rio de Janeiro.

A liberação depende do cumprimento de alguns procedimentos legais, como o reconhecimento da decretação de estado de calamidade publica ou situação de emergência pelo Ministério da Integração.

Foto: Blog do Marcelo - Estadão / Casas atingidas por deslizamento em Niterói.

Marcos Freire é jornalista e responsável pela editoria Sul do Panorama Brasil

TRAGÉDIA/RJ: Bombeiros confirmam 196 mortos. 116 somente em Niterói. O número pode chegar a 200

DO RIO: Ruth Veloso, com informações da Rádio CBN / Especial para o Panorama Brasil

Durante o repórter CBN, na tarde desta sexta-feira (09), o jornalista João Carlos Santana informou que o Rio de Janeiro contabiliza 196 mortes pelas chuvas.

116 somente em Niterói, onde foram retirados 25 corpos dos escombros, no Morro do Bumba, Região Metropolitana.

O total de vitimas soterradas no local pode chegar a 150, de acordo com o governador Sergio Cabral.

Homens da Marinha e do Exercito vão ajudar nas operações de buscas e dois hospitais de campanha serão montados em São Gonçalo, município vizinho a Niterói.

A cidade registrou 16 mortes e cerca de oito mil pessoas estão fora de casa por causa da chuva.

Ajuda

A Caixa Econômica Federal confirmou que vai liberar, prioritariamente, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias atingidas pelas chuvas no estado do Rio de Janeiro.

A liberação depende do cumprimento de alguns procedimentos legais, como o reconhecimento da decretação de estado de calamidade publica ou situação de emergência pelo Ministério da Integração.

Foto: Blog do Marcelo/Estadão / Fábio Motta/AE

GRIPE SUÍNA: sábado é o "dia D" de vacinação contra ela

DE BRASÍLIA: Crislei Crispim, com informações do Ministério da Saúde / Especial para o Panorama Brasil

O Ministério da Saúde, em parceria com Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, promove neste sábado, 10 de abril, o “Dia Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1”.

Todos os 36 mil postos de vacinação do país deverão estar abertos, em horários a serem informados pelos estados e municípios, que também vão definir a necessidade de postos volantes para aplicação das doses.

Devem ser vacinados doentes crônicos com menos de 60 anos, grávidas em qualquer período de gestação, crianças de seis meses a menores de dois anos e adultos de 20 a 29 anos.

Meta

O objetivo do “Dia D” é reforçar a importância da vacinação para os grupos prioritários e dar uma nova oportunidade às pessoas que ainda não se imunizaram. “É uma iniciativa importante, pois as pessoas costumam ter mais tempo livre no fim de semana. Estamos seguros de que todos os brasileiros, mesmo os que não vão tomar a vacina, estarão empenhados nesse grande esforço para proteger a saúde das pessoas mais vulneráveis à nova gripe”, diz o ministro José Gomes Temporão.

Nesta sexta-feira (9), o ministro (FOTO) dará entrevista coletiva para apresentar um balanço parcial da vacinação e novos números da gripe H1N1 em todo o país.

Será às 14h30min, no auditório Emílio Ribas, na sede do Ministério, em Brasília.

Prorrogação

A vacinação de grávidas, crianças e doentes crônicos, que tinha previsão para terminar dia 22 de março, foi prorrogada até 23 de abril.

O público-alvo, considerando esses três públicos, é de 20,4 milhões de pessoas.
Até 23 de abril, todas as grávidas, independentemente do período de gestação, que ainda não se vacinaram, devem tomar a vacina.

As mulheres que engravidarem após o fim da terceira etapa poderão se imunizar nas fases seguintes. Não é necessário apresentar atestado médico para comprovar a gravidez.

Na vacinação das crianças, pais e responsáveis devem levar aos locais de imunização apenas os bebês de seis meses a menores de dois anos.

Público Adulto

A meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 80% do público-alvo de 20 a 29 anos, formado por 35,1 milhões de pessoas.

Essa faixa etária foi a que teve o maior número proporcional de casos de doença respiratória grave causada pelo novo vírus no ano passado: 23% do total de 461000 casos, em todo o país.

O grupo também concentrou 20% das mortes ocorridas em 2009 (ao todo, foram 2.051).

A quinta e última etapa de vacinação, para adultos de 30 a 39 anos, será de 10 a 21 de maio.

Esta faixa etária concentrou 15% dos casos de doença respiratória grave e 22% dos óbitos causados pelo vírus H1N1 em 2009.

A OMS recomendou a imunização de quatro grupos: trabalhadores de serviços de saúde, indígenas, gestantes e pessoas com doenças crônicas.

O governo brasileiro ampliou a vacinação para outros três grupos: crianças de seis meses a menos de dois anos e adultos de 20 a 29 anos e de 30 a 39 anos.

Ao todo o Ministério da Saúde adquiriu 113 milhões de doses para vacinar 91 milhões de pessoas contra gripe pandêmica. A meta é imunizar pelo menos 80% desse público-alvo.

DISQUE SAÚDE 0800 61 1997 / Ministério da Saúde

FOTO: divulgação

DESMATADORES: municípios amazônicos deixam lista de maiores

DO PARÁ: Ocimar Nunes, com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Meio Ambiente / Especial para o Panorama Brasil

Depois de Paragominas, no estado do Pará, outros 22 municípios que fazem parte do arco do desmatamento estão prontos para deixar a lista dos maiores desmatadores da Floresta Amazônica, disse a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, nesta quinta-feira (08), durante coletiva de imprensa, em Brasília, onde comentou a redução de 51% do desmatamento da Amazônia de agosto de 2009 a fevereiro de 2010, comparado ao mesmo período do ano anterior.

A ministra explicou que para tanto, basta que esses municípios realizem o Cadastro Ambiental Rural (CAR) em pelo menos 80% do território.

Para fazer o cadastro, o proprietário deve fazer o georreferenciamento da área definindo sua Reserva Legal e as Áreas de Proteção Permanente (APPs).

Sobre a redução do desmatamento, a ministra Izabella creditou os números ao "planejamento adequado" realizado pelos órgãos envolvidos no combate ao desmatamento.

Ela ressaltou também as ações do mutirão Arco Verde Terra Legal que leva alternativas econômicas e sociais sustentáveis e viabiliza a realização do Cadastro Ambiental Rural. "Esse é o passo mais importante para a regularização ambiental das propriedades rurais e assegura o trabalho da agricultura e a proteção do meio ambiente", ressaltou.

Controle

A ministra ainda destacou a melhoria da atuação das ações de comando e controle, a participação da sociedade civil nos debates sobre políticas públicas e o corte de crédito públicos aos responsáveis pela destruição da florestas. "Se sair da lista garante crédito público", explicou Teixeira sobre as parcerias do MMA com bancos para só financiar projetos com compromissos com a sustentabilidade.

Depois de cerca de 10 meses da implementação do Mutirão Arco Verde Terra Legal na região, as ações desenvolvidas nos municípios alvo já mostram resultados.

Dados do desmatamento

Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontou um queda de 51% no desmatamento da Amazônia nos meses de agosto a fevereiro (2009/10) se comparado ao mesmo período anterior.

Foi desmatada uma área 1352 km², contra 2781 km² no período anterior.

Também foram detectados pelo Inpe 23 km² de desmatamento na floresta Amazônica em janeiro, com 69% da área sob cobertura de nuvens.

Esse número representa uma redução de 90% se comparado ao mesmo mês do ano passado, quando a floresta teve 222 km² de sua área desmatada, com cobertura de nuvem pouco maior, em 76% da floresta.

Já em fevereiro, o desmatamento da Amazônia foi de 185 km², com pouco mais da metade da área coberta por nuvens (57%).

No ano passado, neste mês, foi registrado um desmatamento de 143 km², o que mostra um aumento de 29% de floresta derrubada. No entanto, a visibilidade do satélite do Deter estava prejudicada com a presença de nuvem em 80% da região.

"Essa é a redução do desmatamento sobre o menor número registrado", salientou a ministra.

Izabella Teixeira disse que em abril os órgãos envolvidos no combate ao desmatamento vão se reunir em Brasília para avaliar os números do desmatamento de 2009.

Os debates serão voltados para quatro eixos: números e fiscalização do desmatamento em unidades de conservação; assentamentos rurais; políticas públicas; e o Plano Nacional sobre Mudança do Clima, que tem a meta de reduzir o desmatamento da Amazônia em 80%, até 2020.

A ministra acredita que o Brasil vai atingir essa meta antes do prazo firmado pelo Brasil na Convenção do Clima, em Copenhague.

FOTO: Jefferson Rudy - MMA / Carlos Américo e Suelene Gusmão

PREVENÇÃO: Lan houses são fiscalizadas no Amazonas

DE MANAUS: Adeilson Albuquerque / Especial para o Panorama Brasil

Uma fiscalização preventiva está sendo realizada, durante toda esta sexta-feira (09), na Zona Leste da cidade de Manaus/AM.

A ação tem a coordenação da Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas) e visa coibir o contato de adolescentes com sites pornográficos e com substâncias entorpecentes.

É o que afirma a coordenadora do projeto Ame a Vida do governo do estado, Marecilia da Costa. “O objetivo da ação é de prevenção. Queremos orientar os proprietários das lan houses, como bom funcionamento. Não deixar adolescentes entrar em sites pornográficos. Estamos tendo muito cuidado, também, com o trafico de crianças que são feitos pela internet. Estamos orientandos os responsáveis em estar monitorando os adolescentes a não estarem sem pai, sem mãe nas lan haoues. Então é uma operação de prevenção e reeducação nas formas do juizado”, disse.

Além da Seas, a ação conta com a parceria de órgãos como as Policias Civil, Militar, bombeiros e juizado de menores. “Este trabalho conjunto vai nos ajudar a verificar também se tem armas, algo de anormal, como entorpecentes dentro destes estabelecimentos”, concluiu.

Mais de 30 estabelecimentos serão visitados durante esta sexta-feira (09), na Zona Leste, a mais populosa da Capital do Amazonas.

Foto: Reprodução.

Adeilson Albuquerque é jornalista e responsável pela editoria Norte do Panorama Brasil.

TRAGÉDIA/RJ: Bombeiros confirmam 186 mortos. O número pode chegar a 200, de acordo com a Defesa Civil

DO RIO: Ruth Veloso, com informações da Rádio CBN / Especial para o Panorama Brasil

Durante o repórter CBN, na manhã desta sexta-feira (09), o jornalista Milton Yung informou que o Rio de Janeiro contabiliza 184 mortes em decorrências das chuvas que atingem o estado.

No morro do Bumba, em Niterói, Região Metropolitana, os trabalhos de resgates já duram mais de 37 horas.

18 corpos foram retirados dos escombros, até o momento.

200 pessoas podem ter sido soterradas, de acordo com a Defesa Civil.

Mais chuva na Bahia

A forte chuva que voltou a atingir Salvador (BA) causa novos transtornos à população.

As aulas foram canceladas nas escolas municipais da capital baiana e na Região Metropolitana. 153 mil estudantes são afetados pela ação.

Pontos de alagamentos prejudicam o transito nos bairros mais populosos de Salvador. Moradores ainda sofrem com a falta de energia elétrica.

FOTO: Aline ertahl / Veja Abril / Reprodução

NA RÁDIO CBN: Éboli, neste domingo, fará programa comemorativo aos 10 anos do CBN Esportes

DE SÃO PAULO: Carlos Eduardo Éboli / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil

Neste próximo domingo, estarei fazendo, no Aterro do Flamengo, um programa especial de comemoração dos 10 anos do CBN Esportes.

O nosso estúdio será montado no canteiro central, no início do Aterro, na altura da Av. Rui Barbosa.

Neste mesmo local estará acontecendo uma corrida de rua (G30).

Nosso estúdio será todo vermelho e vamos receber muita gente bacana do esporte como José Roberto Guimarães (vôlei), Miguel Angelo da Luz (basquete), Júnior (futebol), Kaio Márcio (natação), Mariana Brochado (natação), Jaqueline Silva (vôlei de praia) e muitos outros.

Porém, o nosso principal convidado será você!!!

CBN Esportes Especial – 10 anos – a partir das 9 horas da manhã, neste domingo (11).
Até lá!!!

Abs, Eboli.

Foto: Reprodução / Blog do Birner

FONTE / AUTOR: Carlos Eduardo Eboli é âncora do CBN Esportes aos domingos e comentarista esportivo. Participa diariamente dos programas CBN Rio e CBN Total. Eboli participou da cobertura de três Olimpíadas (Sidney, em 2000; Atenas, em 2004, e Pequim, em 2008), duas Copas do Mundo (Japão/Coréia, em 2002, e Alemanha, em 2006) e dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003, e do Rio de Janeiro, em 2007.

ATENTADO NA ÁFRICA: Bin Laden ameaça fazer terrorismo na Copa

DE MANAUS: Paulo Rogério Veiga/Especial para o Panorama Esporte TV Brasil.

Uma notícia que coloca em alerta total a segurança da Copa Mundial da FIFA, África do Sul’2010.

Conforme matéria veiculada no site http://globoesporte.globo.com/ o terrorista Osama Bin Laden ameaça jogar uma bomba na partida entre Inglaterra e Estados Unidos, no dia 12 de junho, no estádio de Rustemburgo, pelo Grupo C.

O aviso não foi direcionado para essa partida, mas também para os jogos das seleções da Alemanha, França e Itália.

E quem garante que a rede islâmica Al-Qaeda não vá atacar outras associações nacionais na competição?

A pouco mais de dois meses do maior evento esportivo do mundo, o recado em si já é uma bomba e deixa toda comunidade internacional apreensiva e preocupada com o que pode acontecer.

Não se pode e nem deve se menosprezar um aviso dessa natureza que pode ter proporções mundiais jamais vistos até hoje.

Vale lembrar, o que fez o grupo terrorista de Bin Laden, no atentado do dia 11 de setembro de 2001 ao derrubar as torres gêmeas em Nova York, nos Estados Unidos.

Se os terroristas conseguiram se infiltrar e enganar o rigoroso esquema de segurança dos americanos, imaginem o que são capazes de fazer na África do Sul, mesmo tendo com um programa de segurança bem treinado para o mundial.

Diante de um fato que merece um cuidado especial só pensar na segurança dos africanos é pouco pra uma organização como a Al-Qaeda, que sabe como se movimentar e articular para concretizar seus atos de atrocidade.

Ainda é cedo pra tomar medidas emergenciais, pois os dirigentes africanos têm que pedir uma ajuda internacional para reforçar a segurança das delegações internacionais de todo o planeta, torcedores, turistas, patrocinadores, imprensa, enfim das pessoas que estarão envolvidas de forma direta ou indireta na Copa 2010.

É lamentável que o futebol seja um alvo eminente de um ato terrorista com o intuito de punir uma determinada nação, mas que na verdade é um procedimento criminoso contra a própria humanidade que busca resolver seus problemas para viver num mundo melhor.

Em 80 anos de história (1930-2010) das Copas do Mundo da FIFA, até hoje não teve nenhum ação terrorista para manchar a imagem do mundial com vítimas.

A competição sempre teve apenas um foco de divertir, entreter e é claro aliada a competição das equipes nacionais que lutam para conquistar o título mundial.

O mundo racional clama pela paz e o futebol é o único esporte que consegue unir todos os povos.

E assim será na Copa Mundial da FIFA, África do Sul’2010. A comunidade internacional está ansiosa para assistir os jogos do mundial e esperamos que nada de anormal aconteça pra mudar o rumo da competição que não seja de alegria e muitos gols na Copa.

Foto: Reprodução

FONTE / AUTOR: Paulo Rogério Veiga é Bacharel em Comunicação, Arbitro de futebol e há 27 anos recebe informações privilegiadas da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O escrito é de sua extrema responsabilidade, isentando o Panorama Brasil.