sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

CARNAVAL: em Manaus/AM, Escola de Samba demonstra amor pela festa


DA REDAÇÃO NORTE: com informações de Berg Nogueira / Especial Panorama Esporte TV Brasil

Os problemas existem e persistem em todos os lugares onde se pratica do bom ao excelente Carnaval.

A festa, em grande estilo, é realizada na Bahia, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. O brilho das cores também não é diferente em Manaus, capital do Amazonas.

O maior Estado da Federação, também, é um dos berços e formadores de artistas plásticos que, por meio de suas artes, são consagrados e exportados para consolidarem ao épicismos os grandes carnavais e festas populares brasileiras.

Em Manaus uma Escola de Sambar conseguiu, depois de dedicação e empenho de seus diretores, o direito de espalhar, neste fim de semana, seu colorido pelo Centro de Convenções local, o Sambódromo.

Depois de vastos contratempos, desentendimentos e ações na justiça, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Presidente Vargas (GRESPV), de um bairro central conhecido carinhosamente por Matinha, ganhou na Justiça o direito de desfilar, neste sábado (13), no Grupo Especial do Carnaval de Manaus 2010.

Na última quinta-feira, 11, o juiz Paulo Afonso da Costa Freire, da 5ª Vara Cível e Acidente do Trabalho, por meio de liminar, reconheceu o direito de a Escola participar do desfile do Grupo Especial.

O presidente da Escola Presidente Vargas, João Almeida, garantiu que todos os integrantes da agremiação estarão presentes, com suas devidas alegorias, durante o desfile, além da comunidade para abrir apresentação às 20h no Sambódromo.

Isso leva em consideração o regulamento de 2009 que estabelece o desfile em conformidade com a classificação de carnaval anterior.

Almeida afirmou também que continua firme na dura batalha de confetes, orquestrada pelo presidente da Associação Don Grupo Especial das Escolas de Samba de Manaus (Ageesma), Elimar Cunha, que reluta em aceitar o direito de estar no Grupo Especial do Carnaval de Manaus – conquistado com muito trabalho.

Desta feita a Escola entrou com uma ação liminar no Tribunal de Justiça do Estado após esgotar todas as possibilidades de entendimento com a Ageesma.

A ação empenhosa da Grêmio Recreativo Escola de Samba Presidente Vargas é um exemplo de amor e superação de pessoas, que dedicam suas vidas pelo amor a preservação a cultura, ligadas a um canto chamado perseverança.

Enredo ovacionado

A Presidente Vargas desfila no Sambódromo com o enredo “Uma Homenagem Amazônica aos 50 anos da Capital do Brasil”, que fala sobre a grandiosidade de Brasília, construída sobre olhares do Arquiteto Orcar Niemeyer.

A Escola faz uma crônica sobre o lado político da capital do País. Brasília é o centro das decisões políticas no Brasil, que passa por transformações profundas, apesar de velhos vícios como a politicagem e a corrupção insistirem em marchar na contramão da história.

Samba Enredo

Enredo: "Homenagem amazônica à capital do Brasil"
Carnavalescos: Marino Caldas e Augusto Maciel
Compositores: Ivo Patrô e Mestre China
Intérprete: Miguel Faria

Inicio

Surgiu da profecia
O sonho que se fez realidade
A capital do Brasil!
Patrimônio cultural da humanidade
No império a idéia nasceu
Hoje tão bela em sua arte e arquitetura

(refrão)

Niemeyer o responsável
Por toda sua rica estrutura (bis)


No mundo a vida passa
Entre sonhos e razões
Transformando-se com raça
Pra mais altas decisões
Eis que nasce com orgulho
No nosso planalto central
O Palácio da Alvorada
A Matinha faz seu carnaval

Visite o site da Agremiação: www.grespresidentevargas.com

FOTO: divulgação da Escola PV

BBB 10: quase 19 horas de prova, Eliéser assume liderança da casa


DE SÃO PAULO: Ernesto Vinhote, da redação / Especial para o Panorama Brasil

Punhado de força, garra e determinação de vencedor.

Foram com estas qualidades que o engenheiro Agrônomo e modelo Eliéser José Ambrósio conquistou a liderança da casa mais espionada do Brasil.

Com quase 19 horas disputando tal feito, ele deixou para trás sua última concorrente Fernanda que desistiu, na tarde desta sexta-feira, 12, e foi carregada até o chuveiro.

Apesar de não resistir até o fim, a sister foi chamada de guerreira por Dourado e recebeu aplausos dos demais confinados.

Agora, o modelo vai aproveitar as regalias que o líder tem direito ao lado de Cacau.

Prova da liderança

Cada brother teve de se vestir de esponjão e ficar de costas para um grandioso prato.

Quando um funk do patrocinador do BBB10 tocava, os confinados tinham de se esfregar no prato, uma espécie de lavagem.

O primeiro a pular do barco, com cinco minutos de prova foi Serginho. Em seguida foi a vez de Dourado, pois ficou muito tempo encostado no prato.

E por deixar os pés fora da caixa, Cadú, veio na seqüência.

Os retardatários foram: Anamara (Maroca), Eliane, Dicesar e Michel.

Elenita, Cacau e Angélica também não resistiram e abandonaram a luta pela imunidade.

FOTO: Reprodução TV Globo

1ª DO BRASIL: Goiânia, capital a ter 100% de rede de água e esgoto


DA REDAÇÃO NORTE: Adeilson Albuquerque - integrante da Rede de Comunicadores do Mec -com informações do Blog do Planalto, especial para o Panorama Brasil

A Barragem João Leite e as obras na Estação de Tratamento de Água (ETA) foram inauguradas na tarde desta sexta-feira, 12, em Goiânia (GO).

Com isso, a capital de Goiás torna-se a primeira cidade brasileira a ter 100% de rede de água e esgoto até o fim do ano.

A barragem foi concluída em dezembro de 2009 e o seu lago demorou dois meses para ser cheio.

O presidente Lula e o governador de Goiás, Alcides Rodrigues, participaram da cerimônia de inauguração da barragem, que beneficiará também cidades vizinhas à capital goiana.

Jornalistas/Repórteres do Blog do Planalto conversaram com o presidente da empresa de saneamento de Goiás (Saneago), Nicomedes Borges, que explicou que a obra garantirá água para três milhões de pessoas até 2040.

Ele afirmou, ainda, que o investimento total da barragem foi cerca de R$ 200 milhões.

Outros R$ 183 milhões serão aplicados na Estação de Tratamento de Água (ETA), nas proximidades da barragem.

Foto: divulgação

PRESO: sem habeas corpus, Arruda continua na sede da PF


DE BRASÍLIA: Tiago Vergara / Especial para o Panorama TV Brasil.

O pedido de habeas corpus ao governador, José Roberto Arruda (ex-DEM e atualmente sem partido), foi negado pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), na manhã desta sexta-feira, 12.

A informação deve ser confirmada por profissionais do Supremo. Diante disso, o governador do Distrito Federal (DF) permanecerá preso na sede da Superintendência da Policia Federal, onde está desde a tarde de quinta, 11.

No inicio desta tarde, o secretário de Transportes do DF, Alberto Fraga, esteve reunido por vários minutos com José Roberto Arruda e ao sair disse que o governador está abatido por não ter sido ouvido pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Fernando Gonçalves, que pediu a prisão temporária de Arruda e mais cinco envolvidos.

Fraga foi questionado sobre uma possível renúncia de Arruda e foi taxativo. “renunciar por que, se ele já está preso?".

Ele chegou a afirmar, ainda, que o pedido de intervenção no Distrito Federal feito pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, é um retrocesso.

Prisão

José Roberto Arruda, governador afastado do Distrito Federal (DF), se entregou no fim da tarde desta quinta-feira, 11, na Sede da Superintendência Regional da Policia Federal (PF).

Ele teve sua prisão preventiva decretada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), sob a acusação de obstruir as investigações acerca do suposto esquema de corrupção no governo local, em que é citado como um dos envolvidos.

O governador, também, teria tentado subornar o jornalista Edmilson Edson Santos, o Sombra.

Foi apresentado pelo jornalista um vídeo em que o consultor do Metrô / DF Antônio Bento aparece oferecendo dinheiro a ele em uma suposta negociação.

Foto: reprodução

VISÃO ESPECIALIZADA: Morumbi, ainda, é uma grande farsa


DE MANAUS: Paulo Rogério Veiga / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil

Dizer que o estádio do Morumbi tem condições de sediar a abertura da Copa Mundial da FIFA, Brasil’2014 e até mesmo de uma das semifinais, é um absurdo.

O Morumbi foi criticado seriamente ano passado pelo Secretário Geral da FIFA, Jerome Valcke, que declarou que a arquibancada e o entorno do estádio são problemas graves que merecem uma solução conforme solicita o caderno de encargos do mundial.

O ideal mesmo seria a construção de um novo estádio, assim como está fazendo quase todas as cidades sedes para a Copa. Até mesmo o Maracanã, tecnicamente não atende as exigências do futebol mundial.

Eu concordo com a posição do presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio em defender a candidatura do Morumbi em pleitear a abertura e uma semifinal em 2014, mas o dirigente esquece que diante da realidade não se pode fugir de algo que é concreto, ou seja, mesmo com o novo projeto o estádio será uma grande maquiagem pra besta ver.

O Estado de São Paulo é considerado uma das grandes metrópoles do mundo e, portanto tem a obrigação de oferecer a comunidade futebolística mundial um estádio moderno ao padrões internacionais, pois lá estão os grandes times do futebol brasileiro e também jogadores consagrados como Ronaldo e Roberto Carlos (Corinthians) e Robinho (Santos), entre outros.

Fazer uma comparação entre Morumbi e Maracanã é falta de inteligência futebolística, pois o maracá hoje pode ser considerado como patrimônio do futebol mundial pela sua história no esporte.

O dirigente do tricolor paulista, Juvenal, ao atirar contra seus adversários deveria centralizar todos os esforços para adequar o Morumbi aos moldes internacionais e esquecer o jogo de abertura e uma semifinal.

Acompanhando a Rádio CBN e o Programa CBN Esporte Clube, com Juca Kfouri, foi citado que após a reunião dos dirigentes do time paulista e especialistas da FIFA, em Zurique, na Suíça, houve a informação de que o São Paulo se levar a risco seu projeto pode receber uma partida de semifinal, mas não da abertura da Copa em 2014.

É claro que o trabalho nos bastidores dos são-paulinos será grande.

Ilustração: reprodução Maquete Morumbi

FONTE / AUTOR: Paulo Rogério Veiga é Bacharel em Comunicação e há 27 anos recebe informações privilegiadas da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O escrito é de sua extrema responsabilidade, isentando o Panorama Brasil.

FALE CONOSCO: panorama@folha.com.br

24 horas de noticia rápida

RIO 2016: progresso sobre Olimpíada é apresentado


DO RIO: Marcos Pointer / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil

O primeiro Relatório de Progresso dos Jogos Olimpicos Rio 2016 foi apresentado ao Comitê Olímpico Internacional (COI), pelo Comitê Organizador dos Jogos.

O documento mostra a evolução do trabalho feito na cidade desde quando foi comfirmada como sede, em outubro de 2009.

O presidente do comitê, Carlos Arthur Nuzman, disse que sabe do trabalho que a organização terá pela frente. E afirmou que vai se esmerar para que tudo dê certo. "É nossa responsabilidade junto aos atletas, à Família Olímpica e ao Movimento Olímpico", concluiu.

Imagem ilustrativa: divulgação