quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

IMAGEM HISTÓRICA: no Castelão, Brasil x Uruguai na década de 80


DA REDAÇÃO DO NORDESTE: Panorama Esporte TV Brasil, com Memorial goog view Abreu.

Que lembrança fastórica.

Brasil x Uruguai no Estádio Castelão (CE). Mais de 118 mil pessoas presentes no dia 27 de agosto de 1980.

Foi a primeira apresentação da Seleção Verde Amarela, nossa Canarinho, e recorde de público.

A foto ilustra os treinamentos do Brasil. Nela três personalidades.Você sabe quais são?
;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;
;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;
;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;
;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;


R: Raimundo Fagner (esquerda), ao lado de Sócrates e Telê Santana.

Naquele dia a Seleção venceu o Uruguai por 1 a 0. Foi um jogasso.

FOTO HISTÓRICA: do acervo Diário de Pernambuco

PRESO: Governador José Roberto Arruda permanece na PF


DE BRASÍLIA: Tiago Vergara / Espacial para o Panorama TV Brasil.

O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, que atualmente está sem partido, continua preso na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília, após ter a prisão preventiva decretada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Arruda está no Setor Policial Sul, em uma das salas da Diretoria Técnico-Científica da PF.

O local representa a sala de Estado Maior, a que os governantes têm direito em caso de prisão.

Neste momento, estão com eles os advogados e alguns assessores diretos.

José Roberto Arruda deve permanecer esta noite no local, segundo profissionais da Policia Federal.

Prisão decretada

O pedido de prisão foi feito pela subprocuradora geral da República Raquel Dodge e pelo procurador geral, Roberto Gurgel.

Tal decisão foi tomada após reunião realizada entre os ministros da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça, na tarde desta quintafeira, 11.

O Assessor de Comunicação de Arruda, André Duda, disse que assim que soube da decisão do STJ o governador aceitou de maneira serena a determinação e preferiu se dirigir diretamente à Superintendência da Policia Federal.

Foto: divulgação

VISÃO ESPECIALIZADA: Ronaldinho gaúcho mais longe da Copa


DE MANAUS: Paulo Rogério Veiga / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil

Nem mesmo a regularidade de Ronaldinho gaúcho pelo Milan no Campeonato Italiano não garantiu a convocação do jogador, para o amistoso da Seleção Brasileira, contra a Irlanda, no dia 2 de março, em Londres.

Esse deve ser o último compromisso do Brasil, antes da lista final dos jogadores que irão defender a Seleção Canarinho na África do Sul 2010.

Até mesmo a ausência de Ronaldinho na relação de Dunga da Seleção, foi destaque no site oficial da FIFA.

Segundo o treinador, o jogador nunca se indispôs a jogar. O fato de não estar relacionado foi porque o gaúcho não teve uma regularidade que garantisse sua convocação.

Mas Dunga disse no site, que nem tudo está definido e todo mundo ainda tem chances de conseguir sua vaga para o mundial.

Sem dúvida, que a FIFA, ao citar a ausência de Ronaldinho na lista de Dunga, mostra que gostaria de ver no mundial todo o talento do jogador.

A ida do atleta seria uma atração a mais não somente para o Brasil, mas principalmente para a competição que envolve uma série de interesses financeiros.

Na atual temporada do futebol italiano, Ronaldinho gaúcho, marcou até agora 9 gols pelo time milanês.

Ronaldinho tem o respeito, admiração e uma história no futebol mundial. Ao longo de sua carreira como jogador, ele conquistou vários títulos individuais, tais como: Melhor jogador da Copa das Confederações: 1999, Melhor atacante da Liga dos Campeões da UEFA 2004-05, Jogador da década da revista World Soccer 2009, Ballon d'Or (Bola de ouro) da revista France Football 2005 Melhor jogador do mundo pela FIFA 2004 e 2005, entre outras premiações.

Segundo o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Ronaldinho_Ga%C3%BAcho, Ronaldinho já marcou 87 gols em 32 jogos atuando pela Seleção Brasileira.

A primeira partida do jogador foi contra a Letônia, em junho de 1999.

A última partida pela Seleção foi nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010, entre Brasil e Peru, no estádio Beira-Rio.

Ronaldinho entrou no intervalo e não participou de nenhum gol, na vitória de 3 a 0 do Brasil.

Imagem: reprodução

FONTE / AUTOR: Paulo Rogério Veiga é Bacharel em Comunicação e há 20 anos recebe informações privilegiadas da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O escrito é de sua extrema responsabilidade, isentando o Panorama Brasil.

CARNAVAL: tradicional bloco agita ruas de Vitória/ES


DE VITÓRIA/ES: Brunella França / Especial para o Panorama Brasil

Pierrot, Colombina, marinheiros, palhaços, melindrosas, arlequins, arlequinas, damas antigas, bailarinas, turistas, Carmens Mirandas, malandros, vedetes, boi bumbá, rainhas do rádio, barões, viúva alegre, nega maluca, mãe natureza e mãe das águas.

Fantasias típicas dos antigos carnavais de bailes e de rua são resgatadas pelo divertido bloco do Corso Carnavalesco.

O grupo abre a programação do Carnaval de Rua de Vitória no sábado (13), às 20h.

Inicio da festa

O desfile começa em frente ao Hotel Estoril e segue até a Escola de Teatro e Dança Fafi.

No domingo (14) tem mais! O Corso desfila partir das 20h, com a saída da Praça Oito, na avenida Jerônimo Monteiro.

Eles serão acompanhados pela banda Os Guardiões do Corso, montados em calhambeque, rural, jipe, trenzinho de parque e outros carros antigos.

A banda surgiu dentro do projeto do Corso Carnavalesco em 2007. É composta por 14 músicos que são os responsáveis por trazer à memória as antigas cantigas de carnaval e as famosas marchinhas.

Este ano, o Corso fará uma homenagem ao circo. “Nosso objetivo é valorizar essa arte que persiste ao longo dos anos. Os artistas vão se fantasiar de palhaços, malabaristas, pernas de pau, monociclos e outros figurinos daqueles que preservam essa arte em Vitória e no mundo”, informa a presidente do Sindicato dos Artistas, Verônica Gomes.

Serão 60 artistas convidados e o folião interessado em alugar uma fantasia pagará R$ 50,00. A criação é da figurinista Regina Schimitt.

Quem quiser pode ligar para os números 3222.0430, 9951.9601 e 9955.3689. A expectativa é levar para a avenida cerca de 400 pessoas.

O Carnaval de Rua de Vitória é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura.

História

Nas primeiras décadas do século XX surgiu o Corso, um desfile de automóveis que se tornou uma das principais atrações do carnaval carioca naquela época e se espalhou pelo Brasil.

Antes, porém, ainda no século XIX, os donos de fazendas saíam em charretes jogando confetes e serpentinas por onde passavam.

Com o tempo, isso foi acabando em conseqüência do crescimento das áreas urbanas.

Surgiram então os ranchos, semelhantes aos blocos carnavalescos, que persistem até hoje, em que os foliões saem às ruas fantasiados.

Foto: reprodução

EDUCAÇÃO: matrícula no SiSU encerra nesta sexta, 12


DA REDAÇÃO NORTE: Adeilson Albuquerque, integrante da Rede de Comunicadores do Mec / Especial para o Panorama Brasil.

Termina nesta sexta- feira, 12, o prazo para que os 47 mil e 600 candidatos aprovados na primeira etapa do Sistema de Seleção Unificada, Sisu, façam sua matrícula.

Os estudantes devem procurar as universidades e instituições federais de educação profissional para as quais foram classificados e confirmar o ingresso.

A vaga só é confirmada após a realização da matrícula do estudante.

Cabe ao selecionado observar as regras definidas em cada instituição federal e apresentar os documentos exigidos - a relação pode ser consultada no Sisu.mec.gov.br ou na própria instituição.

Participam da primeira edição da seleção unificada 23 universidades e 26 instituições federais de educação profissional.

Ao todo, foram 47 mil e 900 vagas oferecidas em cursos superiores, entre bacharelados, licenciaturas e cursos tecnológicos.

Também participam do Sisu a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence).

Segunda etapa - As vagas não ocupadas serão oferecidas na segunda etapa de inscrições.

Os candidatos não selecionados na primeira devem se inscrever para a próxima. O prazo será aberto na segunda-feira, 15, e se estenderá até o dia 20.

FOTO: reprodução.
Equipe da Assessoria de Comunicação Social do MEC
http://portal.mec.gov.br/redecomunicadores

TÊNIS: Guga recebe Cruz do Mérito Desportivo


DE BRASÍLIA: Carla Belizária e Emília Andrade / Especial no Panoram Esporte TV Brasil

Em nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Esporte, Orlando Silva, entregou a Cruz do Mérito Desportivo ao ex-tenista Gustavo Kuerten, nesta quarta-feira (10), em Brasília.

Felizmente Guga é um dos grandes nomes do esporte brasileiro e internacional. É referência de comportamento e de conduta”, lembrou o ministro.

Essa é a maior honraria concedida pelo governo federal a um atleta brasileiro.

A Ordem é dividida em dois níveis: a Medalha, que foi recebida pelo atleta em 2004, no retorno das Olimpíadas de Atenas, e a Cruz do Mérito Desportivo.

O catarinense recebe agora a segunda parte da premiação.

Aqui há muitas pessoas que me fizeram sonhar e me ajudaram a ser outra pessoa. É uma grande honra receber essa premiação, e me considero mais brasileiro do que já sou”, disse Gustavo Kuerten, ao agradecer a comenda.

Guga destacou o apoio que vem recebendo do governo federal e desejou muita saúde ao presidente Lula. “Lula é um cara que nos ajuda bastante e que nos contagia com a alegria dele”.

Trajetória

A condecoração do tenista é o reconhecimento brasileiro ao melhor tenista sul-americano da história, que conquistou títulos em 13 países.

Guga conquistou o mundo nas quadras e fora dela. No Brasil, ele foi eleito o melhor atleta do país em 1999, 2000 e 2001.

Nas quadras de saibro, Gustavo Kuerten conquistou 71% das vitórias nas competições de que participou durante os 14 anos da sua carreira profissional, o que lhe valeu o título de Rei do Saibro.

Fora das quadras, Guga desenvolve um trabalho que tem o esporte como ferramenta de inclusão social.

É o Instituto Guga Kuerten, fundado pelo atleta em 2000 e que já beneficiou 32 mil pessoas com deficiência.

Outros grandes do esporte

Destaca-se entre os que receberam em sessão solene a Ordem do Mérito Desportivo, entre outros: Ayrton Senna da Silva, Emerson Fittipaldi (automobilismo), Adhemar Ferreira da Silva, Robson Caetano, Joaquim Cruz, (Atletismo), Edson Arantes do Nascimento – Pelé (futebol), Carlos Caetano Bledorn Verri – Dunga, Jean Marie F. Godefroid Havelange (futebol), Robert Scheidt (vela), Ádria Rocha dos Santos (atletismo paraolímpico), Giovane Farinazzo Gavio (voleibol), Janeth Arcain e Hortência Marcari Oliva (basquetebol).

Foto: Aldo Dias da Ascom – Ministério do Esporte / Brasilia
Visite o site do Ministério do Esporte: www.esporte.gov.br

CONCURSO: Anvisa contratará 92 servidores


DA REDAÇÃO CENTRAL BRASÍLIA: Panorama Esporte TV Brasil,com informações do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

O Ministério do Planejamento (MP) deu autorização para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realize concurso público para contratação de servidores.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 10, por meio da portaria nº 44.

De acordo com a autorização, poderão ser contratados 92 servidores para integrar a carreira de Técnico Administrativo do quadro de pessoal da agência.

O provimento desses cargos poderá ocorrer a partir de julho e terá como contrapartida a extinção de 92 postos de trabalho terceirizados que estão em desacordo com a legislação vigente, obedecendo ao disposto no Termo de Acordo e Conduta firmado entre a agência e o Ministério Público do Trabalho.

A responsabilidade pela realização do concurso público será do diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a quem caberá baixar as normas da seleção, mediante a publicação de editais, portarias ou outro ato administrativo, de acordo com as disposições do decreto nº 6.944/09.

Com a publicação da portaria, o prazo para lançamento do edital de abertura para realização do concurso público é de até seis meses.

Foto ilustrativa: sinagencias.org.br

Panorama: Esplanada dos Ministérios - Brasília/DF

A FAZENDA 2: Karina leva 1 milhão


DE SÃO PAULO: Ernesto Vinhote, da redação / Especial para o Panorama Brasil

Não foi Cacau, Ana Paula Oliveira, Bombom, Fernando scherer, Sheila Mello, Mc Leozinho, Maria João ou Mauricio Manieri. Karina Bacchi foi à vencedora do reality show, a Fazenda 2.

O programa foi encerrado na noite desta quarta-feira, 10. Com 56% dos votos, a atriz bateu o peão André Segatti (foto), outro finalista.

Bacchi faturou o prêmio de R$1 milhão, enquanto seu antagônico, de consolo, levou um carro zero km.

Além da queima de duas toneladas de fogos de artifícios, os finalistas ainda foram prestigiados com música sertaneja ao som da dupla Jorge & Mateus.

Durante a veiculação do programa, a Rede Record de Televisão alcançou o primeiro lugar, no horário.

FOTO: Divulgação TV Record

FALE CONOSCO: panorama@folha.com.br

CRÔNICA DA BRU: desde que o Mundo da bola conheceu esta mágica, as coisas nunca mais foram às mesmas


DO ESPÍRITO SANTO: Brunella França / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil.

Na infância, mágica costumar vir sempre associada a um objeto. A tal varinha.

Quantos não sonhamos em ter uma delas? Mas, nem só de varinha vive o reino da magia. Num primeiro olhar, ela não tem nada de especial. Num segundo também não. Num terceiro, continua a não ter.

Observada atentamente, uma bola de futebol não parece mesmo promissora para a magia. Sozinha, ela é tão comum quanto qualquer outro objeto. Assim como a varinha, a bola não faz mágica sozinha.

A varinha precisa da mão do mágico. A bola, do pé.

Chuta, rola, passa, corre, dribla, voa, pedala. Ao contrário da varinha, que toca outros objetos e os faz encantados, a bola encanta a si mesma ao encontrar o talentoso toque dos pés.

Não sabemos explicar como uma simples varinha faz surgir um coelho de dentro de uma cartola; como faz alguém desaparecer e depois reaparecer. Parece tão fácil.

Também parece fácil quando vemos grandes mágicos com a bola nos pés encontrando espaço entre quatro jogadores e saindo livre para fazer o gol.

Mas existem mágicas que não se explicam. Faltam palavras! Assim como existem mágicos da bola que não se explicam. Também faltam palavras. Rainha? Alteza? Gênia? Majestade? Que ‘nome’ dar para ela? Como definir o que ela faz com a bola nos pés? Arte? Mágica? Não sei.

Assim como acompanhamos um mágico fazer alguém flutuar, também acompanhamos as jogadas dela. É o mesmo encanto. É a mesma magia. Brilham os olhos. No final, aplausos, gritos entusiasmados, assovios, tudo junto.

Até mesmo o maior dos mágicos deve tirar a cartola para ela. O controle sobre a bola é feito de forma inexplicável. Como se tivessem nascido uma para a outra.

Do diálogo entre pés e objeto encantado, nascem jogadas antológicas, que marcarão para sempre.

A matéria prima da mágica é o sonho. A do futebol, também. E desde que nasceu essa Mágica no mundo da bola, as coisas nunca mais foram às mesmas.

O gramado vira tapete vermelho quando ela joga; as redes vertem aplausos quando ela faz gol; adversários se transformam em súditos e saúdam de pé.

O mundo da bola se curva aos pés da alquimista que transforma ouro em sonho e melhor do mundo em sinônimo de Marta. *reverências*

FONTE / AUTOR: A autora é escritora e, chegando a ganhar o Prêmio Direitos Humanos 2004 de Redação, jornalista, além de fazer Assessoria de Comunicação na cidade de Vitória, Espírito Santo (ES). Veja a publicação de seu primeiro romance no site: www.abcles.com.br. O escrito, e publicação desta Crônica, é de responsabilidade sua e dos editores do Panorama Brasil.

Fale com a autora:panorama@folha.com.br

FUTEBOL: Joel perde primeira no comando do Botafogo


DO PARÁ: Ocimar Nunes / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil.

Diferentemente do Vasco, a estrela solitária começou a Copa do Brasil com o pé esquerdo.

Em partida realizada na noite desta quarta-feira, 10, o Botafogo foi derrotado pelo São Raimundo/PA por 1 a 0, no Estádio Colosso de Tapajós, na cidade de Santarém.

O Bota vai ter que soar a camisa se é que pretende passar a próxima fase da competição.

A equipe de General Severiano precisa vencer os paraenses por dois gols de diferença na partida de volta, dia 24 de fevereiro no Engenhão, e esperar o vencedor de América/AM x Santa Cruz.

Esta, foi à primeira derrota sofrida pelo técnico Joel Santana desde que assumiu a direção botafoguense.

A equipe carioca entrou em campo com seus titulares com o objetivo de eliminar o adversário logo na primeira partida.

Isso não aconteceu e os jogadores do alvinegro acabaram surpreendidos pela maior disposição do adversário e não teve mais forças para retomar o controle da partida.

O goleiro paraense Labilá, foi um dos grandes nomes do jogo, principalmente quando fez excelente defesa, após chute de Marcelo Cordeiro, evitando o empate carioca.

Ficha:
Motivo: Copa do Brasil
Jogo: São Raimundo/PA 1 x 0 Botafogo

Local
Estádio Colosso dos Tapajós, em Santarém (PA)

Gols: SÃO RAIMUNDO: Branco, aos 23 minutos do segundo tempo

SÃO RAIMUNDO: Labilá, Leandrinho ( Ceará), Ivair, Filho e João Pedro; Calisto, Marcelo Pitbul, Beto e Michel; Hallace (Mauricio Oliveira) e Del (Branco)
Técnico: Flávio Barros

BOTAFOGO: Jéfferson, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Fahel (Caio); Alessandro (Wellington Júnior), Leandro Guerreiro, Eduardo (Somália), Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Herrera e Loco Abreu
Técnico: Joel Santana

Cartão Amarelo: Evair (São Raimundo); Herrera, Antonio Carlos e Fábio Ferreira (Botafogo).

FOTO: Gilvan de Souza / Lancepress

CULTURA: Recursos são destinados a apoiar museus, bibliotecas e atividades de audiovisual


DE BRASÍLIA: Clelia Araujo, da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Cultura / Especial no Panorama Brasil.

O Ministério da Cultura, juntamente com suas instituições vinculadas, está com 20 editais com inscrições abertas que oferecem R$ 100 milhões para financiar ações culturais em todo o Brasil.

Desse total, R$ 92 milhões destina-se a produções cinematográficas brasileiras - desde a fase da produção até a distribuição -, sendo R$ 33,7 milhões para produção de longas-metragens independentes e R$ 8,4 milhões para os de baixo orçamento
Outra parte dos recursos vai para os pequenos municípios brasileiros.

O edital Mais Cultura de Modernização de Bibliotecas Públicas Municipais concederá até 100 kits de modernização no valor de R$ 34 mil para cidades de até 20 mil habitantes.

As cidades com população de até 50 mil habitantes que não contam com nenhum museu também podem receber apoio para implantar esse tipo de equipamento cultural.

Há também premiações para iniciativas da cultura afro-brasileira.

Os editais estão publicados na página do Ministério da Cultura na Internet - www.cultura.gov.br -, na seção Editais e Premiações.

FONTE / IMAGEM: Panorama / Ascom SPC/MinC