terça-feira, 27 de abril de 2010

GRIPE SUÍNA: quem perdeu prazo ainda pode se vacinar contra H1N1

DE SÃO PAULO: Marcos Freire, editor Sul, com informações do Ministério da Saúde / Especial para o Panorama Brasil

Quem perdeu o prazo para a vacinação contra a gripe H1N1 ainda poderá ir aos postos até o dia 7 de maio.

Assim, a quarta etapa da campanha que foi iniciada nesta semana para idosos com doenças crônicas também receberá gestantes, doentes crônicos de outras faixas etárias, crianças de seis meses a menores de 2 anos e jovens de 20 a 29 anos.

O objetivo é imunizar, pelo menos, 80% dessa população. “Estamos chegando a 40 milhões de pessoas vacinadas, e o balanço é positivo. Se considerar os grupos populacionais que estão sendo vacinados agora, temos uma cobertura de 60%. Isso permite que haja uma visão otimista de o Brasil atingir a meta de vacinação”, afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Ele reforçou que a vacina é gratuita, segura e a única certeza de proteção para a população que tem o maior risco de morrer ou de ter as formas grave da doença.
Números

A cobertura de jovens de 20 a 29 anos ultrapassou o total de 20 milhões de doses aplicadas (57% da meta para o grupo); as gestantes, 1,76 milhões (59%); e os doentes crônicos em todas as idades 9,7 milhões (58%). Das metas atingidas, as crianças de seis meses a menores de 2 anos somam 4,1 milhões de imunizados (94% da meta) – as que ainda não tomaram a sua dose ainda devem buscar os postos de saúde – e os trabalhadores de saúde, 2,59 milhões (100% da meta).

A mobilização contra a gripe H1N1 ocorre em paralelo com a ação de vacinação contra a gripe comum, direcionada apenas a pessoas com mais de 60 anos. Ela está dividida em dois momentos:
1 – Nas regiões Norte e Sul, foi iniciada neste sábado (24) e segue até o dia 7 de maio.

2 – Para o Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, pelo atraso na entrega da vacina pelo Instituto Butantan, o início da campanha foi adiado para o dia 8 de maio e segue até 21 do mesmo mês. Na vacinação contra a gripe comum, serão vacinadas apenas os idosos, pois são as mais afetadas pelos vírus causadores da doença.

No ano passado, dos 2.051 óbitos registrados, 1.539 (75%) ocorreram em pessoas com doenças crônicas. Entre as grávidas (189 morreram, ao todo), a letalidade foi 50% maior que na população geral. Adultos de 20 a 29 anos concentraram 20% dos óbitos (416, no total). E as crianças menores de dois anos tiveram a maior taxa de incidência da doença no ano passado (154 casos por 100 mil habitantes).

FONTE: Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde / IMAGEM: Reprodução.

Marcos Freire é jornalista e responsável pela editoria Sul do Panorama