segunda-feira, 14 de junho de 2010

COPA DO MUNDO: TV Digital chega a 38 cidades brasileiras

DE SÃO PAULO: Marcos Freire – com informações do Ministério das Comunicações /Especial Para o Panorama Esporte TV Brasil.

Argentina, Chile, Peru, Venezuela, Equador, Paraguai e Costa Rica também aderiram ao padrão nipo-brasileiro.

Com o início da Copa do Mundo, na África do Sul, a TV Digital nipo-brasileira já está presente em 38 cidades do país. Entre os municípios brasileiros que recentemente estão operando com a nova tecnologia estão Guarapuava (PR), as paulistas São Carlos, Araraquara, São José dos Campos e Taubaté, as mineiras Uberaba e Ituiutaba, que inauguraram nestes últimos dias transmissões digitais.

Somente neste mês de junho, quatro emissoras da TV Globo de São Paulo e Minas Gerais deram inícios às transmissões digitais. De acordo com a Central Globo de Afiliadas e Licenciamento, na segunda-feira 21 de junho será a vez da TV Diário, de Mogi das Cruzes (SP). Ao todo, já são 32 emissoras e afiliadas daquela geradora de tevê transmitindo com a nova tecnologia.

A TV Bandeirantes conta atualmente com 14 emissoras transmitindo o sinal digital, sendo que sete delas começaram a operar entre os dias 7 a 11 de junho, quando ocorreu a abertura da Copa do Mundo. O diretor-geral da Rede Bandeirantes, Flávio Lara Resende, revela que hoje a TV Bandeirantes disponibiliza livremente sua programação para 25 milhões de antenas parabólicas no Brasil. Mas com a TV Digital, a expectativa é aumentar ainda mais esse número, proporcionando sempre mais interatividade e mobilidade aos telespectadores.

Com a nova tecnologia, que garante mais qualidade de som, imagem, portabilidade e mobilidade, os telespectadores destes municípios serão beneficiados com mais qualidade de som, imagem, portabilidade e mobilidade. Há expectativa de que ao final de junho, outras cidades brasileiras passem a ter acesso aos sinais digitais.

No cômputo geral, são 21 capitais brasileiras e 17 cidades-polos, que totalizam 38 cidades brasileiras que transmitem TV Digital.

Veja a relação das capitais brasileiras que operam TV Digital: 01 – São Paulo (SP); 02 – Rio de Janeiro (RJ); 03 – Belo Horizonte (MG); 04 – Salvador (BA); 05 – Goiânia (GO); 06 – Brasília (DF); 07 – São Luís (MA); 08 – Fortaleza (CE); 09 – Natal (RN); 10 – Porto Alegre (RS); 11 – Curitiba (PR); 12 – Florianópolis (SC); 13 - Teresina (PI); 14 – Belém (PA); 15 – Recife (PE); 16 – João Pessoa (PB); 17 – Manaus (AM); 18 – Vitória (ES); 19- Aracaju (SE); 20 – Campo Grande (MS); 21 – Cuiabá (MT);

Veja a relação das cidades polos que operam TV Digital: 01 – Araraquara (SP); 02 – Campinas (SP); 03 – Mogi das Cruzes (SP); 04 – Ribeirão Preto (SP); 05 – Santos (SP); 06 – São José do Rio Preto (SP); 07 – Sorocaba (SP); 08 – Taubaté (SP); 09 – São José dos Campos (SP); 10 – Uberlândia (MG); 11 – Varginha (MG); 12 – Londrina (PR); 13 - Joinville (SC); 14 – São Carlos (SP); 15 – Guarapuava (PR); 16 – Uberaba (MG); 17 – Ituiutaba (MG);

Fonte: Assessoria de Comunicação Social.

Imagem: Ministério das Comunicações

Marcos Freire é jornalista e responsável pela Editoria Sul do Panorama. Também estarei no site Panorama de Noticias.

AS PICADINHAS DO ÉBOLI: rapidinhas da jabulani

DO RIO DE JANEIRO: Carlos Eduardo Éboli / Especial Para o Panorama Esporte TV Brasil.

- Depois do que vi de França e Uruguai, não vou ficar surpreso se a África do Sul se classificar.

- Green, da Inglaterra, e Chaouchi, da Argélia, foram os primeiros a engolir frangos memoráveis nesta Copa e o problema não foi a Jabulani.

- Tudo bem que a Austrália é muito fraca, mas a Alemanha está voando!!!
- Aliás, a melhor apresentação individual até o momento foi a do lateral Mueller da Alemanha.

- Tirando a dona da casa, fiquei profundamente decepcionado com o que vi das seleções africanas até agora.

- E o Brasil? Segredo!!!

Fiquei decepcionado com França, Uruguai e Inglaterra. E já não esperava nada mesmo de Austrália e Camarões. Os australianos deram um show de passividade memso perdendo por 4 a 0 e a turma de Camarões não fez nada para evitar a derrota para o fraco Japão. Samuel Eto´o quase não apareceu.

A Copa vai esquentar!! Podem esperar!!

FONTE / AUTOR: Carlos Eduardo Eboli é âncora do CBN Esportes aos domingos e comentarista esportivo. Participa diariamente dos programas CBN Rio e CBN Total. Eboli participou da cobertura de três Olimpíadas (Sidney, em 2000; Atenas, em 2004, e Pequim, em 2008), duas Copas do Mundo (Japão/Coréia, em 2002, e Alemanha, em 2006) e dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003, e do Rio de Janeiro, em 2007. Eboli tambem estara no site Panorama de Noticias.

OLHO VIVO: começa corrida eleitoral dos presidenciáveis

DE BRASILIA/DF: Fernando Mellis / Exclusiva para o Panorama Brasil.

Terminadas as convenções dos partidos, e agora mais do que definidos os candidatos à presidência, é a hora de arrumar as estratégias e começar a trabalhar na busca de votos
.

A candidata do PT, Dilma Rousseff, viajou nesta segunda-feira (14) para a Europa. Ela tem dado prioridade a criar cenas para o programa eleitoral. O motivo da viagem é justamente fazer imagens com chefes de Estado da França, Espanha e Portugal para o uso nos programas de televisão. O marketing da candidata está convencido a usar a imagem dela com o presidente Lula. Inclusive o presidente orientou Dilma a não responder as provocações (do PSDB), sobre a questão do suposto dossiê encomendado pelo PT.

José Serra, do PSDB, tem como principal estratégia a comparação da biografia dele com a da candidata Dilma e deve se valer da candidata petista nunca ter disputado uma eleição, apresentando-a como despreparada. Com isso evita diretamente as críticas ao governo Lula (o que o faria perder votos dos que aprovam Lula, mas não votariam em Dilma), mas sempre dá um jeitinho de criticar o atual governo. A ausência de um nome para vice é uma questão estratégica do partido, pelo menos por enquanto.

Já a candidata Marina Silva, do PV, quer abrir espaço no eleitorado mineiro, como parte da conquista do sudeste. Ela não demonstra medo da polarização das eleições entre PT e PSDB. Pelo contrário, afirma ser uma opção para a esperança.

A partir de agora que vai ser possível ver as maiores movimentações dos candidatos. Mas, o que vai ser decisivo mesmo é a campanha na televisão no começo de setembro.

Imagem: Reprodução

FONTE /AUTOR: Fernando Mellis é critico observante do momento político Brasileiro, com fontes fidedignas no Distrito Federal (DF), alem de ter obtido vasta experiência nas Rádios Globo e CBN – AM/Curitiba e escrever artigos e crônicas sobre atualidades. Mellis tambem estara no site Panorama de Noticias.