quarta-feira, 14 de abril de 2010

PALAVRA ESPECIALIZADA: FIFA x Morumbi. Será o último ato da novela?

DE MANAUS: Paulo Rogério Veiga / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil.

Um grande clássico deu início a Copa Mundial da FIFA, Brasil’2014 pouco mais de quatro anos para a abertura da competição.

A FIFA enfrenta o Morumbi de peito aberto e disposta a condenar ou fazer justiça a um projeto que foi reprovado várias vezes pelos dirigentes da Federação Internacional.

A briga promete ainda muitas emoções. Para isso, o Secretário Geral da FIFA, Jerôme Valcke, chega ao país para minizar ou seputar de vez qualquer pretensão do palco paulistano de sediar a abertura, uma das semifinais e até mesmo a própria cidade como sede da Copa.

Na máteria pulbicada na terça-feira (13), no jornal “Estado de São Paulo” e também outra que saiu na Radio France, afirmava que o Morumbi não reunia nenhuma condição do jogo inaugural ou uma semifinal. Resumindo, a capital paulista estaria fora das 12 cidades sedes do mundial.

O pior de tudo é que os governantes estaduais e municipais já admitiram que não haverá plano B para São Paulo, ou seja, a construção de um estádio novo para receber as partidas da Copa do Mundo.

Um fato é certo. A viagem do dirigente da FIFA, ao Brasil, não é um passeio. Sua vinda é porque ele traz na mala uma alternartiva para a cidade. Valcke, deve sugerir aos paulistanos a construção de outro estádio para o mundial, independente de abertura ou semifinal.

O importante agora é garantir não mais o Morumbi e sim a própria cidade de São Paulo como sede, caso contrário “Adeus”, “Bye-Bye” e “Um abraço”.

Não adianta os dirigentes do tricolor paulista ficar insistindo que o estádio irá sediar a abertura da Copa. Agir como torcedor nesse momento é amadorismo. Fico pensando Jerôme perguntando para os cartolas e governantes. “Vocês vão construir outro estádio?”. Se a respota for negativa, então será feito o que disse anteriormente.

A única solução é aceitar o que deve propor o secretário da FIFA, pois acredito que ele vem pra solucionar e alertar a todos que a eliminação da cidade de São Paulo será inevitável e incondicional.

Se o Morumbi não reúne condições não adianta insistir. A cidade e o Estado de São Paulo tem um valor importante para o nosso país e claro para a própria Copa 2014.
Fica uma pergunta. O mais importante é o Morumbi ou a cidade de São Paulo como sede?

Imagem: reprodução

FONTE / AUTOR: Paulo Rogério Veiga é Bacharel em Comunicação, Arbitro de futebol e há 27 anos recebe informações privilegiadas da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O escrito é de sua extrema responsabilidade, isentando o Panorama Brasil.

TRAGÉDIA: confirmados 250 mortos em todo o estado do RJ. Este número continua aumentando

DE SÃO PAULO: Marcos Freire, editor Sul / Especial para o Panorama Brasil.

O numero de mortos pelas fortes chuvas que afetam o estado do Rio de Janeiro chegou a 250, na madrugada desta quarta-feira (14).

Mas, segundo o Corpo de Bombeiros, esse número poderá ser ultrapassado, pois as buscas continuam. Só na capital Fluminense já são 65 óbitos.

Em Niterói, com 165 mortes - Região Metropolitana, os profissionais do Corpo de Bombeiros prosseguem com os trabalhos de buscas no Morro do Bumba. Nesta madrugada são 70 homens.

As localidades de Engenheiro Paulo de Frontin, Magé, Nilópolis e Petrópolis ainda continuam apresentando uma morte cada. Já São Gonçalo tem 16.

Há mais de uma semana, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil vêm atuando intensamente frente às tragédias decorrentes das chuvas.

A equipe do Panorama Brasil continua acompanhando os detalhes e informações sobre a tragédia.

Foto: Corpo de Bombeiros do RJ / Vítima resgatada no morro do Estado.

Marcos Freire é jornalista e responsável pela editoria Sul do Panorama Brasil.