quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

SÃO SILVESTRE: Kipsang vence e eleva Quênia à hegemonia.


DA REDAÇÃO CENTRAL SÃO PAULO: Panorama Esporte TV Brasil.
.
O queniano James Kipsang, com tempo de 44min42, foi o vencedor da edição 2008 da Corrida de São Silvestre, realizada na tarde desta quarta-feira, em São Paulo.
.
Com o resultado, o país africano ultrapassa o Brasil em número de vitórias no período internacional da corrida: são 11 êxitos dos estrangeiros contra dez dos anfitriões.
.
A estréia internacional da prova foi em 1945 e, deste então, o Brasil teve sete vencedores: Sebastião Alves Moreira (duas vezes), José João da Silva (duas), Marílson Gomes dos Santos (duas), João da Mata, Ronaldo da Costa, Émerson Iser Bem e Franck Caldeira.
.
Com o êxito de Kipsang, o Quênia vê apenas o seu quarto vencedor da disputa. Antes, Simon Chemwoyo (duas vezes), Robert Cheruiyot (três) e o ídolo Paul Tergat (cinco, incluindo o recorde de tempo da prova, 43min12) subiram, ao lugar mais alto do pódio na Avenida Paulista.
.
Na prova deste ano da competição paulistana, os quenianos mais uma vez foram o destaque e fizeram também a segunda colocação, com Evans Cheruyot, atual campeão da Maratona de Chicago, com a marca de 45min16.
.
Kiprono Mutai, outro atleta do país africano, foi o terceiro, com a marca de 45min28.
Completaram o pódio da prova masculina Marco Joseph, da Tanzânia, quarto colocado com a marca de 45min37, e o colombiano William de Jesus, quinto com 45mmin47.
.
Maior esperança brasileira, Franck Caldeira abandonou a São Silvestre por volta dos 10 quilômetros corridos, cinco antes do final.
.
O atleta do Cruzeiro foi o último vencedor do País da prova, em 2006.
.
O Brasil foi a decepção na edição 2008: não colocou nenhum atleta no pódio e teve motivos para comemorar apenas com a despedida de Vanderlei Cordeiro de Lima, que cumpriu a promessa, fez aviãozinho ao cruzar a linha de chegada e beijou o chão, sendo novamente ovacionado pela torcida, assim como aconteceu na largada.
.
O brasileiro melhor colocado foi Raimundo Nonato Souza Aguiar, sétimo colocado com o tempo de 46min05.
.
Giomar Pereira da Silva, outra esperança para barrar o favoritismo queniano, ficou em nono, com 46min35.
.
FONTE: www.terra.com.br/esportes.