sexta-feira, 2 de maio de 2008

FUTEBOL: de Manaus/AM para a macedônia.

DE MANAUS: Correspondente do Panorama.
.
O jogador amazonense, Roberto Dinamite, 22, ex-São Raimundo Esporte Clube/AM (Tricampeão do Norte), já passou por categorias de base de clubes renomados no Brasil, entre eles: São Paulo, Cruzeiro e Grêmio.

Buscando melhor espaço e chegar a uma carreira sólida no futebol, o amazonense, é o único, entre os estrangeiros selecionados, que passou nos testes e hoje treina no Vardar Skopje, clube tradicional e uma das potências da Macedônia.

Roberto Dinamite, em 2007, atuou pelo São Raimundo. O garoto é tão talentoso que já teve inúmeros procuradores, entre eles, os ex-jogadores, da Seleção Brasileira, Alemão e Amarildo.

Atualmente, Dinamite mora na cidade de Skopje, e se comunica de vez em quando, por e-mail, com seu pai, Ocival Prado da Silva, 50.

-Depois que ele viajou para Macedônia, ficou um pouco difícil para me comunicar com ele. Eu não tenho os números do telefone dele. Ele é que liga pra mim - disse o Pai, por telefone, ao PANORAMA ESPORTE TV.
.
Atualmente, o seu Ocival desenvolve o projeto escola de futsal universitário Junior, com crianças de diversas faixa-etária, no bairro de Santa Luzia, na capital do Amazonas.
.
No inicio do campeonato amazonense de futebol, em 2008, várias equipes de Manaus ilustraram interesse por Dinamite, mas nenhum contrato foi assinado. O Atlético Rio Negro Clube, rebaixado para a segunda divisão, foi uma delas.
.
Adeilsonalbuquerquedelima-de-manaus-especial.

PRESIDENTE: lula visita Manaus/AM.

DE BRASILIA: Correspondente do Panorama na República.
.
Local de entrega das credenciais da viagem presidencial à cidade de Manaus - AM. O Presidente Lula, estará na proxima terça-feira (06) na capital do Amazonas.
.
As credenciais, para a coletiva, serão entregues no dia 5 de maio, das 17h às 18h (de Brasilia), no Hotel Tropical de Manaus – Avenida Coronel Teixeira, Nº 1.320 – Ponta Negra – Manaus/AM, mediante apresentação de documento de identidade e uma foto 3 x 4.
.
Solicitamos que o próprio jornalista compareça para retirar a sua credencial.
.
Mais informações por meio: www.imprensa.planalto.gov.br.

FUTEBOL: Maria Benigno, a dama que veste laranja.

DE MANAUS: Correspondente do Panorama.
.

Por de trás de um grande time de futebol há uma grande mulher, essa frase adaptada é de um dito popular e, que retrata o trabalho incansável e irrestrito de Maria Auxiliadora dos Santos Benigno, esposa de Paulo Radim - Presidente do Holanda/Rio Preto da Eva, equipe finalista do Campeonato Amazonense de Futebol Profissional de 2008.

A Dra. Maria Benigno, como é conhecida, 33, amazonense, formada em Administração e Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), não perdeu um jogo do time da laranja no Estadual e faz questão de acompanhar o treino da equipe no município de Rio Preto da Eva/AM (distante a 60 km de Manaus).

O sobrenome Benigno vem de seu avô, o ex-presidente do São Raimundo, Ismael Benigno, que teve o nome imortalizado no estádio da Colina (Ismael Benigno).

Contando apenas com a parceria da Prefeitura de Rio Preto da Eva/AM, o Holanda, há menos de oitos meses no futebol profissional, já marca história no Amazonas, tais como: campeão Amazonense da Série B (2007), campeão amazonense do 2º turno (2008), vaga para o Brasileiro da Série C 2008 e na Copa do Brasil em 2009. Tal feito pode ser considerado como um marco histórico também no futebol brasileiro.

Esse trabalho realizado com muita dedicação, empenho e feito com seriedade, é realizado incansavelmente pelo Presidente do Holanda, Paulo Radim e conta principalmente com a dedicação da Dra. Maria Benigno, que deixa de lado às vezes seu trabalho de advocacia, para acompanhar de perto o time da laranja.

“O Paulo resolve tudo no time e eu não posso ficar longe e sempre estou acompanhando para ajudar. Nós praticamente trabalhamos vinte e quatro horas para realizar o melhor trabalho possível e colocar o time em evidência, como está acontecendo agora com a equipe na final do Estadual”, disse Benigno.

A Dra; Maria, disse ainda, que a responsabilidade é grande, pois agora o time passa a ter uma projeção maior. “Tudo tem que acontecer passo a passo e nós traçamos um objetivo de conseguir a vaga para a Série C e a Copa do Brasil ano que vem. Agora nós vamos buscar esse título Estadual que não está descartado”, salientou.

Perguntada sobre a parceria entre Holanda e o município de Rio Preto da Eva, a Dra. Maria, considera que as parcerias entre as Prefeituras e os time de futebol tem duto para dar certo. “É uma saída para as equipes que pretendem tomar outra forma de administrar o futebol. No Rio Preto da Eva, deu certo, principalmente por que a população acolheu o Holanda como se fosse um filho e acredito que outros municípios poderiam acenar positivamente para os times da capital”, completou.

Além do time da laranja, a outra preocupação da Dra. Maria Benigno é o Instituto Curumim, que realiza um trabalho com crianças na faixa etária de 8 a 15 anos no futsal e no futebol de campo. A equipe do Curumim em pouco tempo no esporte, já conquistou o vice-campeonato Brasileirinho de futsal, na cidade de Atibaia/SP em 2006. No futebol de campo, a equipe foi vice-campeão do Peladinho em 2005 e campeão em 2008.

UM POUCO DA DAMA DE LARANJA

Longe dos gramados, Maria Benigno, gosta de ficar com a família e como cardápio, comer um bom peixe. Maria Benigno, o que mais lamenta, e não ter o pai ao seu lado, para presenciar esse momento de alegria com o time do Holanda. Por outro lado a sua maior alegria foi ter acompanhado o título conquistado pelo Curumim no Peladinho e do Holanda pelo segundo turno do Estadual.

Sobre o futebol, a dama de laranja, considera que a Federação local, deveria apoiar mais as suas filiadas. “As outras federações defende seus clubes, aqui isso não acontece e isso não é bom para o nosso futebol”, comentou.

A PROFISSÃO

Atualmente a Dra. Maria Benigno, atua como procuradora da cidade de Rio Preto da Eva/AM. Além de prestar vários serviços em municípios do Amazonas: Japurá, Humaitá e Boca do Acre. Na área eleitoral, já defendeu alguns Prefeitos como: Rio Preto da Eva, Silves Urucará, Careiro Castanho e também alguns vereadores dessas cidades.

A Dra. Maria Benigno, também realiza um trabalho na legislação desportiva. No Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação Amazonense de Futebol (FAF), ocupa o cargo de auditora, mas por conta do seu trabalho no Holanda, está licenciada. Na Confederação Brasileira de Atletismo (Cbat) é auditora da Comissão Disciplinar e do Campeonato do Peladão (competição amadora famosa em Manaus). (Paulorogerioveiga)