quarta-feira, 7 de maio de 2008

NAUFRÁGIO: sobe para 46 o número de mortos.

DE MANAUS: Correspondente do Panorama.
.
Em um helicóptero da força aérea brasileira (FAB), Profissionais do corpo de bombeiros e Capitania dos portos do Amazonas, sobrevoaram a área e as localidades onde foram encontrados corpos, no naufrágio do barco Comandante Sales, no rio Solimões.

- Estamos sobrevoando algumas partes do município de iranduba e do rio Solimões – disse o Comandante do corpo de bombeiros, Coronel Antônio Dias, por telefone.

Até as 17he40min (de Brasília), desta quarta-feira (07), mais 12 corpos já tinham sido encontrados, num total de 46, somados aos 34 de ontem.

- Só hoje foram encontrados 09 mortos e vamos continua intensivamente os trabalhos até encontramos os demais – ressaltou o Comandante Dias.

Dos 12 cadáveres (08 homens e 04 mulheres) encontrados hoje, 02 estavam a mais de 70 quilômetros do local do naufrágio.

- Não dá ainda pra precisar quantos estão desaparecidos. Creio que uns 10. Mas, enquanto houver familiares á procura, continuaremos no local – garantiu o Comandante.

O barco Comandante Sales, afundou com mais de 100 pessoas no último domingo
, 4, no Lago do Pesqueiro, margem direita do Rio Solimões, a quatro quilômetros da sede do município de Manacapuru.Cerca de 50 pessoas conseguiram sobreviver.

Com os números já apresentados deste naufrágio, esta foi uma das maiores tragédia, dos últimos anos, nos rios Amazonenses.

O barco Ana Maria VIII afundou no dia 11 de fevereiro de 1999, próximo ao município de Manicoré. A embarcação comportava, apenas, 150, mas levava quase 300 pessoas. 18 corpos foram encontrados e 53 desapareceram.

Em 2002, foi à vez de o barco Bismark naufragar em nova Olinda do norte, com 110 passageiros. O barco bateu em um tronco de uma arvore. Mais de 10 pessoas desaparecerem no acidente.

O barco Almirante Segimar, em 2005, colidiu com uma balsa. Dezesseis pessoas morreram no naufrágio.

Em fevereiro deste Ano, o barco Almirante Monteiro colidiu com uma balsa petroleira, no dia 21. A tragédia aconteceu próximo ao município de Itacoatiara e vitimou treze pessoas.
.
(Adeilsonalbuquerque-demanauspano).

PANORAMA: completo! panoramaesportetv@hotmail.com

TUBERCULOSE: diagnóstico pode ganhar avanço.

DE MANAUS: Correspondente do Panorama
.
O diagnóstico da tuberculose depende do olho humano. Com a ajuda de microscópios, os técnicos tentam encontrar bacilos da doença. Eles são contados em lâminas.

Um levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, em Manaus, concluiu que quando o número de bacilos é pequeno a contagem é mais difícil e o erro de diagnóstico pode chegar a 58%.

As falhas viram um problema de saúde pública. Enquanto não recebe o tratamento correto, o paciente continua transmitindo a doença.

A tuberculose atinge 90 mil brasileiros todos os anos, com maior incidência no Rio de Janeiro e Amazonas.

A doença é causada por uma bactéria que afeta, além dos pulmões, órgãos vitais como os rins, o cérebro e o intestino e pode levar à morte.

Agora a Universidade Federal do Amazonas está desenvolvendo um programa de computador que poderá substituir o homem na função de diagnosticar.

Uma câmera ligada ao microscópio tira uma fotografia da lâmina com bacilos e a transfere para o computador.

A partir daí o programa de computador faz uma leitura da imagem. Identifica a presença de bacilos da tuberculose pelas cores e formas. Simula a visão humana e pode dar um diagnóstico mais preciso.

O programa deve ser aperfeiçoado pelos próximos dois anos. E pode ajudar na fase de triagem dos pacientes. No fim de 2008, o método começa a ser testado Aqui no Amazonas.

Esta é uma forma de auxiliar e aprimorar o diagnóstico dessa doença tão antiga, mas que ainda é comum no país, causando muitas mortes.
.
Adeilsonalbuquerquedelimademanausparanora.