quarta-feira, 20 de agosto de 2008

AEROPORTOS: Amazonas discute com ANAC sobre problemas de falta de infra-estrutura no interior.

DA REDAÇÃO BRASILIA: Especial panorama Esporte TV.
.
Um novo modelo de gestão para os aeroportos localizados no interior do Amazonas e a mobilização de forças estaduais e federais visando à liberação de mais recursos voltados para a solução dos problemas identificados nos aeródromos.
.
Estas foram as principais propostas definidas na reunião presidida na manhã desta quarta-feira (20) pelo diretor de Infra-Estrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Alexandre Barros, e que serão levadas à Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), pelo 3° vice-presidente da Casa, deputado estadual Carlos Alberto Almeida (PMN), que participou do encontro representando a Casa.
.
A reunião foi realizada na sede da Anac, em Brasília, com o objetivo de discutir os problemas relativos à falta de infra-estrutura e segurança nos aeroportos do interior e reuniu secretários e representantes da Infraero, Ministério da Defesa, secretaria de Estado da Infra-Estrutura do Amazonas, Amazonastur, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), Associação Amazonense de Municípios e demais órgãos relacionados ao assunto.
.
O diretor da Anac iniciou o encontro listando várias deficiências detectadas nos aeroportos do interior do Estado como a má conservação das pistas, a proximidade de lixões e falta de sinalização.
.
Um estudo realizado pelo Ministério da Defesa, por meio do Comando Aéreo da Amazônia, está levantando as principais deficiências dos 19 aeroportos amazonenses com problemas.
.
11 já foram alvos de restrições por parte da ANAC e precisariam de recursos na ordem de R$ 50 milhões para as ações emergenciais.
.
A Deputada Federal, Vanessa Graziottin, propôs a união de forças dos parlamentares federais e estaduais no sentido de acompanhar e acelerar a liberação destes recursos junto ao Governo Federal.
.
O modelo de gestão dos aeroportos foi outro ponto problemático tratado na reunião. O diretor da ANAC destacou que os aeroportos atualmente são gerenciados pelas prefeituras que não tem estrutura para mantê-los funcionando.
.
As duas medidas foram definidas como prioritárias no primeiro encontro e voltarão a ser discutidas em uma nova reunião prevista para ser realizada entre o dia 10 e 13 de setembro, em Manaus, na qual todos os presentes garantiram apresentar novas propostas e ações, voltadas para o cumprimento das metas definidas na discussão de hoje.
.
FONTE E FOTOS: Suzana Melo, Ass. Imprensa deputado estadual Carlos Alberto (PMN - AM).

SEMINÁRIO: Pastoral Norte promove sobre Aids.

DE MANAUS: Coorrespondente do Panorama.

Com um total de setenta coordenadores e agentes dos Estados do Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Amapá, além de representantes das cidades do interior do Estado, como Itacoatiara, Parintins, Tefé, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Coari, são esperados para o 5º Seminário do Regional Norte e 1º da Pastoral da DST / AIDS da Região Norte, com tema “Família Espaço de Prevenção?”, que será realizado de 22 a 24 próximo, na Maromba – Seminário São José, Chapada.

O evento trabalhará ainda com o sub-tema “Família e AIDS” e tem o objetivo de alertar sobre a prevenção da AIDS nas famílias.
Os coordenadores e agentes da Pastoral da AIDS das dioceses, prelazias e comunidades terão a oportunidade para refletir sobre este tema e também poderão partilhar o trabalho da Pastoral.

Segundo a Coordenadora da Pastoral da DST / AIDS da Região Norte, Irmã Anália de Paula, o encontro é uma oportunidade para todos se reunirem e discutir o trabalho realizado pela pastoral na Região.

“Pra nós é importante porque nesse evento nós vamos nos encontrar com os coordenadores para planejar as ações, bem como é fundamental para a igreja de Manaus e da Região esse tema tão preocupante que pode ser prevenido dentro das nossas famílias”, comentou.

O Seminário é promovido Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por meio da Pastoral da DST / AIDS da Região Norte, que existe desde 2002.

A Pastoral desenvolve vários trabalhos tais como: Prevenção nas escolas com palestras de conscientização e distribuição de panfletos; visitas nas Empresas e nas Comunidades; implantação da Pastoral em outras comunidades e localidades; trabalho com pessoas com HIV no Centro de Convivência Dom Jackson Damasceno Rodrigues; visitas domiciliares e hospitalar as pessoas portadores do vírus HIV.

A abertura do evento será dia 22 de agosto, a partir das 15h. No local os representantes da Pastoral da DST/ AIDS farão suas inscrições no valor de R$ 15,00 reais para as despesas de hospedagem e alimentação.

Os interessados em participar do evento é só manter contato via telefone (0xx92)3673-6573 ou pelo e-mail: ccdjdr@ig.com.br

Paulo Rogério.