terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

AMISTOSO: Brasil x Itália refletem equilíbrio em histórico de Copas


DA REDAÇÃO CENTRAL BRASILIA: Panorama Esporte TV Brasil.
.
Além de ser o mais laureado confronto do futebol mundial, Brasil x Itália também é certamente o mais equilibrado entre seleções de grande nível. São 12 jogos, com cinco vitórias para cada time e dois empates, com 19 gols pró para os brasileiros e 19 para italianos.
.
Como diferenciar, portanto, o desempenho das seleções através da história? Uma das alternativas é contar apenas os jogos válidos por Copas do Mundo.
.
Mesmo assim, é difícil fazer a diferenciação. São duas vitórias para cada time e um empate. Nesse caso, Roberto Baggio atuou a favor do Brasil nessa balança, ao perder o pênalti que transformou o empate na final de 1994 em um título verde-amarelo.
.
Outro peso a favor do Brasil está nas decisões de Mundiais, nas quais há vitória verde-amarela por 2 a 0. Confira abaixo a história dos cinco jogos entre as seleções por Copas do Mundo.
.
1º) Itália 2 x 1 Brasil, semifinal da Copa de 1938
.
Buscando o bicampeonato, a Itália já era uma temida seleção na época. O Brasil, por sua vez, ainda tentava se firmar entre os melhores. Aos dez minutos do segundo tempo, Colaussi abriu o placar para a Itália. Cinco minutos depois, foi a vez de Giuseppe Meazza (sim, o mesmo que dá nome ao estádio de Milan e Inter de Milão) marcar. Romeu diminuiu para o Brasil aos 42, mas não impediu a derrota. A Itália venceu a Hungria na decisão.
.
2º) Brasil 4 x 1 Itália, final da Copa de 1970: A maior goleada do confronto também é o jogo mais famoso entre as duas seleções. Pelé abriu o placar de cabeça no início. Um vacilo brasileiro permitiu que Boninsegna empatasse ainda no primeiro tempo. Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto deram o tri ao Brasil no segundo tempo.
.
3º) Brasil 2 x 1 Itália, decisão do terceiro lugar na Copa de 1978: Com dois times sem chance de título, o jogo do Mundial da Argentina foi marcado pelo gol mais bonito do confronto. Depois que Causio abriu o placar no primeiro tempo, Nelinho empatou com um chute cruzado de trivela aos 19 minutos da etapa final, um golaço. Dirceu fez o segundo dos brasileiros.
.
4º) Itália 3 x 2 Brasil, triangular classificatório para semifinais da Copa de 1982: Mais dolorosa para os brasileiros, a derrota na Espanha também foi a maior zebra entre todas. Franco favorito ao título e jogando um belo futebol, o time de Telê Santana foi derrotado com três gols de Paolo Rossi, o último faltando cerca de 15 minutos para o fim da partida. Sócrates e Falcão marcaram para o Brasil.
.
5º) Brasil 0 x 0 Itália (3 x 2), final da Copa de 1994: Depois de 24 anos sem título, a seleção brasileira consagrou Romário ao derrotar os italianos nos pênaltis após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação. Baresi, Massaro e Baggio desperdiçaram as penalidades italianas, enquanto Márcio Santos errou pelo time brasileiro.
.
DA REDAÇÃO.