segunda-feira, 10 de maio de 2010

PICADINHAS DO ÉBOLI: os 23 da Copa

DO RIO DE JANEIRO: Carlos Eduardo Éboli / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil.

É difícil entrar na cabeça de Dunga, mas vou arriscar os nomes da lista de amanhã. Sei que você vai perguntar: Ganso e Neymar
? Não, infelizmente, nenhum dos dois deverá ser chamado.

Acho que a pequena surpresa será a presença de Ronaldinho Gaúcho, porque está claro que o setor de meio de campo tem problemas e Dunga precisa de um substituto para Kaká. Dunga só não vai levar os garotos do Santos porque ainda teve um contato maior com os dois e o treinador da seleção valoriza muito esta convivência com o atleta.

Uma pena, pois Ganso e Neymar deveriam ser chamados. Eles funcionariam como uma espécie de fator surpresa, pois o futebol europeu ainda não conhece direito esses dois jogadores.

A coerência de Dunga está próxima de fazer uma grande injustiça. Nenhum treinador da seleção pode fechar um elenco para uma Copa com um ano de antecedência.

É fundamental deixar algumas vagas para o momento. O futebol brasileiro sempre apresenta algo de relevante às vésperas dos mundiais e em 2010 este fato revelante se chama Neymar e Ganso.

Eu também levaria Ronaldinho Gaúcho e apostaria em mais uma chance para Adriano, apesar do atacante do Flamengo estar fazendo de tudo para não ir.

Aí você pergunta: Quem sairia?
Respondo com a seguinte informação – Júlio Baptista, Josué, Felipe Melo, Gilberto Silva, Kléberson são alguns dos homens de confiança de Dunga que estão em má fase ou na reserva de seus times.

Opinião à parte, vamos ao que deverá ser a lista de Dunga:
Goleiros:
Júlio César, Vítor e Doni
Zagueiros: Lúcio, Thiago Silva, Luisão e Juan
Laterais: Maicon, Daniel Alves, Gilberto e Michel Bastos
Meio de campo: Gilberto Silva, Felipe Melo, Josué, Ramirez, Júlio Baptista, Elano, Kaká e Ronaldinho Gaúcho.
Atacantes: Robinho, Luis Fabiano, Nilmar e Adriano.
E seja o que Deus Quiser!!!

FONTE / AUTOR: Carlos Eduardo Eboli é âncora do CBN Esportes aos domingos e comentarista esportivo. Participa diariamente dos programas CBN Rio e CBN Total. Eboli participou da cobertura de três Olimpíadas (Sidney, em 2000; Atenas, em 2004, e Pequim, em 2008), duas Copas do Mundo (Japão/Coréia, em 2002, e Alemanha, em 2006) e dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003, e do Rio de Janeiro, em 2007.

FUTEBOL: Penarol conquista titulo inédito no Amazonas

DE MANAUS: Paulo Rogério Veiga / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil.

O título inédito de campeão amazonense de 2010, conquistado pelo Penarol Atlético Clube, diante do Fast Clube, por 1 a 0, no domingo (9/5), no estádio Roberto Simonsem, é a prova incontestável de que uma equipe não precisa de badalação, oba-oba da mídia local ou de declarações de efeitos de dirigentes incompetentes do futebol local. O time da Velha Serpa foi arrasador e absoluto em toda competição.

Na classificação geral, o Penarol ficou na primeira colocação, se fosse por pontos corridos do começo até o fim, a equipe já teria sido campeã antecipadamente há muito tempo.

O fato de ficar praticamente isolado na cidade de Itacoatiara (distante a 177 km de Manaus) ajudou o time, pois ficou também longe da cobertura da imprensa da capital e principalmente dos olhos dos treinadores do campeonato.

Vale lembrar, que alguns jogadores vieram do São Raimundo-PA, o que garantiu basicamente um entrosamento da equipe. Mas isso é apenas um detalhe, dentro da regularidade que o time teve ao longo da competição.

Ao término do jogo, a maioria dos jogadores foi enfática, ao dizer que a união foi uma tona no elenco e primordial para a campanha vitoriosa no amazonense.

Longe do profissional

O Penarol retornou ao futebol profissional ano passado e com um trabalho de muito esforço, dedicação e empenho, marca dos times considerados pequenos ou médios, conquistou não somente o campeonato amazonense, mas a vaga para a Copa do Brasil e o Brasileiro da Série D, em 2011.

O comando do Leão da Velha Serpa foi do técnico Adinamar Abib, onde na maioria das vezes não tinha o reconhecimento merecido pelas grandes equipes do Amazonas, assumindo quando chamado tapar um buraco dos treinadores incompetentes de outros Estados.

Agora o Penarol não é um time comum ou mero participante. A equipe leva, consigo, a responsabilidade de campeão estadual de 2010 e, conseqüentemente, carimba seu nome na história.

Imagem: Reprodução

FONTE / AUTOR: Paulo Rogério Veiga é Bacharel em Comunicação, Arbitro de futebol e há 27 anos recebe informações privilegiadas da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O escrito é de sua extrema responsabilidade, isentando o Panorama Brasil.

PRESOS FEDERAIS: Ministério da Justiça lança visita virtual

DE SÃO PAULO: Ernesto Vinhote / Especial para o Panorama Brasil.

O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, lança o projeto Visita Virtual e Videoconferência Judicial na próxima sexta-feira (14).

As 27 Defensorias Públicas da União em todas as capitais já receberam os equipamentos que vão permitir aos quase 500 presos das penitenciárias federais (Catanduvas-PR, Porto Velho-RO, Campo Grande-MS e Mossoró-RN) rever suas famílias através de visitas virtuais.

O projeto, fruto de uma parceria entre o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e a Defensoria Pública da União (DPU), vai aproximar os presos das suas famílias, que muitas vezes moram em outros estados e não possuem condições financeiras para o deslocamento.

Cerca de 50% dos presos federais fizeram o pré-cadastro para receber visitas virtuais, escolhendo três pessoas, dentre familiares e amigos, para serem seus visitantes. Os visitantes também devem realizar cadastro, enviando documentação às penitenciárias federais, etapa necessária ao agendamento das visitas.

Uma demonstração será realizada durante o lançamento do projeto, quando a DPU em Brasília se comunicará com a Penitenciária Federal de Catanduvas (PR) por meio do equipamento chamado Codec, um monitor de 15 polegadas que reproduz som e imagem.

A conexão é feita através de uma rede segura, para garantir a inviolabilidade na transmissão de dados.

O projeto prevê não só a realização de visitas virtuais, mas também assistência jurídica e interrogatórios por videoconferências, que promovem agilidade processual e economia nos gastos com transporte de presos para audiências.

Imagem: Reprodução

GRIPE COMUM: Vacinação de idosos começou em três regiões do País

DE BRASILIA: Magno Venturin - com informações do Ministério da Saúde / Especial para o Panorama Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lançaram no último sábado (08), em São Bernardo do Campo, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso para as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Na ocasião, o presidente e a primeira dama, Marisa Letícia, foram vacinados contra a gripe comum. “Eu acho que todo mundo precisa aproveitar. Não dói, ninguém precisa ficar com medo. Então, todos que estão em casa: levantem e vão ao posto de saúde tomar a vacina contra a gripe, que é muito importante”, afirmou o presidente.

Desde o último sábado, todos os idosos das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste devem receber a vacina contra gripe comum nos postos da rede pública de Saúde.

A 12ª edição da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso marca o início do período de aplicação das doses nessas três regiões, que se estenderá até 21 de maio. Nas regiões Norte e Sul, onde a vacinação começou em 24 de abril, o período de aplicação dessas doses terminou hoje. A divisão do calendário foi motivada pelo atraso na entrega das vacinas pelo Instituto Butantan.

Objetivo

A meta do Ministério da Saúde é vacinar, em todo o país, 15 milhões de pessoas, número que representa 80% do público-alvo (19 milhões de idosos).

Desse total, 17 milhões residem nas regiões que começam a vacinar neste fim de semana. “Nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, hoje é o dia da vacinação dos idosos contra a gripe comum. E nas regiões Norte e Sul é o último dia”, lembrou o ministro Temporão. “Ao mesmo tempo, estamos em plena campanha de vacinação contra a gripe H1N1. Isso demonstra o grande esforço do Brasil, onde já vacinamos cerca de 50 milhões de pessoas contra a gripe pandêmica. Isso significa 82% de cobertura dos grupos que até este momento eram alvo da campanha”, disse o ministro.

Vantagens

A vacina é um dos meios de prevenir a gripe comum e suas complicações na população acima de 60 anos, além de apresentar um impacto indireto na diminuição das internações hospitalares, mortes e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias. Na população idosa as complicações mais freqüentes são as pneumonias, podendo acentuar doenças crônicas (pneumopatias e cardiopatias, renais, hipertensão, diabetes e doenças imunodepressoras, como cânceres e aids).

Números

Desde 1999, o Brasil realiza campanha para a população de 60 anos e mais, entre os meses de abril e maio. Por ser a estação que antecede o inverno, época em que ocorre a maior incidência da doença e um maior número de internações pela gripe. O organismo humano apresenta os maiores níveis de anticorpos contra a doença nos dois meses após a vacinação, o que coincide com o inverno, período de maior circulação do vírus da gripe. Assim, a vacinação no outono assegura maior proteção na época de maior risco de contrair a doença.

Gripe suína

É importante lembrar que os idosos portadores de doenças crônicas também serão imunizados contra a gripe H1N1. Eles receberão a dose contra gripe comum em um braço e contra a H1N1 em outro. Na próxima segunda-feira, terá início a quinta etapa da imunização contra a gripe H1N1, destinada para a população de 30 a 39 anos de idade.

Estima-se que este grupo chegue a 30 milhões de pessoas, segundo informação populacional do IBGE. Este grupo poderá se vacinar até 21 de maio, em todo o país.

Contra a gripe H1N1, até agora, 50 milhões de doses foram aplicadas em todo o país. O grupo de trabalhadores de saúde alcançou 100% de cobertura, com 2,7 milhões imunizados.

Em 2010, foram registradas 361 internações da gripe H1N1, até o dia 3 de abril. Desse total, um em cada cinco casos esteve relacionado à gestação. Em relação às mortes, um total de 50, as mulheres correspondem a 76% do total e as gestantes 32%.

Fonte: Ministério da Saúde

Imagem: Senado Reprodução

DISQUE SAÚDE 0800 61 1997