domingo, 17 de junho de 2007

Amazonense de Portugal em Férias na capital.

(Arquivo do atleta)


O meia-atacante Cristiano curte merecidas férias com sua família e amigos desde o início deste mês em Manaus, depois de uma temporada desgastante na equipe Paços de Ferreira, da Primeira Divisão do futebol português. Cristiano foi revelado nas categorias básicas do Nacional Futebol Clube, onde passou no infantil, juvenil e juniores. O jogador com 23 anos, já tem uma experiência de destaque no futebol da Europa, atuando na equipe de Paços de Ferreira. Em Manaus, o meia-atacante Cristiano, jogou no Nacional Futebol Clube, em 2004 no profissional. Pelas suas atuações no time azulino, o jogador foi defender o São Raimundo no Campeonato Brasileiro da Série B em 2005. Ainda no mesmo ano, o jogador sofreu uma contusão no joelho direito, que o deixou por três meses fora dos gramados. Não demorou muito e Cristiano realizou o sonho em poder mostrar seu futebol na Europa. O jogador explica que há uma diferença técnica entre o futebol brasileiro e o de lá. “O futebol europeu é de muita força, não é um futebol arte, como é o futebol brasileiro. Devido a ida de muitos brasileiros para jogarem lá, está ocasionando um futebol mais criativo e isso contribuiu para crescer o esporte da Europa”, comentou Cristiano. Caminhando para sua terceira temporada no futebol português, o meia-atacante mostra assim, que vem se destacando na equipe do Paços de Ferreira. Até o momento o jogador marcou 7 gols na Europa. Segundo Cristiano, a sua ida a Europa pode abrir novos horizontes para os jogadores locais em realizar um sonho. “Eu estando lá e tendo um bom desempenho, posso ser uma referência para as equipes buscarem outros jogadores daqui. Acredito, que em pouco tempo, os atletas de Nacional, São Raimundo e outras equipes do futebol local tem condições de também jogarem no futebol da Europa”, analisou o jogador. Dos 7 gols marcados por Cristiano no futebol português, o mais importante, foi no empate em 1 a 1, contra o Beira-Mar. O resultado garantiu a vaga histórica da equipe Paços de Ferreira, na Copa da UEFA, na temporada 2007/2008 na Europa. Cristiano, mesmo estando em férias na capital amazonense, não se descuida e faz um trabalho de manutenção na parte física, com o preparador físico do Nacional Futebol Clube, professor Ronaldo Sperry, que trabalha os jogadores do time Leão da Vila Municipal, na pré-temporada para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C.

Panorama Esporte TV: "No panamericano do Rio 2007".

A equipe do Panorama Esporte TV está na Cidade Maravilhosa e acompanha os bastidores e novidades primárias dos Jogos Pan Americanos Rio de Janeiro 2007.

"Com dificuldades": Tufão sonha com a vaga na Série B em 2008.

Carlos Prata: Técnico do tufão (foto P.R)


Com poucos recursos e apostando nos jogadores locais. Assim o São Raimundo está treinando há três semanas para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C. No programa Esporte, Notícia em Debate da Rádio Rio Mar, 1.290 AM khz, o técnico do Tufão da Colina, Carlos Prata, não escondeu as dificuldades que a diretoria do clube vem encontrando para contratar jogadores de nomes para a Série C. A verba destinada para a participação das equipes amazonenses na competição ainda não foi liberada pelo Governo do Amazonas. Mesmo assim já foram contratados cinco reforços. Dentre os novos atletas, três estão de volta: o lateral esquerdo Marcos Pezão (disputou o Estadual pelo Naça), o zagueiro Rogério (ex-Ituano/SP) e Vidinha (ex-Rio Claro/SP). Outras duas novidades vieram do Nacional: o atacante, Sarkis e o lateral-direito, Clemilton. Sobre a chegada dos jogadores que vieram do Campeonato Paulista da Série A-1, o técnico Carlos Prata, explica que a experiência deles será fundamental nessa caminhada na Série C. “A equipe vai ganhar muita força e determinação. São jogadores que já passaram dificuldades juntos com o São Raimundo nas Séries B e C e participaram de uma competição que é o Paulistão, de qualidade”, comentou Prata. O treinador disse ainda que o zagueiro Rogério e o meia Vidinha darão aos novos atletas a experiência necessária dentro de campo nos jogos e com isso as chances de conseguir a vaga à Série B é maior. Da campanha do Tufão da Colina na Série B ano passado, poucos jogadores permaneceram no Estadual deste ano. A base do elenco veio do time de peladas conhecido como "Compensão", o que foi muito criticado pela imprensa e torcedores. “Nesse Amazonense, o que eu posso dizer, que foi boa a participação dos jogadores, mesmo sendo atletas que vieram de uma competição de peladas, o que não é um desmerecimento”, concluiu Carlos Prata. Questionado sobre as poucas contratações da equipe para a Série C comparado com o investimento que vem sendo realizado pelo Fast Clube e Nacional Futebol Clube, Prata considera melhor trabalhar com os jogadores locais. “É muito melhor trabalhar com os atletas que são da terra e de nosso conhecimento, pois assim nós não teremos nenhuma surpresa com o que pode acontecer como adaptação, clima e outros fatores negativos”, explicou Prata. Segundo o técnico Carlos Prata, o meia-atacante Alexandre Gaúcho, deve confirmar a sua volta na segunda-feira (18) e já na terça-feira (19), o jogador deve desembarcar em Manaus. A diretoria do São Raimundo mantém contatos com alguns patrocinadores para assim poder fechar o grupo para o Brasileiro da Série C.