sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

CARNAVAL: em Manaus/AM, Escola de Samba demonstra amor pela festa


DA REDAÇÃO NORTE: com informações de Berg Nogueira / Especial Panorama Esporte TV Brasil

Os problemas existem e persistem em todos os lugares onde se pratica do bom ao excelente Carnaval.

A festa, em grande estilo, é realizada na Bahia, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. O brilho das cores também não é diferente em Manaus, capital do Amazonas.

O maior Estado da Federação, também, é um dos berços e formadores de artistas plásticos que, por meio de suas artes, são consagrados e exportados para consolidarem ao épicismos os grandes carnavais e festas populares brasileiras.

Em Manaus uma Escola de Sambar conseguiu, depois de dedicação e empenho de seus diretores, o direito de espalhar, neste fim de semana, seu colorido pelo Centro de Convenções local, o Sambódromo.

Depois de vastos contratempos, desentendimentos e ações na justiça, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Presidente Vargas (GRESPV), de um bairro central conhecido carinhosamente por Matinha, ganhou na Justiça o direito de desfilar, neste sábado (13), no Grupo Especial do Carnaval de Manaus 2010.

Na última quinta-feira, 11, o juiz Paulo Afonso da Costa Freire, da 5ª Vara Cível e Acidente do Trabalho, por meio de liminar, reconheceu o direito de a Escola participar do desfile do Grupo Especial.

O presidente da Escola Presidente Vargas, João Almeida, garantiu que todos os integrantes da agremiação estarão presentes, com suas devidas alegorias, durante o desfile, além da comunidade para abrir apresentação às 20h no Sambódromo.

Isso leva em consideração o regulamento de 2009 que estabelece o desfile em conformidade com a classificação de carnaval anterior.

Almeida afirmou também que continua firme na dura batalha de confetes, orquestrada pelo presidente da Associação Don Grupo Especial das Escolas de Samba de Manaus (Ageesma), Elimar Cunha, que reluta em aceitar o direito de estar no Grupo Especial do Carnaval de Manaus – conquistado com muito trabalho.

Desta feita a Escola entrou com uma ação liminar no Tribunal de Justiça do Estado após esgotar todas as possibilidades de entendimento com a Ageesma.

A ação empenhosa da Grêmio Recreativo Escola de Samba Presidente Vargas é um exemplo de amor e superação de pessoas, que dedicam suas vidas pelo amor a preservação a cultura, ligadas a um canto chamado perseverança.

Enredo ovacionado

A Presidente Vargas desfila no Sambódromo com o enredo “Uma Homenagem Amazônica aos 50 anos da Capital do Brasil”, que fala sobre a grandiosidade de Brasília, construída sobre olhares do Arquiteto Orcar Niemeyer.

A Escola faz uma crônica sobre o lado político da capital do País. Brasília é o centro das decisões políticas no Brasil, que passa por transformações profundas, apesar de velhos vícios como a politicagem e a corrupção insistirem em marchar na contramão da história.

Samba Enredo

Enredo: "Homenagem amazônica à capital do Brasil"
Carnavalescos: Marino Caldas e Augusto Maciel
Compositores: Ivo Patrô e Mestre China
Intérprete: Miguel Faria

Inicio

Surgiu da profecia
O sonho que se fez realidade
A capital do Brasil!
Patrimônio cultural da humanidade
No império a idéia nasceu
Hoje tão bela em sua arte e arquitetura

(refrão)

Niemeyer o responsável
Por toda sua rica estrutura (bis)


No mundo a vida passa
Entre sonhos e razões
Transformando-se com raça
Pra mais altas decisões
Eis que nasce com orgulho
No nosso planalto central
O Palácio da Alvorada
A Matinha faz seu carnaval

Visite o site da Agremiação: www.grespresidentevargas.com

FOTO: divulgação da Escola PV

Nenhum comentário: