segunda-feira, 29 de março de 2010

CRÔNICA DA BRU: Fim de jogo

DE VITÓRIA/ES: Brunella França / Especial para o Panorama Brasil

O Maracanã está lotado. Mas a bola está silenciosa e quieta, não sairá do meio do campo.

Na Tribuna de Honra do maior estádio do mundo, as palavras e as lágrimas. Lá está aquele que nos ensinou tanto sobre a arte do futebol.

Aquele que usou de letras primorosas para nos fazer ainda mais apaixonados – como se possível fosse – pelo esporte mais popular do mundo.

E se foi invenção inglesa, recebeu lapidação genuinamente brasileira. Os magos, gênios, craques da bola somos nós. O resto corre atrás – e bem atrás!

Botafoguense do Acre

O botafoguense Armando Nogueira foi convocado, aos 87 anos, a entrar para o time celeste da estrela solitária.

Nascido no Acre (AC) foi para o Rio de Janeiro com 17 anos, onde se formou em direito.

A carreira de jornalista começou em 1950, no jornal Diário Carioca, onde foi repórter, redator e colunista.

Ao longo dos 60 anos de carreira, passou também pela Revista Manchete, O Cruzeiro, Jornal do Brasil.

Participou da cobertura de diversas Copas do Mundo a partir de 1954 e dos Jogos Olímpicos, a partir de 1980.

Este ano, não teremos mais suas análises, opiniões e palpites na Copa da África do Sul. Mas seguiremos com as lições que o mestre tão bem nos ensinou.

O futebolista nos fez entender que a bola não é só ela, é o que está à frente dela, é o que ela representa e vai disso, muito além.

A bola de futebol é a pequena esfera representante de uma esfera maior, o mundo, eleita instrumento de emoções, sonhos e sentimentos.

No esporte coletivo mais praticado no planeta, a bola é disputada, pleiteada, concorrida, centímetro a centímetro por vinte e dois homens ou vinte e duas mulheres (por que não?), numa arena verde em luta pertinaz e ferrenha para que a tenham em instante ínfimo na ponta do pé e poder com ela bailar, conduzindo-a, em determinação numa dança frenética às traves adversárias.

E poucos foram os que tão bem compreenderam esse balé do toque até o momento máximo, de glória e extremo êxtase, o instante do gol. Que descarga é essa de adrenalina que sentimos quando a rede estufa? Como explicar essa paixão que provoca lágrimas, risos, reações fortes? Em criança, aprendi que quando o mistério é grande demais, a gente não ousa desobedecer.

O futebol tem o simultâneo poder absoluto de, em um só instante, fazer sofrer e aprazer partes em competição.

Euforia e frustração caminham juntas porque para alguém ganhar, alguém tem que perder. Mas hoje, no jogo da vida, perdemos todos os amantes da bola.

Torcidas se reúnem para homenagear um dos maiores nomes do jornalismo esportivo brasileiro. Um cronista capaz de nos devolver a mágica que parecia perdida na arte de jogar futebol.

Se a bola soubesse o encanto que tem não passaria a vida rolando de pé em pé”, Armando Nogueira.

FOTO: Reprodução Contigo.

FONTE / AUTOR: A autora é escritora e, chegando a ganhar o Prêmio Direitos Humanos 2004 de Redação, jornalista, além de fazer Assessoria de Comunicação na cidade de Vitória, Espírito Santo (ES). Veja a publicação de seu primeiro romance no site: www.abcles.com.br. O escrito, e publicação desta Crônica, é de responsabilidade sua e dos editores do Panorama Brasil.

Fale com a autora: panorama@folha.com.br

ELEIÇÕES 2010: pesquisa Datafolha indica subida de Serra sobre Dilma e Geraldo Alckmin lidera com folga disputa pelo governo de São Paulo

DE SÃO PAULO: Marcos Freire, com informações do R7.com / Especial para o Panorama Brasil

Uma nova pesquisa do instituto Datafolha, divulgada na edição de sábado (27) do jornal Folha de S.Paulo mostra que o pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra (PSDB), retomou fôlego e voltou a subir nas intenções de voto, abrindo nove pontos de vantagem sobre a pré-candidata do PT, a ministra Dilma Roussseff.

O tucano tem 36% e a petista soma 27%, de acordo com a sondagem.

Na pesquisa anterior, feita entre os dias 25 e 26 de fevereiro, Serra aparecia com 32% e Dilma com 28%.

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) ficou com 11%, e a senadora Marina Silva, pré-candidata do PV, manteve os mesmos 8%.

Indecisos, brancos e nulos somaram 7% e não responderam ou não souberam responder, 11%.

Anteriormente, Ciro ficou com 12%.

O levantamento foi registrado sob o número 6617/2010 e foi feito entre os dias 25 e 26 de março.

A margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. Foram ouvidos 4.158 eleitores.

Governo de São Paulo, pesquisa aponta:

Levantamento do Datafolha mostra Alckmin com 53% e Suplicy em segundo, com 19%.

O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) lidera a disputa pelo governo do Estado de São Paulo com 53% das intenções de voto, no cenário mais favorável no primeiro levantamento do Instituto Datafolha, divulgado nesta segunda-feira (29).

De acordo com a pesquisa, que alternou os nomes dos candidatos petistas, Eduardo Suplicy aparece com 19% das intenções de voto, seguido por Aloizio Mercadante, com 13%.

Celso Russomano (PP) tem 10%, Fabio Feldmann (PV), 3%, e Ivan Valente (PSOL), 1%.

Paulo Skaf (PSB) tem 2% se for candidato. O clima entre os partidos ainda é de incerteza, pois algumas siglas ainda não definiram seus candidatos.

Na pesquisa de avaliação do governo de José Serra (PSDB), 55% dos eleitores do Estado aprovam a gestão, 32% avaliam o desempenho como regular e 11% dizem que o governo do tucano é ruim ou péssimo.

A pesquisa Datafolha foi realizada nos dias 25 e 26 de março e ouviu 2.001 eleitores no Estado.

A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

FOTO: Reprodução

FONTE: R7.com

Marcos Freire é jornalista e responsável pela Central Panorama Centro Sul