quarta-feira, 2 de junho de 2010

TECNOLOGIA: turista estrangeiro descobre o Brasil pelo celular

DO RIO DE JANEIRO: Marcos Pointer / Especial para o Panorama Brasil.

Informações, mapas e dicas turísticas de cidades brasileiras poderão ser acessados gratuitamente nos aeroportos, graças a tecnologia desenvolvida pela Embratur.

Ao desembarcar nos principais aeroportos do Brasil o turista estrangeiro poderá obter informações turísticas sobre a cidade visitada pelo celular.

O Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), desenvolveu um aplicativo que permite rápido acesso a informações sobre patrimônio e arquitetura, atrações culturais, atrações ao ar livre, lazer e compras.

Além disso, o guia disponibiliza fotos e rotas de acesso por meio do Google Maps, onde o visitante poderá identificar os atrativos mais próximos.

“O uso das novas tecnologias é um aliado importante para melhorarmos os serviços prestados aos turistas, com rapidez e qualidade de informação. Além disso, contribui para quebrar velhos paradigmas sobre o Brasil e reforçar a imagem do País moderno que somos", afirma o Ministro do Turismo, Luiz Barretto.

A ferramenta poderá ser acessada gratuitamente pela rede sem fio disponibilizada pela Infraero nos principais aeroportos brasileiros.

Data definida

A partir do dia 02 de junho os turistas que chegarem aos aeroportos internacionais de São Paulo e Rio de Janeiro já poderão acessar a nova ferramenta.

Até o dia 12 de junho, a tecnologia também estará disponível nos aeroportos de Brasília, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Manaus, Fortaleza, Recife e Florianópolis e até agosto em Cuiabá, Natal e Curitiba.

"A iniciativa é um ótimo serviço para o turista, para o passageiro, porque vai oferecer conteúdo com qualidade", avalia o presidente da Infraero, Murilo Barboza.

Além de apresentar aos visitantes a diversidade cultural e natural dos destinos brasileiros e reforçar a imagem do País como um destino moderno, o objetivo é facilitar a estadia do estrangeiro no Brasil, desde a chegada ao aeroporto, e ampliar a visibilidade do Brasil como destino turístico global.

O visitante também poderá baixar a ferramenta antes da viagem, ainda em seu país, via Internet em seu celular, pelo endereço www.embratur.gov.br/mobile ou pelo seu computador pelo endereço www.braziltour.com/mobile.

Serão instalados totens informativos nas salas de desembarques internacionais dos aeroportos - nos idiomas inglês e espanhol - para auxiliar os estrangeiros sobre como instalar e utilizar a ferramenta.

Para modelos iPhone, o aplicativo deverá ser acessado pela Apple Store, já os celulares com tecnologia JAVA poderão baixar as informações via página WAP (Internet do celular).

Brasil digital

A Embratur tem investido em comunicação digital como forma privilegiada de fornecer conteúdos e informações sobre destinos turísticos brasileiros para turistas estrangeiros e fazer a promoção do Brasil como destino turístico no mundo.

Além da nova tecnologia para celulares, o Instituto lançou, em março de 2010, em parceria com o Google, uma ferramenta inédita para a promoção do turismo: o canal do Brasil no YouTube, estreou mundialmente a convergência de duas tecnologias em um mesmo canal - a exibição de vídeos e a navegação simultânea no Google Maps.

O endereço é www.youtube.com/visitbrasil, e disponibiliza mais de 100 vídeos de destinos turísticos brasileiros, depoimentos de celebridades e turistas que visitaram o País, com legendas em mais de 70 idiomas.

Imagem: Reprodução América Latina

FONTE: Divulgação / EMBRATUR.
Marcos Pointer também estará no site Panorama de Noticias.

ONU: Abertas até 15 de junho inscrições para seleção de estagiários

DE BRASILIA: Magno Venturin - com informações da Secretaria de Políticas de Promoção / Especial para o Panorama Brasil.

O 2º processo de seleção para 3 estudantes negros (pretos e pardos), interessados em estagiar na Delegação Permanente do Brasil em Genebra, Suíça e acompanhar as atividades do Alto Comissariado de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU), foi aberto.

Os interessados devem estar cursando mestrado ou doutorado na área de Cuências Humanas ou Sociais.

A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), responsáveis pelo processo receberam curriculos até o dia 15 de junho de 2010.

O estágio terá duração de três meses (ano de 2011), não será remunerado e está inserido no Programa de Formação Complementar e Pesquisa na Área de Direitos Humanos da Agência Brasileira de Cooperação, que oferecerá os recursos para passagem, hospedagem, alimentação e transporte dos candidatos selecionados.

A análise dos currículos será realizada por Comissão Científica composta por representantes dos Ministérios proponentes e da Sociedade Civil.

Os pré-requisitos para as vagas são:

Ter idade máxima de 35 anos;
Ter concluído ou estar em vias de concluir pós-graduação (“stricto sensu”) em área conexa aos temas abrangidos pelo programa de formação complementar e pesquisas humanas e sociais;
Ter domínio comprovado da língua inglesa;
Ter disponibilidade de dedicar-se em tempo integral.
Para candidatar-se ao programa, o estudante deverá enviar até dia 15 de junho o currículo pelo e-mail seppir.onuestagio@planalto.gov.br

Fonte: Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial / Comunicação Social/ SEPPIR.
Foto: Reprodução.

FIES: Mais de 108 mil alunos procuram financiamento no primeiro mês de inscrição

DE SÃO PAULO: Marcos Freire – com informações de Ionice Lorenzoni– Imprensa MEC/Especial Para o Panorama Brasil.

No primeiro mês de inscrições para o Financiamento Estudantil (Fies), 108,7 mil alunos procuraram financiamento e, destes, 11.472 já assinaram o contrato.

Os dados são da diretoria financeira do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia do MEC que opera o novo Fies desde 3 de maio.

A grande procura pelo financiamento, segundo a secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, se deve a uma série de fatores, entre eles, a liberdade que tem o aluno de pedir o financiamento a qualquer tempo e a redução da taxa de juros de 6,5% ao ano para 3,4%.

Dados do sistema eletrônico de inscrições do Fies da última terça-feira, 1º, mostram que além dos estudantes que já obtiveram o financiamento, 11,1 mil estão com processos em análise na Caixa Econômica Federal, 17,7 mil estão sendo avaliados pelas comissões permanentes de supervisão e acompanhamento (CPSA), obrigatórias em cada instituição de ensino superior privado, e 63,5 mil alunos estão preenchendo dados no sistema.

Outros 1.666 pedidos de financiamento foram validados pelas Cpsa e estão prontos para serem enviados para a Caixa, e 3,1 mil alunos precisam complementar dados de acordo com a CPSA.

O diretor financeiro do FNDE, Antonio Correia Neto, explica que a contratação de mais de 11 mil financiamentos em menos de 30 dias mostra que as mudanças foram bem recebidas pelos universitários e instituições.

O FNDE já tem garantidos recursos no orçamento para 125 mil contratos e solicitou crédito adicional para outros 75 mil, segundo Antonio Correia Neto.

FONTE: Ministério da Educação (MEC).

Marcos Freire é jornalista e responsável pela Editoria Sul do Panorama. Também estarei no site Panorama de Noticias.

FALE COM NOSSA EQUIPE: panorama@folha.com.br