sábado, 17 de janeiro de 2009

DESINTERESSE NO FUTEBOL: poucos clubes compareceram em reunião

DA REDAÇÃO NORTE: Panorama Esporte TV Brasil.
.
Apenas os representantes do Atlético Rio Negro Clube (Presidente Eymar Gondim Pereira), Nacional Futebol Clube (Vice-presidente Dr. Edson Rosas Jr.), América Futebol Clube (Amadeu Teixeira) e Fast Clube (Presidente Interino Cláudio Nobre), estiveram presentes na reunião do Conselho Técnico da Federação Amazonense de Futebol (FAF), nesta sexta-feira, dia 16 de janeiro, para definir alguns detalhes do Regulamento do Campeonato Amazonense da Série A.
.
O encontro foi comandado pelo Presidente da FAF, Dissica Valério Tomás, e contou com a presença do Diretor de Futebol Profissional, Ivan Guimarães e o Diretor da entidade, Lazaro D’Angelo.
.
O objetivo da reunião foi de dirimir questões relacionadas com alguns itens que constam no Regulamento da competição. Os artigos que foram colocados na pauta da discussão foram: 31, 60 e 64.
.
Ficou definido pelos representantes que o Art. 60 (Nas rodadas duplas, a renda líquida será dividida em 02(duas) partes iguais a 50% para cada jogo e, os ditames estabelecidos pelas alíneas do artigo anterior serão aplicados a cada uma das partes) não haverá mudança e permanece como foi aprovado pelos clubes.
.
O Art. 64 (Em atendimento a conveniências do Campeonato, excepcionalmente, o Presidente da FAF poderá adiar ou antecipar a realização de jogos constantes do Programa de Jogos (tabela), desde que mantido o período de intervalo de 66 (sessenta e seis) horas entre jogos da mesma equipe, consultadas as entidades participantes interessadas.) também foi analisado, mas no final houve o consenso de manter para o estadual.
.
Já o Art. 31 (As entidades participantes, somente poderão inscrever atletas para a disputa do Campeonato, até 48(quarenta e oito) horas antes do início da primeira rodada da 2ª. Fase (Taça Cidade de Manaus)) deverá sofrer uma mudança, mas somente será definido na próxima reunião.
.
“Esses encontros são importantes para esclarecer algumas pendências que são comuns numa competição, mas que precisam ser esclarecidas para não haver nenhuma dúvida no campeonato. Todos nós estamos aqui para discutir a melhor maneira possível de realizar um evento digno do torcedor amazonense, ou seja, de qualidade e atrativo”, completou o presidente da FAF, Dissica.
.
O mandatário do América Futebol Clube, Amadeu Teixeira, propôs que a entidade maior do futebol amazonense, elabore um projeto para que o Governo ajude as equipes locais no Estadual.
.
“O Governo ajuda o Carnaval, o Boi e outros eventos, e os clubes precisa também de um incentivo para o campeonato, pois nós estamos em época de Copa do Mundo e isso será bom para a imagem dos nossos governantes”, disse.
.
O ex-dirigente do São Raimundo e Nacional Futebol Clube, hoje atuando como Diretor de Futebol Profissional da FAF, Ivan Guimarães, disse que está preparando um projeto que irá beneficiar as equipes do futebol local nesse campeonato.
.
“Nós estamos concluindo um projeto que devemos levar ao Governador para ajudar as equipes nas despesas no Estadual, seja nos jogos de quem do interior para a capital e vice-versa, bem como o custeio da arbitragem para o deslocamento. Acreditamos que isso contribuirá muito as nossas equipes”, concluiu.
.
A próxima reunião do Conselho Técnico da FAF será realizada na próxima terça-feira, dia 20 de janeiro, a partir das 18h, na sede da entidade, localizada na av. Constantino Nery, 282, próximo ao Terminal 1.
.
FONTE/AUTOR: Paulo Rogério /Espeial para o Panorama.

Manaus: sede em 2014


DA REDAÇÃO NORTE: Panorama Esporte TV Brasil.

O termo de compromisso que solicita o credenciamento de Manaus como uma das cidades sedes dos Jogos da Copa do Mundo de 2014 foi encaminhado, na tarde da última quinta-feira, 15, pelo Governo do Amazonas e Prefeitura local, ao comitê organizador da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

No contrato de adesão apresentado a CBF, o Estado se compromete, entre outros pontos, a fazer a entrega definitiva de todos os estádios em plenas condições de uso, como exige o caderno de encargos da Instituição máxima do futebol, até o dia 31 de dezembro de 2012.

“Vamos carboneutralizar toda a competição. O que for preciso iremos fazer. Todas as providencias estão sendo tomadas. Acreditamos que da forma que estamos trabalhando iremos alcançar nosso objetivo”, disse o Governador Eduardo Braga, responsável pelo documento, ao lado do ex-prefeito, Serafim Corrêa.

No documento enviado ao comitê organizador da CBF, o Amazonas garante apresentar todos os licenciamentos, com particular atenção aos aspectos ambientais e urbanísticos, até o dia 31 de julho de 2009.

No documento é enfatizado que a implementação dos investimentos destinados à melhoria da infra-estrutura da capital Amazonense terá início até o dia 31 de janeiro de 2010.

O novo estádio Vivaldo Lima (Vivaldão), também é uma das promessas para o Amazonas ser contemplado com a candidatura, pois ele será implodido. “É um estádio que condiz com a nossa região e com o apelo humanitário, que é o Meio Ambiente. O projeto sobre o novo Vivaldo Lima é impreterivelmente ecológico e auto sustentável. Ele é muito moderno e está dentro das exigências da Fifa. A cada dia fico extremamente otimista que a Copa será nossa”, finalizou o administrador do Estádio, Ariovaldo Malizia.

Capital mais verde do Brasil

Manaus é banhada pelo Rio Negro e é o portão de entrada para a maior floresta tropical do planeta. A cidade guarda um extraordinário estoque de recursos naturais, entornada pelo maior rio em volume de água do Planeta, chamado Amazonas, representado por 20% da reserva de água doce do mundo, um banco genético de inestimável valor e grandes jazidas de minérios, gás e petróleo.

A capital do Amazonas surgiu na segunda metade do século XVII, com a construção do Forte de São José da Barra, cuja finalidade era proteger a região contra a invasão estrangeira.

Somente em 04 de setembro de 1856, foi denominada de Manaus, em homenagem à nação indígena dos Manaós o mais importante grupo étnico habitante da região.

Manaus foi uma das primeiras cidades brasileira a contar com luz elétrica, galerias pluviais, tratamento de águas e esgotos e serviço de bondes elétricos.

É o principal patrimônio cultural arquitetônico do Amazonas. Esse templo de arte retomou seu apogeu com a realização do Festival Amazonas de Ópera, todos os anos, e com a apresentação em seu palco de espetáculos clássicos e populares de dança, música e teatro de artistas locais, nacionais e internacionais.

Crescimento e Modernização

As obras de infra-estrutura urbana movimentaram a cidade nos últimos anos, mudando a paisagem e promovendo o desenvolvimento.

Passagens de nível, duplicação de avenidas e a construção de viadutos são apenas alguns exemplos do ritmo acelerado das transformações vividas por Manaus.

Muita coisa ainda está por ser implantado em Manaus. Investimentos esses que começaram a surgir com a grande e ambiciosa vontade de sediar jogos da Copa de 2014.

FONTE/AUTOR: Adeilson Albuquerque/ Especial Panorama.