quinta-feira, 5 de julho de 2007

COPA AMÉRICA: Argentina garante a primeira colocação do grupo C.

DA VENEZUELA: correspondente do Panorama (AP).
.
Já classificados, Argentina e Paraguai foram a campo nesta quinta-feira, no estádio Metropolitano em Barquisimeto, na Venezuela, apenas para definir o primeiro colocado do grupo C. Com um gol do ex-corintiano Javier Mascherano, os argentinos levaram a melhor e garantiram uma vitória por 1 x 0.
.
Com o resultado, a argentina somou nove pontos, garantiu a primeira colocação do grupo e agora terá o Peru na próxima fase, no domingo. Já o Paraguai, que ficou com a segunda colocação, com seis pontos, terá pela frente o México, também no domingo, pelas quartas-de-final da Copa América.
.
ARGENTINA 1 X 0 PARAGUAI

Argentina.
.
Abbondanzieri; Ibarra, Burdisso, Díaz e Zanetti; Lucho González (Mascherano), Fernando Gago, Cambiasso (Lionel Messi) e Aimar (Ayala); Tevez e Palacio.
Técnico Alfio Basile
.
Paraguai.
.
Bobadilla; Mazur, Cáceres, Vera e González; Torres, Verón, Dos Santos (Barreto) e Santana (Santa Cruz); Cabañas e Cuevas (López)
Técnico: Gerardo Martino
.
Local: Estádio Metropolitano, em Barquisimeto (Venezuela)
.
Árbitro: Jorge Larrionda (Uruguai)
.
Assistentes: Wálter Rial (Uruguai) e Ednilson Corona (Brasil)
.
Cartões amarelos: Burdisso, Palacio (Argentina); González, Barreto e Santana (Paraguai)
.
Gol: Mascherano 33 minutos do segundo tempo.

FALAMOS: homens falam tanto quanto as mulheres.

A revista "Science", publica nesta sexta-feira, dia 06, um estudo que vai dar o que falar. Depois de oito anos de investigação, com gravações de conversas de 400 pessoas, uma pesquisa revelou que os homens falam, praticamente, tanto quanto as mulheres, cerca de 16 mil palavras por dia. O estudo é o primeiro registro sistemático que existe sobre conversações naturais com muitas pessoas, num amplo período de tempo. Para chegar a esse número, os pesquisadores transcreveram as gravações de quase 400 estudantes das Universidades do Texas, nos Estados Unidos, e da Universidade Autônoma de Novo Leon, em Monterrey, no México. Em números absolutos, elas ainda estão na frente. Mas não muito. Enquanto elas falam16.215 palavras, em média, eles concorrem com 15.669 palavras. Os participantes, que tinham entre 17 e 29 anos, ficaram com os gravadores por 17 horas, entre 2 e 10 dias. Só era permitido não usar o equipamento durante a prática de esporte e nas conversas mais privadas.

DENÚNCIA: empresas que não respeitam o cidadão em Manaus.

MANAUS: Panorama Esporte Tv.
.
A Comissão Permanente de Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa do Amazonas, fechou esta semana o balanço dos seis primeiros meses de trabalho. Conforme o presidente da Comissão, deputado estadual Marcos Rotta, foram mais de 4 mil atendimentos. O levantamento também fez um balanço das empresas denunciadas tendo a empresa de telefonia Telemar ficado em primeiro lugar com 132 queixas direcionadas à Comissão. Na ordem decrescente, as 10 empresas mais denunciadas, nos primeiros seis meses deste ano foram a Telemar com 132 queixas; a J.P Service, com 39 denúncias; Best Service, com 27 queixas; Águas do Amazonas, com 25 denúncias; Manaus Energia, com 24 queixas; Nokia, com 18 denúncias; Evadin, com 17; LG, com 15; Gradiente, com 13, e Carrefour com 10 denúncias. Na lista também aparecem as empresas Vivo, Amazônia Celular, Amazon Cell, Tim e Panyhec, ocupando do 11º ao 15º lugar.
.
O cidadão, pode continuar denunciando as práticas irregulares das empresas por meio dos seguintes números: 3183 4451/4343.

HISTÓRIA: Tragédia do Sarriá completa 25 anos.

MANAUS: correspondente do Panorama.

Era tarde do dia 5 de julho de 1982. Estavámos reunidos em casa, para ver mais um jogo do Brasil na Copa do Mundo da Espanha. A certeza do Tetracampeonato era unânime. Só o Jô Soares parecia discordar em todo o Brasil, criando um personagem que será sempre lembrado pelo inesquecível bordão: "bota ponta, Telê!". Com um pouco mais de esforço, alguns até se lembrarão do nome do personagem - Zé da Galera.

A Itália, adversária daquele dia, chegou na Espanha vivendo um ambiente conturbado, em razão do escândalo da Tottonero, jogo de apostas italiano. Na primeira fase empatou três partidas e só se classificou, acreditem, por ter marcado mais gols que Camarões, também com 3 empates. Na verdade, um golzinho a mais...

A Itália venceu em sua estréia na 2ª Fase, 2x1 contra a Argentina. Depois o Brasil venceu a mesma Argentina, Campeã do Mundo de 1978, por 3x1 e iria decidir a vaga para as semifinais contra os italianos. Não dava nem para disfarçar o favoritismo. Na fase anterior, apesar dos sustos, 3 vitórias contra União Soviética (2x1), Escócia (4x1) e Nova Zelândia (4x0), com shows de Zico, Sócrates, Falcão, Júnior e Éder.

Em meio à crise, os italianos se recusavam a dar entrevistas. Em meio à confiança, os brasileiros bailavam ao som de "Voa Canarinho", música símbolo daquela Seleção, interpretada pelo lateral-esquerdo Júnior.

Valdir Peres; Leandro, Oscar, Luisinho e Júnior; Toninho Cerezzo, Falcão, Sócrates e Zico; Serginho e Éder. Sob o comando de Telê Santana, este era o escrete Canarinho, conhecido por todo o Brasil e agora pelos gramados espanhóis.

O Brasil jogava pelo empate, mas esteve sempre atrás no marcador. Itália 1x0, gol de Paolo Rossi, logo aos 5 minutos de jogo. Mas o Brasil era bom demais... E Sócrates confirmou tal tese aos 12 minutos empatando o jogo e garantindo (até ali) a classificação do Brasil. Teimosamente, a Itália passou à frente de novo. De novo Paolo Rossi, aos 25 minutos. Fim do primeiro tempo e um certo ar de perplexidade no ar. Poderia o Brasil ser derrotado pela Itália?

A resposta viria nos próximos 45 minutos. Depois de alguma angústia, Falcão deixou tudo igual novamente aos 23 minutos. A imagem de Falcão na comemoração do gol (acima) é considerada até hoje como uma das mais emblemáticas e significativas no mundo do esporte. Pronto. Agora era só administrar o jogo nos próximos minutos.

Mas...

Paolo Rossi, de novo, aos 30 minutos, desafiou a lógica e colocou a Itália em vantagem de 3x2. Uma vantagem que se revelaria definitiva. Lembro (e acredito que todo o Brasil também) de uma cabeçada de Sócrates, já no fim do jogo, bem defendida pelo experiente goleiro italiano Dino Zoff, 40 anos.

Rossi era um dos mais contestados pela imprensa italiana e depois dos 3 gols contra o Brasil ainda fez 2 na semifinal contra a Polônia (2x0 Itália) e 1 na final contra a Alemanha (3x1), consagrando-se como artilheiro da Copa da Espanha, com 6 gols marcados.

Tinha 12 anos e era o craque da rua. Sempre depois dos jogos íamos jogar bola e eu sonhava que estava nos gramados espanhóis. Parece que jogava enfeitiçado pela magia daquela Seleção. Menos naquela tarde de 5 de julho.

A única coisa que consigo me lembrar era de olhar para todos os lados e ver todos chorando... Homens, mulheres, jovens, crianças, velhos. Meu tio Afrânio (falecido em 2006) era a mais real imagem do sofrimento. Ele chorava como eu não vira alguém chorar antes. Muito marcante também foi a imagem de um menino brasileiro no estádio Sarriá, bandeira enrolada no mastro e soluço entalado na garganta.

Nunca mais o mundo do futebol viu uma seleção tão brilhante como a de 1982. O Tetra veio em 1994, burocraticamente. O Penta veio em 2002, sob o signo copeiro de Luis Felipe Scolari e um grupo fechado ainda nas Eliminatórias. Mas o brilho de 1982 não voltou. E dificilmente voltará!

E o Sarriá, palco de mais uma tragédia futebolística brasileira (tão marcante como o Maracanazo de 1950) foi demolido em 1998. Mas as lembranças de 5 de julho serão eternas...

(TM)

Neto de volta à Portugal.

Atacante Neto (Foto: PR)
MANAUS: correspondente do Panorama.
.
O meia-atacante Neto está arrumando as malas para retornar ao futebol português. O jogador de 30 anos assinou contrato com a equipe do Visela da cidade do Porto, que disputará a Segunda Divisão de Portugal. Neto é natural de São Luís/ MA, mas está em Manaus curtindo suas férias com sua esposa, Ana Paula, 30 anos, e seus dois filhos, Lucas Matheus e Gustavo Felipe. O jogador iniciou sua carreira no futebol nas categorias básicas do Maranhão EC. Na capital amazonense Neto chegou em 1996 para atuar no São Raimundo. Sobre a situação do Tufão da Colina na sua queda para a Série C deste ano, o jogador considera que a equipe tem tudo para se recuperar e também as demais que participarão da competição. “Esse período que estão passando os clubes amazonenses na preparação, eles tem a possibilidade de subir, vai depender da estrutura e também da força de vontade em chegar a Série B no próximo ano”, disse Neto. No futebol português, Neto foi para a equipe do Maia da cidade do Porto e depois se transferiu para o Chaves da mesma cidade na Segunda Divisão. Com a experiência adquirida no futebol europeu, o jogador faz uma avaliação entre o futebol brasileiro e o que é praticado em Portugal. “Lá é um futebol mais corrido e disputado, o nosso tem mais qualidade técnica”, concluiu. Sua ida para outro país e também do meia-atacante Cristiano que atua no Paços de Ferreira (1ª Divisão), pode abrir um caminho grande para os atletas que estão aqui. “Com certeza os empresários da Europa que vem aqui podem levar os outros jogadores que também tem qualidade”, salientou Neto. Para a mulher do jogador, Ana Paula, graduada em administração empresarial, no começo a adaptação foi difícil, mas tudo no final deu certo. “Foi complicado devido o frio, principalmente nós que saímos do verão daqui, ainda bem que as crianças conseguiram se adaptar rapidamente com a mudança”, comentou Ana Paula. A oportunidade em morar num país mais desenvolvido pode proporcionar oportunidade para mim como profissional muito grande na área de comunicação. “Eu pretendo dar uma continuidade lá no meu estudo e depois quando retornar ao Brasil estar com uma qualificação nos cursos oferecidos na Europa”, acrescentou ela. Além de ter jogado no São Raimundo em Manaus, o jogador defendeu por duas vezes o Nacional Futebol Clube. Na sua trajetória no futebol brasileiro teve ainda: São Bento/SP, Atlético/PR e Vila Nova/MG. Neto retorna para o futebol português na sexta-feira, dia 06, na sua terceira temporada para defender o Visela, na Segunda Divisão lusitana.

NÃO CONVENCE: "Seleção Brasileira vence".

Robinho após único gol.

DA VENEZUELA: correspondente do Panorama.
Aqui na Venezuela com uma atuação dita como normal, a diferente seleção de Dunga venceu o Equador, mas, não convenceu a torcida. Robinho mais uma vez. Só dá ele na fraca seleção treinada por Dunga. O atacante sofre pênalti, cobra e faz o gol da sofrida vitória sobre a seleção do Equador, garantindo a classificação para as quartas-de-final da Copa América. Sábado á noite, Brasil volta a enfrentar o Chile.

PROUNI: "só até amanhã".


DE BRASÍLIA: correspondente do Panorama.
Termina nesta sexta-feira, dia 06, o prazo para a comprovação de dados dos alunos selecionados na primeira chamada do Programa Universidade Para Todos. A iniciativa pretende ajudar alunos da rede pública ao oferecer bolsas em instituições privadas de Ensino Superior. Os candidatos a receberem o benefício devem se dirigir às instituições em que foram pré-selecionados e levar os documentos que comprovem as informações preenchidas na ficha de inscrição. Os alunos que não comprovarem os dados perdem o direito à bolsa de estudos do PROUNI. No dia 18 de julho, será feita uma reclassificação para os estudantes que não foram selecionados na primeira chamada.

AIDS: "genérico já tem no Brasil".

DE BRASÍLIA: correspondente do Panorama.
Chegou nesta semana ao Brasil a primeira remessa do medicamento anti-retroviral Efavirenz genérico. O remédio faz parte do coquetel usado no tratamento de pessoas com HIV e aids. O lote tem três milhões de comprimidos. No total, 27 milhões de pílulas foram adquiridas, o suficiente para garantir o tratamento de 75 mil pessoas durante um ano. A versão genérica do medicamento foi comprada de laboratórios indianos indicados pela Organização Mundial da Saúde. Isso só foi possível por causa do decreto do licenciamento compulsório do Efavirenz pelo Governo Federal, no dia 4 de maio. Quem utiliza o Efavirenz não precisa se preocupar com uma possível falta do remédio. A expectativa do Ministério da Saúde é de que os laboratórios brasileiros já estejam produzindo o Efavirenz genérico a partir do segundo semestre de 2008.