segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

REPAGINADO: Pará tem até janeiro para entregar Mangueirão.


DA REDAÇÃO NORTE: Panorama Esporte Tv Brasil.
.
Segundo a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Copa do Mundo de 2014, Lúcia Penedo, o Pará terá até o dia 15 de janeiro do ano que vem para entregar à Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) o projeto básico de adequação do Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, às exigências dos realizadores do Mundial no Brasil.
.
O responsável pela adequação é o arquiteto idealizador da construção do estádio no início dos anos 1970, Alcyr Bores de Souza Meira, 74. Alcyr Meira é um dos mais respeitados arquitetos e engenheiros do mundo.
.
Entre as suas principais obras, está a construção de nove universidades de ensino, incluindo a Universidade Federal do Pará (UFPA). Meira destaca que as exigências da Fifa não são difíceis de serem cumpridas se comparadas ao outros estádios do Brasil.
.
No momento atual, segundo o arquiteto, mesmo sem reformas, o Mangueirão está com quase 80% das exigências da entidade maior do futebol no mundo preenchidas.
.
Entre as principais mudanças está a troca dos acentos dos torcedores por cadeiras confortáveis com encosto. Já nas tribunas, haverá a troca das cadeiras por poltronas.
.
A mudança diminuirá a capacidade do Mangueirão, de 45.127 para 43.788 espectadores.

Também será criado uma ”zona mista”, que são espaços maiores voltados para a mídia nacional e internacional, com capacidade para 1.600 jornalistas, e uma área exclusiva para membros da Fifa.
.
O estacionamento passará a ter 8.500 vagas para veículos automotores. Será constituído de dois pavimentos e receberá uma cobertura de painéis solares para aproveitamento da luz solar.
.
A caixa d’água do estádio terá receptores de água da chuva, que será posteriormente filtrada para aproveitamento na irrigação do estádio e nas descargas sanitárias.
.
Haverá ainda outras pequenas adaptações referentes a instalações internas de vestiários e escritórios.
.
Os projetos começaram a ser implantados a partir do momento em que Belém for escolhida como uma das sedes ou subsedes da Copa.
.
Se escolhido, o Pará terá até o início de 2013 para cumprir todas as obras de adaptação. Os orçamentos ainda não foram definidos, mas, segundo Meira, ficarão entre US$ 120 e US$ 150 milhões.
.
FONTE: Diário do Pará