segunda-feira, 19 de abril de 2010

INCÊNDIO: mais de cinco prédios são tomados por labaredas no centro de Manaus

DE MANAUS: Adeilson Albuquerque / Especial para o Panorama Brasil

Um incêndio com labaredas que alcançaram mais de quinze metros de altura atingiu cinco prédios no centro de Manaus/AM, na tarde desta segunda-feira (19). Tal fato ganhou repercussão nas principais redes de TVs do Brasil.

Segundo o Corpo de Bombeiros, que permanecia trabalhando à noite no local, ninguém ficou ferido e as causas do incidente são desconhecidas.

Não houve vitimas fatais. Mas uma policial Militar conhecida como Josilene saiu ferida após tentar retirar funcionários que estavam presos na Biblioteca Pública, que fica ao lado do Prédio que recebeu as primeiras chamas.

A cabo caiu de uma altura aproximada de sete metros, torcendo o tornozelo, e foi levada ao Pronto Socorro 28 de Agosto e deve passar por uma cirurgia.

Um carro de Bombeiros e mais quatro de apoio foram responsáveis por apaziguar as chamas que iniciaram por volta das 15he30min. Mais de 90 homens estiveram no ocorrido.

Apesar de o transito ter sido interditado durante o fim da tarde, desde as 20h (de Brasília), o movimento agora é tranqüilo nas proximidades.

O laudo que vai apontar as causas do fogo deverá sair em trinta dias. Os prejuízos ainda não foram calculados pelos comerciantes.

O gerente de uma das lojas afetadas, Mário Aguiar, afirmou que perdeu muito dinheiro. “Nossa não dá pra acreditar. Isso é inacreditável. Muitas mercadorias minhas foram roubadas por pessoas que passavam por aqui. Não sei o que vou fazer”, lamentou com lágrimas nos olhos.

Histórico de incêndios

O ocorrido na tarde desta segunda no centro de Manaus não é o primeiro que deixa populares e empresários descontrolados e aflitos.

Em setembro de 2008 o hipermercado Atacadista Makro, na Zona Sul, foi tomado pelo fogo. Apenas o prédio do hipermercado pegou fogo. No local funcionava um restaurante no prédio histórico que não foi atingido. Também em 2008 foi à vez de um incêndio destruir um supermercado dentro de um shopping em Manaus, conhecido como TVLândia (foto acima), na Avenida Djalma Batista. Os profissionais dos Bombeiros informaram, na ocasião, que havia 20 funcionários no supermercado no momento do incêndio, mas ninguém ficou ferido.

Em 2009 labaredas com mais de 30 metros de altura destruiu quase completamente o bloco B do Centro de Compras CECOMIZ, o mais antigo da cidade construído no fim da década de 70. Também não foram registrados ferido. Comerciantes, populares e os bombeiros, que estiveram no local, relataram que o fogo começou após explosão em uma loja de artigos eletrônicos.

Foto: Reprodução / Reinaldo Okita - Amazonas em Tempo/AE

Adeilson Albuquerque é jornalista e responsável pela Editoria Norte do Panorama Brasil.

EDUCAÇÃO E RENDA: Ministro Lupi defende como armas contra o trabalho infantil

DE BRASILIA: Mauricio Castro, com informações da Assessoria do Ministério do Trabalho e Emprego / Especial para o Panorama Brasil.

O ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Carlos Lupi, iniciou nesta segunda-feira (19) sua agenda oficial nos Estados Unidos, onde participa nesta semana da reunião de ministros do trabalho do G-20.

Em seu primeiro compromisso, o ministro encontrou representantes da África do Sul e da Índia para falar sobre a experiência do Brasil no combate ao trabalho infantil.

Lupi fez um balanço positivo das ações do governo, apresentou números que mostram bons indicadores e afirmou que programas sociais como o Bolsa Família são tão importantes quanto as ações de fiscalização. "O trabalho infantil no Brasil esta diminuindo rapidamente, mas a açãoo da fiscalizão chegou ao seu limite. Como hoje metade dos focos está no meio rural, dentro da casa das famílias, é preciso desenvolver outros tipos de abordagem. O Governo tem de garantir educação de qualidade para as crianças e, principalmente, assegurar que as famílias tenham condição de mantê-las na escola, sobrevivendo sem o trabalho delas", disse o ministro.

Números

Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do MTE, o índice de ocupação entre crianças e adolescentes de 5 a 17 anos no Brasil caiu de 19,55% (1992) para 10,1% (2009), o que representa um impacto de 4 milhões de jovens beneficiados.

O ministro atribuiu o resultado a uma combinação de fatores como a ação fiscal, o crescimento econômico e programas de transferência de renda como o Bolsa Familia, que beneficia hoje cerca de 45 milhões de pessoas. "Nosso maior desafio hoje e chegar até essas famílias. Para isso, ação social será tão importante quanto a ação fiscal", afirmou, ressalvando que cada país deve buscar soluções com base na sua cultura e economia.

Participantes

O encontro, intitulado "Lições do desenvolvimento e implementação de planos nacionais de ação para eliminar o trabalho infantil" foi promovido pelo Instituto Brasil do Centro Woodrow Wilson. Alem de Lupi, participaram do evento a embaixadora da Índia nos Estados Unidos, Meera Shankar, e o ministro do Trabalho da África do Sul, Membathisi Mdladlana. Ao término do encontro, os três líderes reafirmaram o desejo de estreitar a cooperação trilateral nesse tema.

FONTE: Assessoria de Imprensa do MTE

FOTO: Ministro Lupi, durante palestra ao lado de Meera Shankar e Membathisi Mdladlan

PALAVRA ESPECIALIZADA: Neymar e Ganso dão novo show. Agora, será que Dunga irá convocá-los?

DE MANAUS: Paulo Rogério Veiga / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil.

Mais um show e mais goleada!!

Virou rotina, mas é a comprovação de que o time do Santos, joga em função de fazer gols, proporcionar um bom espetáculo e caminha para conquistar muitos títulos na temporada de 2010, a começar pelo Campeonato Paulista.

Assim é o Santos de Robinho, Neymar e Paulo Ganso, sem contar com os demais jogadores que se encaixam perfeitamente numa máquima chamada Ssntos Futebol Clube.

Mas nesse contexto há um desejo que fica cada vez mais forte e mais vivo do que nunca. A convocação de Neymar e Ganso para compor o grupo da Seleçao Brasileira na Copa do Mundo, África do Sul’2010.

Se acontecesse tal feito, seria a coroação para dois jogadores que estão encantando o Brasil e que já ganharam manchetes nas principais mídias esportivas do mundo.

Deixá-los de fora da convocação, no próximo dia 11 de maio, seria como deixar orfã a Seleção Brasileira do futebol mais bonito e habilidoso praticado no momento.

Se o time está fechado, como diz o próprio treinador, nesse caso tem que haver uma excecão, afinal de contas não se pode vetar dois jogadores habilidosos e que estão num bom momento no futebol.

No site esporte.uol.com.br Neymar e Paulo Henrique disseram que estão na expectativa para convencer Dunga.

Mesmo sendo, jovens talentosos jogadores, isso não assusta os dois atletas, pelo contrário ousadia e confiança são as virtudes deles pra chegar à Copa do Mundo 2010. Neymar e Ganso (foto) não devem nada a ninguém e tão pouco tem que provar algo a alguém.

Como sonhar não custa nada, então façamos assim até a convocação marcada para o dia 11 de maio.

Quem sabe os deuses do futebol possam abrir a mente de Dunga e levar não somente mais dois e sim duas revelações que serão fundamentais como fator surpresa na Copa.
Foto: Reprodução

FONTE / AUTOR: Paulo Rogério Veiga é Bacharel em Comunicação, Arbitro de futebol e há 27 anos recebe informações privilegiadas da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O escrito é de sua extrema responsabilidade, isentando o Panorama Brasil.