quarta-feira, 27 de junho de 2007

Amazonense reclama da receptividade da Organização do Pan

MANAUS: Panorama Esporte TV
.
"Como incentivar a participação no Pan, com respostas tão frias por parte da Organização?". Com esse questionamento, a amazonense Lenise Mesquita enviou para a equipe do Panorama Esporte TV uma mensagem eletrônica, relatando a forma como foi tratada em um contato com a Organização do Pan e antecipando sua decisão de desistir da viagem ao Rio de Janeiro, para acompanhar os Jogos Pan Americanos. "Outros fatores também pesaram, é claro. Pensei ainda na crise dos aeroportos. Juntando com a assustadora frieza que recebi da Organização, acabei desistindo, porquê quero passar longe de estresses nestas férias", disse a amazonense, que é professora da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), após contato telefônico. A insatisfação de Lenise começou quando ela entrou em contato com a Organização do Pan, via e-mail, para saber se sua filha mais velha, Lorena Mesquita Saad (13 anos), teria direito a pagar meia entrada no Rio de Janeiro com sua Carteria de Estudante de Manaus e sua filha caçula, de 5 anos (Lanna Mesquita Lima), teria que pagar ingressos nos eventos esportivos. "As respostas até que foram rápidas, porém frias e vazias. Não esclareceu o que eu queria saber. Por isso desisti", explicou a professora, fazendo piada de sua própria situação: "isso é porquê me comuniquei em português. Fico imaginando como deve estar sendo os contatos de estrangeiros... Mas, afinal de contas, como disse nossa Ministra do Turismo, Marta Suplicy - relaxa e goza, povo brasileiro". Lenise se intitula, no e-mail, uma ex-interessada em fazer turismo no Pan-2007. Agora ela estuda a possibilidade de viajar a Parintins, para prestigiar o Festival Folclórico do município.

Confira abaixo os trechos da conversa eletrônica entre Lenise Mesquita e os organizadores do Pan. A transcrição da conversa foi autorizada pela professora para a equipe do Panorama Esporte TV:

Lenise - Vocês vão aceitar identificação estudantil de outras praças para compra de meia entrada no Evento? E minha filha de 5 anos paga?? Pode entrar??? Que documento precisa?

Organização do Pan - XV Jogos Pan-Americanos RIO 2007
Prezado(a) espectador(a),
Todas as políticas de gratuidade e descontos amparadas pela Legislação em vigor serão estritamente cumpridas. A compra de ingressos com descontos previstos em lei é direito pessoal.

Ao insistir por uma resposta "sim" ou "não", visto que ela não é conhecedora das "leis vigentes no município do Rio", que podem ser perfeitamente diferentes das que prevalecem em Manaus, teve a seguinte resposta "robotizada":

Prezado(a) espectador(a),
O Comitê Organizador dos Jogos Pan Americanos irá respeitar todos os descontos previstos na lei atual.
Atenciosamente,
Comitê Organizador dos Jogos Rio 2007

Lenise ainda tentou pesquisar, via internet, a regulamentação de meia entrada estudantil no município do Rio, mas não conseguiu. "Encontrei até a Lei Municipal de Niterói, mas do Rio nada".
E desistiu...

"RÁPIDAS DO PAN": Ansiedade e medo

Pan-Americano (foto PC)

DO RIO: correspondente do Panorama.

Com a chegada do Pan Americano, a população do Rio de Janeiro divide suas atenções entre a espera pela competição e a preocupação com a segurança pública do Estado. Motivos não faltam. O último registrado foi o fechamento de uma pista do Aeroporto Internacional Galeão, devido a ataques de bandidos. No mesmo dia, foi anunciado mais 25 mil policiais para o reforço à segurança durante o Pan. São cenas como essas que provocam inúmeras manifestações de preocupação entre os brasileiros e até no exterior. O Rio de Janeiro espera que o esquema a ser iniciado neste sábado dia 30, garanta a paz e segurança durante o Pan, mas também deixe um legado de renovação dos mecanismo de combate à violência na cidade.

AMAZONENSE: de credibilidade no Brasil.

Mário Morango (foto PC).

DO RIO: correspondente do Panorama.

Com uma parte branca à frente, aparentando início de calvíce. Imagem normal de um homem que exerce a profissão, que escolheu, com amor. Responsabilidade e competência. A credibilidade é tanta, que quem o ver com seus simples chinelos de dedo no trabalho, nem acredita que este cidadão é o que é. Mesmo com camiseta regata da cor amarela, ou não, tem livre acesso ao prédio do grupo Bandeirantes aqui no Rio de Janeiro. Prédio este, de difícil acessibilidade. Com um olhar não direcional, cabeça inclinanda sempre para o lado esquerdo, como sinal de positividade. Colocações e falas peculiares de quem conhece e tem respeito na área onde milita há mais de 30 anos. Presente em inúmeros países e conhecedor de diversos Idiomas. Entre os quais, o Inglês e o Espanhol. Um verdadeiro COSMOPOLITA, como costuma falar. Não deixa pra depois, o que pode fazer agora. Amazonense por natureza e carioca de coração. Este é MÁRIO MORANGO, de 41 anos. Coordenador de Esportes da Rádio Bandeirantes do Rio de Janeiro (AM 1360 khz). Em entrevista exclusíva ao PANORAMA ESPORTE TV. Mário Morango, com voz incomparável, demonstrou determinação no que faz. "Quando cheguei ao Rio, tive pessoas que abriram as portas pra mim e, graças a Deus, com meu trabalho, aos poucos, continuo chegando mais longe", comentou. Sobre a desenvoltura profissional, Morango disse que tudo depende de si. "Se você acredita em seu talento, seja em qual situação for. São Paulo, Minas ou até mesmo em Manaus, busque o que você almeja, o que você quer, pois todos temos capacidade", afirmou. Sobre o mercado restrito da comunicação, Mário Morango foi enfático. "É difícil, mas não impossível. Aqui no Rio, para se ter uma idéia, são 500 pessoas disputando uma vaga. Mas, só depende de você", concluiu com seriedade.