segunda-feira, 12 de maio de 2008

FALE CONOSCO: panoramaesportetv@hotmail.com

TURISMO: alternativas de desenvolvimento sustentável para a Amazônia.


Especial: Correspondente do Panorama.

Fazer turismo na Amazônia é sempre uma aventura. Seja nas ilhas, nas praias ou no meio da selva. A emoção está em todo lugar. A Amazônia, que, historicamente, sempre esteve associada á natureza, constitui-se numa das últimas reservas mundiais de recursos naturais e florestais e um dos ecossistemas mais ricos e preservados do planeta, especialmente por sua biodiversidade.

Nessa perspectiva, o interesse pelas questões relacionadas á conservação do meio ambiente, confere á Amazônia um papel de destaque, nos cenários nacional e internacional, por congregar todos os elementos naturais necessários ao sucesso de qualquer programação de ecoturismo.

A bacia amazônica é um dos locais mais chuvosos do planeta, com índices pluviométricos anuais de mais de 2.000 mm por ano, podendo atingir 10.000 mm em algumas regiões. A Amazônia é a maior floresta do mundo, representando 35 % de toda as florestas. É considerada também uma das mais antigas coberturas florestais, permanecendo estabilizada a cerca de 100 milhões de anos.

O rio Amazonas é o maior e mais largo rio do mundo e o principal responsável pelo desenvolvimento da floresta Amazônica. O volume de suas águas representa 20 % de toda a água presente nos rios do planeta. Têm extensão de 6.400 quilômetros, vazão de 190.000 metros cúbicos por segundo (16 vezes maior que a do rio Nilo), conta com mais de 1.000 afluentes. Sua largura média é de 12 quilômetros, atingindo freqüentemente mais de 60 quilômetros durante a época de cheia.

Na foz, onde deságua no mar, a sua largura é de 320 quilômetros. A profundidade média é de 30 a 40 metros. As áreas alagadas influenciadas pela rede hídrica do Amazonas, formam uma bacia de inundação muito maior que muitos países da Europa, juntos. Apenas a ilha do Marajó, na foz do Amazonas, é maior que a Suíça.

A Amazônia é um dos poucos redutos do planeta onde ainda vivem povos humanos primitivos. As dezenas de tribos ainda existentes espalham-se em territórios dentro da mata, mantendo seus próprios costumes, linguagens e culturas, inalterados por milhares de anos. Antropólogos acreditam que ainda existam povos primitivos desconhecidos, vivendo nas regiões mais inóspitas e inacessíveis.

Nesse sentido, o turismo é um segmento que desponta como uma das alternativas de desenvolvimento sustentável para a Amazônia, pois, se bem planejado, é capaz de minimizar os impactos ambientais, além de apresentar um potencial multiplicador significativo, em termos de geração de emprego e renda.

TIMÃO: Presidente nega contato com Palermo do Boca.

DE SÃO PAULO: Correspondente do Panorama.
.
Ainda em busca da contratação de um centroavante para o restante da temporada, o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, disse que o clube não entrou em contato com o argentino Palermo, do Boca Juniors, apesar dos rumores sobre uma possível transferência do atacante.

-O Palermo é um grande jogador, é um ídolo do Boca Juniors e o contrato dele acaba agora em maio, então o pessoal começa a especular. E o Corinthians teve grande sucesso com o Tevez, e agora com o Herrera. Mas até agora não houve contato, não teve nada. Infelizmente, não sei de onde saíram essas coisas - disse Sanchez em entrevista ao canal Sportv.
.
Paulocarlosmigueldeolivetto-paraopanorama.

JOGOS OLIMPICOS DE PEQUIM: china luta contra pirataría.

DE PEQUIM - A Prefeitura de Pequim incentivou a população a denunciar casos de pirataria de produtos oficiais dos Jogos Olímpicos, segundo informações da imprensa local.Uma regulamentação emitida pelos organizadores do evento pede aos chineses que protejam o logotipo oficial dos Jogos e oferece "recompensas" de até US$ 15 mil.A medida visa aumentar a proteção dos direitos de propriedade intelectual do logotipo dos Jogos Olímpicos, além dos mascotes e emblemas.
.
Agência EFE-depequim2008.

RONALDINHO: jornal diz que usa anabolizantes.

DO RIO: Correspondente do Panorama intenacional.
.
O jornal espanhol "Sport" acusou Ronaldinho Gaúcho de tomar anabolizantes. Nesta segunda-feira (12), o jornal publicou que o jogador brasileiro teve de ir a um hospital, após fazer uso de uma fórmula para se recuperar fisicamente em menos tempo. O craque está a afastado do Barcelona por causa de uma lesão muscular na perna direita. “Gaúcho tomou uma mistura de anabolizantes com testosterona e outros hormônios”, diz o jornal. .
.
Carlomizziathoguedes.