quarta-feira, 3 de outubro de 2007

A serviço da Advocacia e do Nacional Futebol Clube


DE MANAUS: Panorama Esporte TV
São duas profissões e dois amores que caminham juntos com o mesmo objetivo. Procurar realizar ambas da melhor maneira possível. O profissional defende as causas da lei e o coração luta para ver o Nacional Futebol Clube ser grande não só no nome, mas nas idéias e conquistas.

O INÍCIO
O nosso personagem é o Dr. Edson Rosas Jr.(foto), casado com Dra. Lúcia Rosas, pai de Edson Rosas Neto e Carlos Eduardo Rosas. Dr. Edson é graduado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Pós-graduado em Administração Pública e Direito Desportivo. Edson atua como advogado há 19 anos e na área desportiva durante 15 anos.

SUA CARREIRA COMO ATLETA
O atleta Edson Rosas Jr. atuou como goleiro no início de sua curta passagem no futebol no Nacional Futebol Clube, na década de 1980, onde jogou uma única competição na categoria juvenil com o ex-jogador Sérgio Duarte. Seu grande problema não era a habilidade e sim a balança, pois seu peso e tamanho o levou as quadras de futsal, onde conquistou título pelo Atlético Rio Negro Clube (juvenil e adulto) e ainda campeão Universitário. Numa competição em âmbito nacional entre Faculdades na cidade de Uberlândia/MG, foi campeão no futebol de campo e no mesmo evento ficou em terceiro lugar no futsal. Na modalidade de futsal ainda defendeu a equipe do América e Nossa Senhora das Graças.
E ASSIM INICIOU SUA VIDA NA LEGISLAÇÃO DESPORTIVA!
O envolvimento no esporte e sua profissão só poderiam caminhar juntos e a serviço da legislação desportiva. Sendo assim, o Dr. Edson Rosas, começou a se enveredar fora das quadras e dos campos de futebol em prol do desporto em geral. Curiosamente tudo surgiu por acaso, por conta do convite da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (CEAF) para ser advogado no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/AM) e também no Futsal. Um fato curioso que marcou como advogado foi numa reunião do TJD/AM foi ter absolvido cinco vezes em cinco processos diferentes o técnico do Nacional FC. O Dr. Edson atuou como Diretor de Esportes no Centro Acadêmico de Direito e Associação Atlética Acadêmica de Direito da UFAM. Depois foi eleito Presidente da Federação Amazonense Universitária de Desportos (FAUD). O trabalho na legislação desportiva só estava iniciando e com destaque na área foi convidado a fazer parte do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/AM). Como Auditor ficou apenas um mês, depois assumiu a pasta de Procurador (8 anos) e finalmente chegar ao posto maior como Presidente do TJD/AM (4 anos). A paixão pela legislação e o desejo de contribuir no esporte, fez com que tivesse a idéia com outros amigos da área na fundação do Instituto Amazonense de Direito Desportivo (IADD). Nesta entidade, Dr. Edson, atuou como Presidente e que mereceu um registro histórico, por ter sido o primeiro no país. “Nós tivemos essa feliz idéia em criar o IADD e aproveitamos o dia do advogado (8 de agosto) para fundar. Nosso orgulho maior é saber que o estatuto serviu de modelo para os outros Institutos no Brasil e também para o Instituto Brasileiro de Direito Desportivo – IBDD”, concluiu. No momento Edson Rosas é Presidente do TJD das Federações Amazonense de Voleibol e Futsal e Procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT).
GRAÇAS AO SEU FILHO FOI PARA O NACIONAL
Para chegar ao atual cargo de Diretor das Divisões de Base e do Departamento Jurídico do Nacional Futebol Clube, o Dr. Edson deve ao seu filho, por conta da frustração em ter jogado no São Raimundo. Depois seguiu seu filho seguiu rumo a Vila Municipal e daí recebeu um convite do Ex-presidente, o Dr. Evandro Farias e do Dr. Sarkis. Foi a partir daí que o Presidente do clube formulou o convite ao Dr. Edson Rosas é de colaborador passou a trabalhar nas atuais pastas como diretor do clube azulino.
Em 2006 o Dr. Edson viveu um momento especial, quando foi o chefe da delegação da equipe Sub-20 do Nacional FC, na Copa São Paulo de Futebol Junior e presenciou de perto a primeira vitória de uma equipe amazonense, por 3 a 2 no Atlético/MG. Esse mesmo time do galo mineiro foi à base que levou a Série A do Brasileiro. “São momentos como esse que nós sentimos orgulho de nossos jogadores e faz acreditarmos que temos bons valores aqui no clube”, comentou Rosas.
MAIOR ALEGRIA
A vitória na Copa São Paulo de Futebol Junior, contra o Atlético/MG por 3 a 2. Foi um momento inesquecível vivido ano passado. A outra é ter a família como apoio e ponto de equilíbrio.
DECEPÇÃO
Participação desastrosa do Nacional FC ao longo dos anos nas competições nacionais.

ÍDOLOS
Foram três jogadores que já deixaram profissão. Seu ex-colega no início de sua carreira, o jogador Sérgio Duarte na década de 80. O goleiro Leão e o argentino Diego Maradona.

PREFERÊNCIAS PESSOAIS
Seu prato preferido é estrogonofe de filé. Gosta de ler bibliografias de pessoas que fizeram diferença em algum momento da história da humanidade e no esporte, como por exemplo, o livro do técnico Bernardinho da Seleção Brasileira de Vôlei Masculino. O escritor que gosta mais é John Grisham, autor da obra Dossiê Pelicano, O Júri, O Rei das Fraudes, o Testamento, A Petição e outros. Seus filmes prediletos são relacionados ao esporte, que tenham uma mensagem de superação de uma equipe e também gosta de assistir produções de ficção científica.
SONHO
O Nacional FC ser campeão Brasileiro da Série A e chegar a Presidência do clube.
Sobre a atual situação do futebol local e o que foi no passado, Dr. Edson analisa que houve uma evolução do esporte e isso provoca também o acompanhamento de todos no esporte. “A mudança que eu percebo é que antigamente existia um amadorismo, onde se jogava em qualquer campo, hoje a história é outra, o garoto é cuidado desde pequeno com mais recurso técnico e estrutura”, salientou.
Edson Rosas confessa que tem o desejo de mudar o pensamento de alguns profissionais da imprensa por conta de declarações e matérias que na opinião dele prejudica o futebol e nada contribui para o soerguimento local. “A mídia local deveria ser como a paraense, que valoriza o futebol de lá e nós aqui procuramos fazer uma comparação do nosso futebol com os centros mais desenvolvidos do país”, disse Edson.

A JUSTIÇA
Um fato que deixou o Dr. Edson muito triste e ao mesmo ele teve a oportunidade de provar de que estava certo foi ter conseguido mostrar o seu profissionalismo como advogado. Na época que presidia o TJD/AM, Edson Rosas concedeu um liminar ao atleta do Atlético Rio Negro Clube que estava sendo pretendido pelo São Paulo/SP. O episódio teve uma repercussão, pois foi comprovado que houve uma assinatura falsa de uma pessoa (?) do clube. No final dos acontecimentos as pessoas que criticaram o Dr. Edson tiveram que reconhecer o seu procedimento correto na questão.
O FUTURO HOJE
Cansado de tanto assistir as decepções e os péssimos campanhas do Nacional Futebol Clube nas competições local e nacional, bem como, o gasto excessivo de dinheiro na contratação de jogadores sem qualidade é que apenas vem e depois vão sem deixar nada de positivo, o Dr. Edson resolveu elaborar o chamado Projeto Nacional 2008, visando à temporada do próximo ano, com a participação da Equipe B do clube, no Campeonato Amazonense da Segunda Divisão em sua primeira edição. “Nós entendemos que isso é feito em todo o mundo. Você tem que incentivar as divisões de base, pois os clubes têm uma renda na cota da TV e depois na negociação dos jogadores revelados pelo clube na base. Aqui nós não temos a cota da televisão, apenas resta à venda de atletas para conseguirmos caixa e assim contratarmos jogadores para o profissional”, comentou Dr. Edson.
Para realizar um trabalho satisfatório como advogado e ainda seus compromissos no Nacional FC e as atividades nas outras modalidades, o segredo está numa equipe competente e que executa todos os trabalhos com dedicação e responsabilidade.