sexta-feira, 19 de março de 2010

OLIMPIADA: inscrições abertas para Língua Portuguesa

DE MANAUS: Adeilson Albuquerque, com informações da Seduc, especial para o Panorama Brasil.

As escolas públicas do Amazonas irão participar na edição 2010 da “Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro”.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) aderiu à iniciativa da Fundação Itaú Social e do Ministério da Educação.

Os professores de Língua Portuguesa interessados em participar com sua escola na competição educativa já podem se inscrever no site www.escrevendoofuturo.org.br.

Após confirmação de sua escola, o professor inscrito deverá orientar seus alunos a escrever um texto manuscrito, em Língua Portuguesa, original e de autoria exclusiva dos respectivos estudantes, sobre o tema “O lugar onde vivo”.

Com esta temática geral, que também pode ser desmembrada em subtemas, os trabalhos deverão ser apresentados respeitando as seguintes categorias:Poema” (categoria para os alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental); “Memórias” (para os alunos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental); “Crônica” (para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental) e “Artigo de Opinião” (para estudantes do Ensino Médio).

Cada escola inscrita receberá material informativo e didático da Olimpíada para realização de oficinas nas quais, sob a orientação dos professores, serão produzidos pelos estudantes os textos que concorrerão na Olimpíada.

Conforme estabelecido por sua comissão organizadora, a Olimpíada será realizada nas etapas: Escolar (de março a agosto), Municipal (agosto e setembro), Estadual (setembro e outubro), Regional (novembro) e Nacional (novembro).

Premiações de incentivo

Aos trabalhos vencedores serão oferecidas as seguintes premiações: Etapa Estadual (medalhas e livros para professores e estudantes); Etapa Regional (medalhas e aparelhos de som para professores e estudantes além de placas de homenagens para as escolas); Etapa Nacional (Medalhas, microcomputadores e impressoras para estudantes/professores e 10 microcomputadores, impressora e livros para a escola vencedora).

Os professores autores dos 28 Relatos da Prática selecionados na etapa regional também receberão um aparelho de DVD.

A Gerência de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Amazonas está disponibilizando os números a seguir para informações adicionais: (92) 3614-2271 ou (92) 9187-7691.

FONTE: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Educação – SEDUC
Foto: Reprodução MEC

Adeilson Albuquerque é Jornalista e responsável pela editoria Norte do Panorama Brasil