quarta-feira, 31 de março de 2010

FALE CONOSCO: panorama@folha.com.br

DO EDITOR SUL: Se você deseja fazer parte de nossa equipe, a exemplo do Odair que nos escreveu e a Jackeline, mande-nos um e-mail para: panorama@folha.com.br, dizendo: eu quero integrar a equipe do Panorama Brasil.

Aguarde nosso contato, pois está vindo o SITE PANORAMA DO BRASIL.

NOVOS NO GOVERNO: Ministros são desafiados a fazer, em nove meses, mais do que antecessores

DE BRASÍLIA: Tiago Vergara, com informações do Blog do Planalto, especial para o Panorama Brasil

Após elogiar e agradecer, um a um, cada ministro que saiu do governo nesta quarta-feira (31), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um desafio aos novos titulares dos Ministérios: trabalhar mais e melhor do que os antecessores no prazo de nove meses, que é o que resta do seu governo este ano.

E isso sem inventar nada novo, porque, segundo o presidente, é tempo de execução dos programas, não de criação. “Espero que vocês coloquem no chinelo os que saíram, de tanto trabalhar e de tanta competência”, afirmou Lula em seu discurso.

Como incentivo à nova equipe, Lula lembrou da Copa de 1962 no Chile quando o Brasil perdeu seu maior craque, Pelé, no meio da competição.

Seu substituto Amarildo não decepcionou e já no primeiro jogo em que atuou marcou dois gols, garantindo a vitória sobre a Espanha de virada (2 x 1) e ajudando a equipe a conquistar o bicampeonato mundial de futebol.

É esse espírito que o presidente Lula espera que os novos ministros encarnem agora que assumiram o posto máximo nos respectivos Ministérios.

Lula reafirmou que o momento mais difícil na vida de um político é a hora de tirar de sua equipe de governo alguém que foi convidado para o trabalho.

Lamentou estar perdendo companheiros que “vestiram a camisa do governo” e reiteirou que gostaria que todos ficassem até o final do mandato.

No blogdoplanalto.gov.br pode ser visto quem são os ministros que deixaram o governo hoje e quais as suas principais realizações.

Abaixo um resumo do que o presidente Lula falou de cada ministro que se desincompatibilizou nesta quarta-feira:

Alfredo Nascimento (Transportes): Afirmou ter gratidão profunda pelo apoio que recebeu dele nas eleições de 2002. Fez questão de tê-lo no Ministério dos Transportes, que deu um salto de qualidade durante sua gestão.

Substituto: Paulo Sérgio Oliveira Passos, secretário-executivo da pasta.

Reinhold Stephanes (Agricultura, Pecuária e Abastecimento): Destacou o acordo fechado para negociar a dívida de empresários rurais, algo que se tentava há 30 anos. Elogiou a desenvoltura de Stephanes no cargo – “parece que já nasceu dentro do Ministério, ele conhecia não apenas tudo do Ministério, mas também todas as pessoas. ”
Substituto: Wagner Gonçalves Rossi, presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Carlos Minc (Meio Ambiente): Deu robustez ao papel do Ministério. Em vez de apenas contestar as políticas do governo, o Ministério do Meio Ambiente passou a trabalhar para que o governo fizesse a coisa certa e o que fosse melhor para o País. Foi um ministro que teve muitas divergências dentro do governo, mas se mostrou leal. “É a figura menos polêmica de todos os companheiros, o que gosta menos de falar com a imprensa, se vence mais discretamente”, brincou Lula.

Substituto: Izabella Mônica Vieira Teixeira, secretária-executiva da pasta.

Helio Costa (Comunicações): Os grandes destaques da pasta durante a gestão do agora ex-ministro foram a implantação do padrão brasileiro de TV digital e dos telecentros em escolas públicas de todo o País.
Substituto: José Artur Filardi Leite, chefe de gabinete de Helio Costa na pasta.

Dilma Roussef (Casa Civil): Segundo Lula, foi parte integrante do sucesso de tudo que os demais ministros fizeram de bom no governo. Foi uma figura de competência extraordinária, com capacidade de coordenação e trabalho. “Não sei quantas vezes a Casa Civil funcionou com a competência que funcionou em sua gestão”, afirmou o presidente. A saída de Dilma do governo é um prejuízo para o País, afirmou Lula, lembrando no entanto que isso acontece “dentro de uma perspectiva de que você seja mais do que chefe da Casa Civil”. A esperança é a motivação da saída de Dilma Roussef do Ministério, disse. E avisou: se achavam a Dilma dura na negociação dos projetos do PAC, aguardem até sentarem frente a frente com a nova coordenadora, Miriam Belchior…

Substituta: Erenice Alves Guerra, secretária-executiva da Casa Civil e integrante dos conselhos de Administração da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e do Fiscal do BNDES.

Imagem: Presidente Lula cumprimenta os novos titulares de 10 ministérios de seu governo.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

PROTESTO: servidores públicos, de São Paulo, tomam avenida paulista

DE SÃO PAULO: Marcos Freire - editor Sul, com colaboração de Adeilson Albuquerque, editoria Norte / Especial para o Panorama Brasil

O jornalista João Carlos Santana, da Rádio CBN, informou que, durante a tarde desta quarta-feira (31), professores estaduais, em greve, continuavam ocupando a avenida paulista, bloqueando o trafego, nos dois sentidos, nas proximidades do Museu de Artes de São Paulo.

Eles realizaram uma passeata. A manifestação conta com servidores públicos e de outras áreas.

O protesto é realizado no mesmo dia em que o governador José Serra anuncia saída do cargo para poder se candidatar a sucessão presidencial.

Retórica

Esta não é a primeira vez que a categoria protesta contra o governo.

Em junho de 2008 a Equipe do Panorama Brasil, também, acompanhou manifestação de professores que reivindicavam, entre outros benefícios, a incorporação das gratificações aos salários e que o piso fosse reajustado com base em índice calculado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que, na ocasião, previa um salário mínimo de R$ 2.000.

O local da passeata, também, era a Avenida Paulista.

Mais destaques

Ainda durante o repórter CBN, João Carlos noticiou que cerca de 59 milhões e 500 mil pessoas afirmaram ter, pelo menos, uma doença crônica em 2008, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

O levantamento revelou que o percentual de mulheres, com esse tipo de doença, chegou a 35,2% contra 27,2% dos homens.

Primeira noticia/Imagem: protesto na Avenida Paulista reúne estudantes, professores e funcionários do Sintusp.

Foto: Ardilhes Moreira/G1

Marcos Freire é jornalista e responsável pela editoria Centro-Sul do Panorama Brasil.

VIOLÊNCIA: Deputado cria projeto de Lei para coibi-la no futebol

DE MANAUS: Paulo Rogério Veiga / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil

Cinco títulos mundiais, o único país a participar de todas as Copas do Mundo, além das inúmeras conquistas do futebol brasileiro na história.

As grandes conquistas do futebol brasileiro poderiam ser motivos de muita alegria, satisfação e respeito, mas a violência é um adversário perigoso e que não perdoa.

O deputado federal Ratinho Junior (PSC/PR), filho do famoso apresentador de TV, Carlos Roberto Massa, o Ratinho, apresentou na Câmara Federal o Projeto de Lei 6569/09 para tornar obrigatória a torcida única em jogos de futebol e que tem medidas para impedir a violência nos estádios brasileiros.

A meta é punir as entidades que desrespeitem a determinação com perda de mando de campo pelo tempo mínimo de seis meses.

Mas o jovem político não parou por aí e não satisfeito criou o Projeto de Lei nº 6908, de 2010 que acrescenta um dispositivo à Lei nº 10.671, de 15 de maio de 2003, sobre o Estatuto de Defesa do Torcedor.

A proposta é que no momento da compra de ingressos, o cadastramento seja feito com foto e apresentação de documentos e comprovantes de endereço, identificação biométrica e a gravação de imagens com monitoramento de todas as ações de torcedores e freqüentadores de estádios.

A preocupação de Ratinho Júnior foi por conta dos incidentes ocorridos na partida entre Coritiba e Fluminense, pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2009.

O deputado Ratinho Júnior se inspirou também nas medidas tomadas no futebol argentino de coibir com a violência de torcedores nos estádios de futebol.

Segundo a matéria veiculada no site http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,torcida-visitante-nao-pode-entrar-na-segundona-argentina,326107,0.htm a torcida visitante não tem vez. Pelo menos, nos jogos da Segunda e da Terceira Divisões na Argentina.

Com exclusividade ao PANORAMA ESPORTE TV BRASIL, o deputado federal Ratinho Júnior (PSC/PR), respondeu algumas perguntas para esclarecer sobre seu Projeto de Lei que visa diminuir e acabar com a violência nos estádios e outras praças esportivas pelo Brasil.

1. Em sua opinião a proposta sendo aprovada vai diminuir consideravelmente o índice de violência nos estádios e outras praças esportivas de qualquer modalidade?

Ratinho Junior - Sim. Com certeza porque não é novidade. A sua eficácia já foram comprovadas no país vizinho, na Argentina. Com essas mesmas medidas, a violência diminuiu consideravelmente. O mesmo queremos para Curitiba, Paraná, para o país. Chega de violência, vandalismo e até mortes.

2. O Senhor já pensou na reação das equipes visitantes se no caso a proposta ser aprovada em não poder comparecer nos estádios?

Ratinho Junior - Sim. Qual é o problema? As pessoas decentes preferem a paz, lutam pelo bem e pela vida. Ninguém em sã consciência irá reclamar.

3. Com a aprovação da proposta os clubes que seriam os visitantes não teriam uma perda financeira, principalmente se forem equipes com pouca expressão futebolística?

Ratinho Junior - Não. Basta ver o exemplo infeliz dado pelo Coritiba, na capital do Paraná. O Clube obteve ganhos ou obteve perdas financeiras imensas? Além, é claro, das perdas humanas e morais.

4. O Senhor já pensou em fazer uma pesquisa com os clubes do futebol brasileiro para saber qual o pensamento destas entidades?

Ratinho Junior - Tenho certeza de que todo dirigente esportivo luta pelo benefício de seus associados, de seu Clube e de toda a Nação desportista. Nenhuma pessoa em juízo perfeito prefere a guerra à paz. Todas

Quem é Ratinho Júnior

Nascido a 19 de abril de 1981, em Jandaia do Sul, Região Norte do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior, mais conhecido por Ratinho Junior. Filho de dona Solange e do famoso apresentador, Carlos Roberto Massa, o Ratinho.

Formou-se em Marketing e Propaganda, pela Faculdade Internacional de Curitiba, Facinter, em 2004. Foi empresário, diretor de empresas e comunicador, profissão que ainda abraça.

Em janeiro deste ano, o deputado federal Ratinho Junior (PSC/PR) foi apontado como o parlamentar que mais apresentou propostas, na Câmara Federal, desde 2007. Ele é o recordista entre os novatos, já apresentou 284 proposições e foi relator de outras 60.

FONTE / AUTOR: Paulo Rogério Veiga é Bacharel em Comunicação, Arbitro de futebol e há 27 anos recebe informações privilegiadas da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O escrito é de sua extrema responsabilidade, isentando o Panorama Brasil.

Imagem: Reprodução