sábado, 17 de maio de 2008

DIGITAL: Futebol ganha novos adeptos como esporte do futuro.

DE MANAUS: Correspondente do Panorama.
.
No país cinco vezes campeão do mundo a paixão pelo futebol já nasce dentro do coração de cada brasileiro. Se não bastasse a vibração pelos gramados do Brasil, um novo esporte, já começa a invadir não os estádios de futebol e sim a tela do computador. Há pouco tempo em Manaus, o futebol digital hoje é uma realidade desenvolvida por cerca de oitocentos praticantes, segundo informações da Federação Amazonense de Futebol Digital (FAFD).
Atualmente a Fafd é afiliada a Confederação Brasileira de Futebol Digital e Virtual (CBFDV).

Responsável pelo desenvolvimento, massificação, organização e realização de competições no futebol digital em âmbito local, a Federação Amazonense, promove o 3ª Copa Studio 5, com a participação de mais de cento e vinte e oito ciber-atleta (nome do jogador virtual) com premiação de troféus e medalhas para os três primeiros colocados. Os seis melhores ciber-atleta na competição garantem vaga para o campeonato brasileiro de futebol digital, que será realizado no início de outubro, em Brasília/DF, com direito a passagem, hospedagem e a vaga no valor de R$ 150,00.

Outra competição que irá movimentar os adeptos do novo esporte do futuro será o Campeonato Amazonense de Futebol Digital, que será disputado no dia 29 de novembro próximo, com a participação de sessenta e quatro ciber-atleta, dividido dois módulos com dezesseis equipes com quatro competidores.

O atual Presidente da Federação Amazonense de Futebol Digital é Ivan Brito, 25, aluno do 7º período de Jornalismo no Centro Universitário do Norte (UNINORTE), afirma que o futebol digital é um esporte que tem tudo para ser um dos mais praticados no futuro. “Agente costuma dizer que é o esporte do século 21, pois exercita a mente, as mãos e o raciocínio rápido. Hoje o ciber-atleta, tem que entender de futebol em geral pra colocar em prática toda essa estrutura no campo virtual”, concluiu.

Ivan Brito, comentou ainda, que os ciber-atleta do Amazonas adquiriram uma qualidade boa num pouco espaço de tempo. “Hoje nós estamos entre os cinco Estados que evoluíram no esporte e com certeza temos aqui ciber-atleta de qualidade que podem participar de competições de alto nível”, completou.

O Amazonas foi o primeiro Estado da Região Norte a participar de competições pelo Brasil. “O futebol digital antes da homologação da federação já era uma coqueluche na cidade de Manaus e é praticado pela classe media alta e na periferia, ou seja, a aceitação é enorme por parte dos competidores das diversas classes sociais”, frisou.

Além das competições previstas no calendário da Federação, a entidade também realiza as seletivas para os eventos nacionais.

A Federação Amazonense de Futebol Digital conta com a parceria da Confederação responsável pela modalidade e ainda com a Empresa NC Games e e Let´s Games.

(PauloRogérioVeiga)