segunda-feira, 25 de junho de 2007

"RÁPIDAS DO PAN": No quadro de medalhas, objetivo é melhorar a performance.

MANAUS: Panorama Esporte TV

Nas últimas duas edições dos Jogos Pan Americanos, o Brasil sempre evoluiu seu desempenho no quadro de medalhas. No mais recente (Santo Domingo 2003), foram estabelecidos novos recordes de medalhas de Ouro e no cômputo geral, superando Winnipeg no Canadá, em 1999. No total, o Brasil já conquistou 766 medalhas nas 14 edições, sendo 187 de Ouro, 243 de Prata e 336 de Bronze. E, ao longo da história da competição, o fator “casa” sempre ajuda a melhorar a performance dos países anfitriões. Logo na primeira edição dos Jogos, em Buenos Aires (1951), a Argentina surpreendeu e ficou com o título máximo – 1º lugar no quadro geral de medalhas. Sediar o Pan de 1983, em Caracas, não fez da Venezuela a campeã da competição, mas proporcionou a conquista de 12 de todas as suas 61 medalhas de Ouro. Outro bom exemplo foi o Pan de Havana (1991), quando Cuba desbancou os Estados Unidos na classificação final por medalhas. Imbatível, os Estados Unidos conquistaram um total de 3.688 medalhas Pan Americanas, com 1.651 de Ouro, 1.216 de Prata e 821 de Bronze. Os cubanos detém o segundo melhor desempenho histórico, com 722 Ouros, 496 Pratas e 440 Bronzes, num total geral de 1.658 medalhas. Os canadenses, com 1.439, estão na cola (309 Ouros, 503 Pratas e 627 Bronzes). Argentinos, brasileiros e mexicanos compõem o segundo escalão Pan Americano. A Argentina tem um total de 840 medalhas, sendo 247 de Ouro, 263 de Prata e 330 de Bronze. Um pouco mais distante, mas tirando a diferença competição à competição, está o Brasil, com 187 Ouros, 243 Pratas e 336 Bronzes, num total de 766. Os mexicanos ameaçam o 5º lugar geral histórico do Brasil, com 139 Ouros, 193 Pratas e 387 Bronzes (total de 719). O ranking histórico tem ainda como destaques Venezuela (7º lugar), Colômbia (8º), Chile (9º) e Porto Rico (10º). Sediar os jogos mais uma vez proporcionará ao Brasil a tentativa de encostar na Argentina, embora a diferença nas medalhas de Ouro seja alta: 60 em favor da Argentina. (T.M).

"RÁPIDAS DO PAN": Brasil busca melhor desempenho histórico.

MANAUS: Panorama Esporte TV

A 15ª Edição dos Jogos Pan-Americanos põe o Brasil esportivo frente a um novo desafio: superar sua melhor marca histórica, obtida há 44 anos, também em solo tupiniquim, no Pan de 1963, disputado em São Paulo. Com 385 atletas, um recorde até então, o Brasil se fez presente em todas as 19 modalidades praticadas e terminou na 2ª posição geral, dentre 25 países participantes com 14 medalhas de Ouro, 20 de Prata e 18 de Bronze, num total de 52 medalhas. Entre os destaques brasileiros, o vôlei masculino, o vôlei feminino e o futebol, todos campeões, além da já consagrada Maria Esther Bueno, que alcançou a façanha de ser a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha de Ouro individual, no tênis feminino. De quebra, levou ainda duas Pratas – na dupla feminina (com Maureen Schwartz) e na dupla mista (com Thomaz Koch). Apesar do Pan de São Paulo de 1963 ter marcado a melhor colocação geral do Brasil, foi na última edição, em 2003, em Santo Domingo, na República Dominicana, que o Brasil alcançou a melhor marca em número geral de medalhas (123) e em medalhas de Ouro (29). Na ocasião, representado por 467 atletas, o Brasil conquistou também 40 medalhas de Prata e 54 de Bronze. A expectativa para o Pan do Rio de Janeiro é superar o número de medalhas conquistadas há 4 anos mas dificilmente o Brasil conseguirá chegar novamente a um 2º lugar na classificação geral. Estados Unidos e Cuba são adversários praticamente imbatíveis para o Brasil, que lutará contra Canadá e Argentina para ter o 3º melhor desempenho. (T.M.)

Atletas brasileiros não andam bem de saúde.

DO RIO: Correspondente do Panorama.
.
A imagem de um atleta normalmente é relacionada à ideia de uma vida saudável. Desde agosto do ano passado, 300 representantes do Brasil nos jogos Pan-Americanos vêm passando por exames clínicos e laboratoriais. Na análise dos resultados, somente 65% são totalmente saudáveis. Os testes foram patrocinados pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Hospital de Coração (HCOR), em São Paulo. A equipe do Panorama Esporte Tv, teve acesso a informação que entre os atletas avaliados 2% apresentaram problemas cardíacos, 6% estavam com parasitoses intestinais, 7,6% tinham altas taxas de colesterol, 15% pecavam nos hábitos alimentares e mais de 40% nunca haviam feito exames clínicos completos.

Piloto amazonense Márcio Pasaneli se destaca na Fórmula Ford Brasil.

Pasaneli - (foto P.R)

Com quarenta e cinco pontos conquistados na Fórmula Ford Brasil 2007, em cinco provas já disputadas, o piloto amazonense Márcio Pasaneli, 17 anos, é a mais nova promessa do automobilismo local para o cenário da velocidade nacional e mundial. Em seu primeiro ano na Fórmula Ford Brasil, Pasaneli vem se destacando na equipe Alpe, pelo seu estilo arrojado e técnico. “Esse é o meu primeiro ano, já disputando com pilotos que tem dois anos no campeonato. Até agora meu pior resultado foi um terceiro lugar. Para um estreante como eu é fantástico, ainda mais sendo o líder da competição”, disse Pasaneli. Márcio Pasaneli iniciou sua trajetória vitoriosa aos 12 anos, no Kart amazonense. Em apenas cinco anos como piloto, Pasaneli já tem um currículo que merece destaque: Tricampeão Amazonense 2002/2003/2006; 5º colocado no Campeonato Brasileiro 2004; Mérito Esportivo 2004; Eleito o “Piloto Mais Rápido” da Copa Brasil de Kart em duas vezes 2005/2006; Destaque Amazônico 2005; Campeão Paulista 2006 (por merecimento); Prêmio Máster “A Qualidade do Brasil” – Salvado/ BA; Revelação do Automobilismo Brasileiro 2006 e Medalha de Ouro “A Qualidade do Brasil” na Região Norte. No momento, Pasaneli estuda na Universidade Paulista (UNIP/AM), no curso de Engenharia Mecânica. O pensamento do piloto é transferir-se para São Paulo, no segundo semestre deste ano, e assim poder dedicar-se mais efetivamente nos treinos da equipe Alpe, pois somente na semana das provas Pasaneli treina. Aliado a sua vida na faculdade, como piloto, Márcio Pasaneli ainda encontra tempo para ajudar seu pai, Sérgio Pasaneli, no trabalho da empresa de sua família. Pela sua perfomance na Fórmula Ford Brasil 2007, Márcio Pasaneli recebeu convites para disputar duas competições nos Estados Unidos: Fórmula BMW e SKIPBARBER. “Se eu for bem nos treinamentos lá, terei grande chance de pilotar, pois o custo é mais em conta e por outro lado o apoio que eles dão é maior”, concluiu Márcio. O grande ídolo de Márcio Pasaneli no automobilismo mundial foi o piloto Ayrton Senna. O grande sonho de Pasaneli é chegar no topo maior da velocidade mundial, ou seja, na elite que é a Fórmula 1. A próxima corrida da Fórmula Ford Brasil 2007, será no segundo domingo de julho (dia 8), na cidade de Londrina/PR.

Representantes do Amazonas no Engenhão.

Da esq. para dir. GB, Veloso e Ary (foto A.A )

DO RIO: Correspondente do Panorama.


Momento Histórico para o Desporto Mundial. Assim que a inauguração do melhor estádio da América Latina está sendo vista pela Imprensa Nacional. O estádio Engenhão, que foi projetado para o Pan Americano, será inaugurado no próximo sábado, dia 30. Mesmo com apenas 16 cabines de Rádios e 4 de Tv´s, os veículos de comunicação de todo o Brasil, querem deixar escrito na história suas participações nesta festa. Apesar, ainda, da pouca estrutura para suportar a massa futebolística que vai ao estádio, os organizadores continuam dizendo que tudo está sobre controle, a exemplo das obras Pan Americanas. Mas, atrasos e pouca estrutura à parte "quem não tem nada a ver com isso", espera realizar um trabalho de alto nível, ou melhor, uma excelente transmissão. É o caso dos seis épicos representantes da Crônica Esportiva do Amazonas. Apesar das inúmeras adversidades encontradas, antes e durante a estada no Rio de Janeiro, eles estão felizes, pois estão prestes a concretizar um marco na história radiofônica. O narrador Ary Neto, 60, ficou entusiasmado com a receptividade da crônica esportiva do Rio. '"É importante para todos nós, a imprensa carioca registrou nossa equipe. Com isso, a Rio Mar, marca história no Rádio Esportivo do Amazonas, se fazendo presente na inauguração do Engenhão", disse Ary Neto. O repórter Geraldo Bonates "GB" , 64, após 35 anos ausente do Rádio, volta para fechar carreira histórica. "Eu me sinto gratificado de estar no Rio de Janeiro participando deste evento, onde sábado, estaremos representando o Amazonas", disse GB, emocionado. Sabendo-se das possíveis dificuldades que seriam encontradas, a equipe esportiva amazonense municiou-se em todos os sentidos burocráticos, inclusive judicialmente. O Assessor Jurídico do grupo Amazônida, advogado Benedito das Chagas Veloso (OAB: 139993-RJ) sente-se honrado em integrar com estes guerreiros o rádio Nortista. "Para mim, foi uma surpresa agradável saber que uma equipe do Norte, representará a Região em um evento tão importante. Estou com eles, não apenas como profissional do Direito, mas como cidadão que acredita e luta para o desenvolvimento do nosso País", afirmou Veloso. Ele disse ainda que, se depender dele, a transmissão será um sucesso.

A Rádio Rio Mar transmite Fluminense x Botafogo com a seguinte equipe: Ary Neto, Geraldo Bonates (GB), Fernando Almeida e Paulo Rogério (Plantonista).


Assessor Jurídico no Rio: Advogado Benedito Veloso (Veloso) OAB: 139993-RJ.


Demais da Imprensa Amazonense: Paula Castro e Adeilson Albuquerque (Responsáveis pela difusão das matérias do Pan e sites e Rádios do Brasil).