segunda-feira, 21 de junho de 2010

HEGEMONIA: na Copa da África quem manda são os sul americanos

DE MANAUS: Adeilson Albuquerque / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil.

Na Copa da África já tivemos várias anomalias que nunca devem acontecer no evento esportivo que é considerado o maior do planeta, mas que infelizmente são realidade.

Ao invés de apegar-me á perseguição de ZANGADO, ou melhor, de Dunga aos jornalistas, a massacrada Jabulani, as estapafúrdias apresentações dos árbitros, de confiança, da Fifa e a velharada da França. Neste comentário, vou me ater ao lado bom deste Mundial, pelo menos para nós. Tá certo que o futebol está nivelado, mas pelo menos neste mundial a hegemonia está, até o momento, por nossa conta.

Nem Ásia, nem Europa ou África, o bom futebol mesmo é dos Sul-americanos. A começar pela nossa seleção brasileira, líder do grupo G, as equipes de Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile, ainda não perderam nesta copa e são lideres nas suas chaves A, B, F e H, respectivamente. Um fator determinante para a respeitabilidade dessas equipes.

O que me leva a crer que, claramente, fica cada vez mais comprovado que a hegemonia do futebol sul-americano é consolidada. Nem a precursora do futebol, Inglaterra, aparece tão bem em mundial.

Tomara que essa prevalência continue em ascensão e que ao fim da história o Brasil continue na dianteira da lista da Fifa e o País que, a cada ano, continua tendo o melhor futebol do Planeta!!

Continuo de olho!!

FONTE/AUTOR: Adeilson Albuquerque é jornalista, narrador esportivo, já atuou no Sistema Globo de Rádio, além de ser responsável pela editoria Norte do Panorama. Ele também estará no site Panorama de Noticias.

AS PICADINHAS DO ÉBOLI: Portugal por música

DO RIO DE JANEIRO: Carlos Eduardo Éboli / Especial Para o Panorama Esporte TV Brasil.

A seleção portuguesa teve uma atuação de gala e espantou para muito longe a zebra norte coreana.
Nem o mais otimista dos portugueses poderia imaginar que a seleção fosse fazer sete gols. Depois de um primeiro tempo discreto, o time de Carlos Queiroz colocou todas as suas forças ofensivas em ação e fez mais seis gols.

Tiago foi o melhor em campo, mas o prêmio da Fifa foi para Cristiano Ronaldo. O atacante do real Madri jogou bem e sempre será eleito o melhor uma vez que a votação é popular.

A Coreia do Norte tem um futebol ingênuo e merece elogios porque só se preocupa em jogar bola – pelo menos tentam. O time asiático só fez 3 faltas. Isso é que é fair play!!! Pela primeira vez na história, um jogo oficial da seleção norte coreana foi transmitido ao vivo para o país.

Portugal se classificou com esta com goleada e agora resta saber qual será a postura diante do Brasil. Será que teremos um jogo de compadres?

O Henry brasileiro

Após o segundo gol de Luis Fabiano contra Costa do Marfim, uma pergunta me veio imediatamente à cabeça. Houve alguma diferente entre este gol e o que foi marcado por Henry contra a Irlanda pelas eliminatórias európéias? NÃO!!!

Luis Fabiano e Henry usaram de malandragem para ajeitar uma bola e fazer o gol. Um com o braço e o outro com a mão. Ambos irregulares.

E agora? O que os críticos de Henry vão falar? Ouvi muita gente, que transformou o francês em inimigo número um da moral e da ética, se deliciar com o gol do brasileiro. Quer dizer que o coração pesa na hora da opinião? É isso?

Eu mantenho a minha opinião de que isso faz parte do jogo e, cada vez que a FIFA ignora a tecnologia, gosto ainda mais destas malandragens. O árbitro que se vire para ver as irregulares.

Lógico que não é bacana vencer desta maneira, mas são atos reflexos para tentar salvar a jogada. Cabe à Fifa encontrar os melhores mecanismos para proteger a lisura do jogo.

FONTE / AUTOR: Carlos Eduardo Eboli é âncora do CBN Esportes aos domingos e comentarista esportivo. Participa diariamente dos programas CBN Rio e CBN Total. Eboli participou da cobertura de três Olimpíadas (Sidney, em 2000; Atenas, em 2004, e Pequim, em 2008), duas Copas do Mundo (Japão/Coréia, em 2002, e Alemanha, em 2006) e dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003, e do Rio de Janeiro, em 2007. Eboli tambem estara no site Panorama de Noticias.

COPA DO MUNDO: França, “aqui se faz, aqui se paga”

DE MANAUS: Paulo Rogério Veiga / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil.

A França paga pelo pecado e a vergonha de ter conseguido sua vaga para a Copa Mundial da FIFA, África do Sul’2010 em um lance irregular de mão, onde Henry marcou o gol de empate nas eliminatórias européias e que classificou a equipe para o mundial.


Como diz o ditado popular “aqui se faz, aqui se paga”, os franceses vivem um inferno astral com uma campanha ridícula, medíocre e que mostra a fragilidade do time na competição.

A entrada pela janela no mundial está custando caro. Com apenas um ponto conquistado diante dos uruguaios na estréia e uma derrota por 2 a 0 para o mexicanos, os chamados Bleus enfrentam uma crise violenta em campo e nos bastidores com acusações dos jogadores contra o técnico Domenech.

A exclusão do jogador Anelka do elenco pela Federação Francesa de Futebol, por ter discutido com Domenech no intervalo do jogo com o México, foi à exposição de uma crise que vinha acontecendo há muito tempo e que ganhou proporções além dos muros da concentração francesa.

Briga dos jogadores com membros da comissão técnica, dirigente que pediu pra sair, jogador que diz que tem traidor no grupo, a recusa do elenco em treinar no domingo (20), enfim está tudo errado e sem uma expectativa de solução.

A seleção francesa representa um país que acompanha e torce pelo bom desempenho de sua equipe na Copa do Mundo. Depois do mundial uma punição tem que haver severamente para que os atletas que estão no grupo saibam que uma nação não tem culpa por algum problema ou outro.

FOTO: Reprodução / gazetawe.blogspot.com

FONTE / AUTOR: Paulo Rogério Veiga é Bacharel em Comunicação, Arbitro de futebol e há 27 anos recebe informações privilegiadas da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O escrito é de sua extrema responsabilidade, isentando o Panorama Brasil. Paulo Rogério também estará no site Panorama de Noticias.

ENEM: estudantes têm até o dia 9 de julho para fazer a inscrição

DE BRASILIA: Leandro Marques, com informações do Inep / Especial para o Panorama Brasil.

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 estão abertas a partir desta segunda-feira, 21, exclusivamente pela internet. O período se estenderá até 9 de julho.

As provas estão marcadas para 6 e 7 de novembro. Além de informar os dados cadastrais, o participante do exame, ao se inscrever, responderá a um questionário socioeconômico, também pela internet.

Estarão isentos da taxa de inscrição, de R$ 35, os estudantes da última série do ensino médio, os que tiverem concluído o ensino médio em anos anteriores e os de escolas particulares que comprovem a impossibilidade de pagamento e assinem declaração de carência.

As provas terão a mesma estrutura do ano passado. Vão abranger as áreas de linguagens e códigos, ciências da natureza, matemática e ciências humanas. O exame terá quatro provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, e redação. A novidade este ano serão as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens e códigos — o candidato deve fazer a opção no momento de se inscrever.

Em 6 de novembro, sábado, serão aplicadas as questões de ciências da natureza e ciências humanas, das 13h às 17h. No domingo, 7, das 13h às 18h30, será a vez de matemática, linguagens e códigos e redação.

Documento

Ao fazer a inscrição, na página eletrônica WWW.inep.gov.br do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o estudante terá de informar o número do próprio CPF, independentemente da idade — não poderá usar o do pai ou da mãe.

O sistema de recebimento das inscrições coibirá eventuais irregularidades ao buscar automaticamente informações sobre o número indicado na base de dados da Receita Federal.

Quem tiver mais de 16 anos pode fazer o cadastro de pessoa física em agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Inep

Imagem: Reprodução.

Leandro Marques é jornalista e também estará no site Panorama de Noticias.

FALE CONOSCO: panorama@folha.com.br

BREVE O SITE: Panorama de Noticias.