segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

NO AMAZONAS: Clubes profissionais criam associação


DA REDAÇÃO CENTRAL NORTE: Panorama Esporte TV Brasil.
.
Sete das dez equipes que disputarão o Campeonato Amazonense de 2009 (Nacional FC, Atlético Rio Negro Clube, São Raimundo, Fast Clube, Sul América, Holanda EC e América FC), se reuniram nesta sexta-feira, dia 30 de janeiro, na sede do Rio Negro e fundaram a Associação dos Clubes do Amazonas de Futebol Profissional (ACAFP).
.
Além dos setes times, a nova entidade futebolística contará com a adesão do CDC Manicoré (Manicoré/AM), Princesa do Solimões (Manacapuru/AM) e Penarol (Itacotiara/AM).
.
A ACAFP foi criada no momento em que os clubes estão empenhados na profissionalização do futebol local, buscando soluções para o desenvolvimento do esporte em todos os níveis, ter uma independência da FAF nas futuras competições por ela organizada, participação mais efetiva na arbitragem local, além de outras metas que serão colocadas em práticas pelos presidentes da equipes profissionais.
.
O Presidente do São Raimundo, Jairo da Vical, acredita que a partir de agora todos os clubes estão unidos por um único objetivo de ver crescer o futebol amazonense.
.
“O mais importante é ter a união entre os clubes em prol do esporte. Hoje todos nós estamos com a mesma finalidade, ou seja, de fortalecer o nosso futebol”, completou.
.
“A união faz a força”, foi à frase do Vice-presidente do Nacional Futebol Clube, Dr. Edson Rosas Jr. logo após o término da reunião que registrou um momento histórico no futebol profissional.
.
“Nós vamos defender os interesses dos clubes, ou seja, juntos vamos tratar a questão do torneio início, visitar empresas, patrocinadores, elaboração de projetos e acima de tudo lutar pelos direitos em todas as esferas municipais, estaduais e federais. Somos adversários no campo, mas fora defenderemos o mesmo objetivo que é o crescimento do futebol amazonense”, frisou.
.
Para o Presidente do Atlético Rio Negro Clube, Eymar Gondim Pereira, a criação da entidade é a realização de um sonho. “Foi um consenso de todos os presentes fundarem essa associação. Nós já tivemos várias reuniões e sempre temos nos reunido para buscar soluções para o nosso futebol e agora com essa união isso vai fluir melhor”, contou.
.
A Ata de fundação foi assinada nesta sexta-feira (30/01) na sede do Rio Negro, localizada na Avenida Epaminondas, Centro da cidade. O próximo passo é formar uma diretoria provisória com os membros da Associação dos Clubes do Amazonas de Futebol Profissional (ACAFP) e o estatuto da entidade.
.
FONTE/AUTOR: Paulo Rogério / Para o Panorama Brasil.