domingo, 14 de março de 2010

FÓRMULA 1 2010: cuidado Felipe Massa com sua equipe Ferrari

De Manaus: Paulo Rogério Veiga / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil

Depois de oito meses sem competir numa corrida de Fórmula I, o brasileiro Felipe Massa (foto), ficou na segunda colocação no GP do Bahrein, neste domingo (14), na abertura da temporada de 2010.

Massa teve ao seu lado o seu novo companheiro, o espanhol, Fernando Alonso, que fez sua estréia na escuderia italiana e que levou a primeira vitória do ano.

A temporada está começando, mas fica um alerta importante para Felipe, pois tão logo, passou Alonso por Vettel, veio o recado via rádio para que não houvesse uma disputa mais acirrada da dupla da Ferrari.

Ainda é cedo, mas todo cuidado é pouco, porque Alonso já foi campeão do mundo e a escuderia há um tempo pediu para Rubens Barrichello deixar Michael Schumacher passar para vencer uma prova, quando ambos disputavam na Ferrari.

Massa tem que reagir nos próximos GPs para não deixar deslanchar uma preferência pelo espanhol, se não for assim, a briga interna será ferrenha e que pode prejudicar o piloto brasileiro na temporada.

Para o GP da Austrália, no próximo dia 28, Massa terá um tempo para fazer o ajuste necessário em seu carro e principalmente traçar a estratégia para conseguir as vitórias e conseqüentemente o título mundial.

FOTO: AFP/Getty Images

FONTE / AUTOR: Paulo Rogério Veiga é Bacharel em Comunicação e há 27 anos recebe informações privilegiadas da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O escrito é de sua extrema responsabilidade, isentando o Panorama Brasil.

FUTEBOL: mais polêmica no empobrecido amazonense

DE MANAUS: Adeilson Albuquerque, direto do Sesi / Especial Para o Panorama Esporte TV Brasil

O árbitro da partida envolvendo Nacional Futebol Clube e Asa da Amazônia, Francisney Oliveira da Silva, foi o protagonista do jogo que movimentou a quinta rodada da Série A do empobrecido campeonato Amazonense de Futebol, 2010.

Durante o segundo tempo de bola rolando no Estádio Roberto Simonsen, campo do Clube do Trabalhador do SESI, Zona Leste de Manaus, ele expulsou, de forma contestável, o volante de distribuição do Nacional, Lima.

Após o fato, e inconformado com a atitude, o jogador partiu pra cima do árbitro e, pelas costas, desferiu uma espécie de golpe joelhada, fazendo com que o agredido foi ao chão.

A confusão foi generalizada. Várias pessoas entraram em campo, inclusive, torcedores e dirigentes que foram contidos por policiais que faziam a guarda do evento.

Se a federação não investir, preparar pessoas para que tenhamos um campeonato bom é melhor que acabe a competição. Ontem (sábado), fiquei sabendo que um árbitro também apanhou no Estádio da Colina. Isso não pode acontecer. Aqui a torcida também queria entrar em campo, mas eu fui lá, contemporizei, mas tudo o que aconteceu aqui foi culpa deste árbitro despreparado que eu nem sei qual é o nome dele”, disparou Luiz Mitoso, presidente do Nacional.

Mitoso ressaltou ainda que o árbitro deveria ser preso, pois de forma racista, deferiu palavras de baixo calão ao jogador Lima.

Ninguém pode descriminar a cor de cidadão nenhum. Ele chamou meu jogador de negão, disse pra ele sair de perto. Então é um árbitro totalmente despreparado em todos os sentidos, fisicamente e psicologicamente. Se a policia não estivesse aqui e se o público foi um pouco maior, uma tragédia poderia ter acontecido aqui por culpa deste cidadão despreparado. Eu quero que a imprensa amazonense e brasileira apure e denuncie o que aconteceu, pois se este rapaz (árbitro) não for despreparado, ele veio mal intencionado para apitar este jogo. Tem alguma coisa por trás disso”, concluiu.

Luiz Mitoso vai entrar com uma representação junto a Federação Amazonense de Futebol (FAF), esta semana, sobre a problemática.

Após o jogo árbitro da partida, jogador Lima e Presidente Mitoso, escoltados pela policia, foram até o décimo quinto Distrito Integrado de Policia (DIP) realizar Boletim de Ocorrência (BO).

A equipe do Panorama concedeu direito de resposta a Francisney Oliveira da Silva, mas de cabeça baixa, não quis se pronunciar sobre o acorrido.

A partida, realizada na tarde deste domingo (14), terminou com a vitória do Nacional 3x 1.

Além de Lima, mais dois jogadores foram expulsos durantes o jogo, Viola (Nacional) e Damião (ASA).
Na taba de classificação o Nacional ocupa da segunda colocação com 10 pontos em 5 jogos, sendo: 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota; 7 gols marcados e 4 gols sofridos.

Já o Asa, formado por jogadores militares, está em último lugar com nenhum ponto em 5 jogos. São cinco derrotas; 5 gols marcados e 16 gols sofridos.

FOTO: Assessoria do Nacional / Mitoso em entrevista a TV Record/AM
.
O autor é jornalista e responsável pela editoria Norte Panorama