terça-feira, 11 de maio de 2010

AGRICULTURA FAMILIAR: Brasil Rural, feira chega a Porto Alegre

DO RIO: Ruth Veloso / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil

Depois do sucesso absoluto em Brasília e no Rio de Janeiro, a Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária: Brasil Rural Contemporâneo chega a Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Entre os dias 13 a 16 de maio, os gaúchos vão conhecer o Brasil que dissemina práticas sustentáveis e se afirma pela diversidade e qualidade da produção de sua agricultura familiar.

Emoldurada por um dos cartões postais do Rio Grande do Sul, o Cais do Porto de Porto Alegre, às margens do Guaíba, a Feira reúne 350 empreendimentos familiares de todas as regiões do País, além da anfitriã Região Sul. Serão mais de 200 toneladas de produtos a serem comercializados, além de uma vasta programação cultural.

Na feira

O Brasil Rural Contemporâneo vai ocupar três armazéns do Cais do Porto (A4, A5 e A6). Nesses espaços estarão à disposição do público produtos como os queijos do Rio Grande do Sul e a cracóvia do Paraná; o bombom de buriti do Cerrado, o tacacá da Amazônia e a tapioca do Nordeste; roupas e acessórios de lã de ovelha e crina de cavalo do Rio Grande do Sul e bolsas de couro de peixe do Mato Grosso do Sul, entre outros achados que refletem a diversidade dos produtos da agricultura familiar.

Durante os quatro dias da Feira, os gaúchos também poderão celebrar a pluralidade musical e artística que une a raiz cultural e a modernidade do BRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO em dois espaços: o Palco Multicultural e o Tablado de Raiz.

No Palco Multicultural se apresentam Gilberto Gil e o repentista baiano Bule Bule, no show de lançamento do CD “Fé na Festa”; e os pernambucanos Otto e Lirinha, este último inédito entre os gaúchos. No Tablado de Raiz estarão presentes grupos como o maracatu rural Estrela de Ouro (PE) e o grupo afro-baiano Zambiapunga. Sempre com participação de artistas locais, entre eles Frank Jorge, Julio Reny, Nei Lisboa, Wander Wildner e Giba Giba.

A força da agricultura familiar

O Brasil Rural é o maior evento da América Latina de exposição e venda de produtos da agricultura familiar. Ao todos, nas seis edições realizadas desde 2004 – quatro em Brasília (DF) e duas no Rio de Janeiro (RJ) – cerca de 700 mil pessoas compraram e saborearam produtos e se deliciaram com espetáculos e apresentações culturais.

A grandiosidade do evento reflete a importância do setor para a economia do País. No Brasil há cerca de 4,3 milhões de propriedades agrícolas familiares, que ocupam cerca de 70% da mão-de-obra no meio rural, de acordo com o Censo do IBGE/2006.

Em Porto Alegre, o BRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO reforça a importância da agricultura familiar na economia do Rio Grande do Sul.

O BRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO é um evento do Governo Federal realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Foto: Melado em garrafa de Alagoas / Marcelo Curia

Fonte: Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário

EDUCAÇÃO: Ministério define novas regras do Sisu para as instituições e os alunos

DE SÃO PAULO: Ernesto vinhote - com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC / Especial para o Panorama Brasil.

A segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que definirá os candidatos que ocuparão as vagas nas universidades e institutos federais e outras instituições que aderirem ao sistema para o segundo semestre de 2010, terá novas regras.

A adesão das instituições deverá iniciar-se ainda nesta semana, quando o MEC publica portaria definindo os procedimentos.

O anúncio foi feito pela secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, em São Carlos (SP), onde participou de reunião na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

Para os estudantes, que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009, será feita uma única rodada de inscrições, de 10 a 14 de junho.

Ao inscrever-se, o aluno poderá fazer até duas opções de curso e instituição, em ordem de preferência, e poderá alterar suas opções até o final do período de inscrição.

Ao final das inscrições, haverá três chamadas subseqüentes. Os candidatos que forem selecionados em sua primeira opção não serão convocados nas chamadas posteriores, inclusive aqueles que não realizarem a matrícula.

Ao final das três chamadas, caso ainda existam vagas disponíveis, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema. “As novas regras visam melhorar o preenchimento das vagas em espaço de tempo mais curto do que na primeira edição”, afirmou a secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci.

As inscrições ao Sistema de Seleção Unificada acontecerão no mesmo período de inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni).

FOTO: Reprodução
Fonte: Assessoria de Comunicação Social/MEC

GERAR NOTICIA: panorama@folha.com.br / Breve o SITE PANORAMA DO BRASIL