sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

VISÃO CRITICA: na pressa de garantir quem será o candidato à presidência os partidos nem decidiram vices ainda


DE BLUMENAU/SC: Fernando Mellis / Especial para o Panorama Brasil.

Sempre foi claro que o presidente Lula queria Dilma Rousseff na presidência.

O PSDB demorou, enrolou, mas jogou Serra, mais uma vez.

O grande problema das eleições deste ano>? Definir as alianças.

Afinal de contas, grandes partidos estão envolvidos em escândalos.

O DEM, grande aliado do PSDB em todas as eleições, perdeu seu único governador (Arruda) e agora não faz à menor ideia de quem poderia ser o vice na chapa de Serra, ou se vai sair mesmo um vice do DEM.

Enquanto isso o nome de Aécio Neves ainda é uma incógnita.

Lula insistiu durante tempo hábil em arrastar Dilma para cima e para baixo.

Enquanto isso Serra se manteve no governo de São Paulo e deixou para a última hora o anúncio de seu nome.

O único problema dos dois candidatos é que nenhum deles passa a confiança que os brasileiros precisam.

Para ser bem sincero, Dilma parece montada por Lula e Serra parece não ter visão de futuro.

Vamos aguardar os discursos e os projetos a serem apresentados.

Afinal, resta confirmar Ciro Gomes e Marina Silva. Num ano em que tudo pode acontecer, não acho que terão muitos favoritos.

Imagem: Tudo Global.com

FONTE /AUTOR: Fernando Mellis é critico observante do momento político Brasileiro, com fontes fidedignas no Distrito Federal (DF), alem de ter obtido vasta experiência nas Rádios Globo e CBN – AM/Curitiba e escrever artigos e crônicas sobre atualidades.

Fale com ele: panorama@folha.com.br

HAITI: País precisa do perdão de sua dívida para ser reconstruido


DA REDAÇÃO CENTRAL BRASÍLIA: do editor, com informações do Blog do Planalto, especial no Panorama Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conclamou os países credores do Haiti a perdoarem a dívida que chega a US$ 1,3 bilhão.

Essa seria – segundo Lula – uma forma de permitir que o governo haitiano pegue o dinheiro que seria para quitar a dívida e aplicasse na reconstrução do país.

Lula defendeu a medida num pronunciamento feito nesta quinta-feira (25/2) em Porto Príncipe após a assinatura de três atos – construção de cisternas, produção de alimentos e reforço da rede pública de ensino – ao lado do presidente do Haiti, René Prevál.

Lula lembrou que no início da semana, durante as reuniões de cúpulas realizadas em Cancún, no México, percebeu a disposição dos países em ajudar o povo haitiano.

Na reunião da Unasul foi discutida a doação da mais US$ 100 milhões para o governo local.

Lula frisou por diversos momentos que a ajuda ao Haiti deve ser feita seguindo as necessidades das autoridades locais.

FONTE/AUTOR: Blog do Planalto

FOTO: Roberto Cordeiro/Blog do Planalto
vendedor de sapato numa rua de Porto Príncipe, capital do Haiti.

EUA: Igreja faz cultos para nudistas


DA REDAÇÃO SUL: do editor plantão, com informações do 24 horas news, especial no Panorama Brasil

Uma igreja no Estado americano da Virginia (nordeste dos Estados Unidos) está causando polêmica ao receber fiéis nus.

Até o pastor celebra o culto como veio ao mundo.

Na capela de Whitetail - uma comunidade nudista fundada em 1984, na cidade de Ivor, roupas são um item opcional.(Veja vídeo acessando http://www.24horasnews.com.br/index.php?tipo=ler&mat=320746)

"Eu não acredito que Deus se importe com a maneira como você se veste quando você faz suas orações. O negócio é fazer as orações", diz Richard Foley, um dos frequentadores.

Mas, entre os que não fazem parte da congregação, a ideia de uma igreja nudista não agrada muito.

Várias pessoas ouvidas nas ruas de Ivor se surpreenderam e disseram achar o conceito de uma igreja nudista desrespeitoso.

O pastor Allen Parker discorda: "Jesus estava nu em momentos fundamentais de sua vida. Quando ele nasceu estava nu, quando foi crucificado estava nu e quando ressuscitou, ele deixou suas roupas sobre o túmulo e estava nu. Se Deus nos fez deste jeito, como isso pode ser errado?"

A comunidade nudista de Whitetail vai de vento em popa apesar dos tempos de crise.

Segundo a administração do resort, mais de dez mil pessoas visitaram o local no último ano e os lucros subiram 12% no período.

Os visitantes dizem que ser nudista é algo libertador.

Para eles, em um ambiente como este não há julgamento de classe social e todos ficam livres para ser quem realmente são.

Além disso, o clima seria de igualdade. Um frequentador exemplificou isso dizendo que, na comunidade, não é possível dizer quem está desempregado, quem é alto-executivo e quem é encanador.

"Aqui, todos participam, todos são compreensivos e preocupados com a comunidade e com a família. Temos uma das congregações mais ativas da região. Eu considero isso um presente de Deus e um privilégio", disse o pastor Parker.

FOTO: Reprodução

FONTE/AUTOR: http://www.24horasnews.com.br

POLITICA: José Serra é adversário de Dilma na disputa pela presidência


DE SÃO PAULO: Amro Santos / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil


Agora é fato! O governador de São Paulo, José Serra, é o candidato do PSDB à Presidência da República.

A informação foi confirmada, nesta quinta-feira (25), pelo presidente do partido Sérgio Guerra.

A oficialização do nome de José Serra será no fim de março.

Pesquisa favorece governador

De acordo com uma pesquisa do Ibope, realizada no inicio de fevereiro, Serra é o líder de intenções de voto na corrida pela presidência.

Ele tem 36% das intenções de voto e está à frente da candidata do presidente Luis Inácio Lula da Silva.

A ministra-chefe da Casa Civil , Dilma Rousseff, do PT, tem 25%.

Foto: Reprodução / Porque voto no Serra

CATÁSTROFE 2012: cenas do Cristo Redentor se esfacelando causa polêmica


DO RIO DE JANEIRO: Marcos Pointer, com informações da arquidiocese, especial para o Panorama Brasil

A Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) está cobrando uma indenização da Columbia Pictures por uso indevido do Cristo Redentor no filme “2012”, um dos mais badalados e comentados das últimas semanas.

O Cristo Redentor é de propriedade da igreja e, por isso, o órgão teria o direito de negar o uso da imagem da estátua, segundo a assessoria de imprensa da arquidiocese carioca.

A coordenadora do Departamento Jurídico da arquidiocese, Claudine Dutra, disse que a Igreja não cobra pelo uso de suas imagens, mas possui poder de veto sobre elas. “O Cristo é um símbolo religioso e deve ser preservado”.

Ele lembrou que em dezembro de 2009, um mês após a estreia do filme, a Columbia Pictures recebeu uma notificação e os advogados da distribuidora se retrataram, em reunião com a equipe da arquidiocese, justificando que a produção do filme não teve por intenção causar prejuízo ou atacar ou ofender a imagem da igreja ou a fé católica.

Rodrigo Saturnino Braga, diretor-geral da Columbia, admitiu o recebimento da notificação e declarou que advogados do estúdio em Los Angeles estão cuidando do caso.

Disputa por direito

Os direitos de imagem da estátua no topo do Corcovado são centro de uma disputa de longo tempo.

Há três grupos proclamando-se os donos de sua imagem: a família do escultor Paul Maximilian Landowski, a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Arquidiocese do Rio de Janeiro.

A família de Paul Maximilian Landowski move ações em diversos tribunais Pelo menos, permanece insistindo na aplicação dos direitos autorais aos sucessores, que, pela legislação brasileira, só se extinguem 70 anos após a morte do autor, ignorado o ano do óbito e desde que não haja descendentes em primeiro grau ainda vivos.

A Prefeitura do Rio e a arquidiocese não chegam a ir tão longe, mas disputam o direito de administrar a estátua.

A arquidiocese tem o argumento que recebeu a estátua de presente da União, em 1934, enquanto a prefeitura acredita tratar-se de um símbolo da cidade, sendo patrimônio
histórico do Rio de Janeiro.

2012 catástrofe

O filme “2012”, dirigido por Roland Emmerich, estreou em novembro de 2009 e mostra uma catástrofe global, que, entre a destruição de outros símbolos da humanidade, inclui cenas do Cristo Redentor se esfacelando.

Dúvidas e mais dúvidas

Mesmo entre pessoas envolvidas no mercado de arte, reina muita desinformação em torno de direitos do autor.

Ao comprar uma obra de arte, alguém pode pensar que assume domínio absoluto sobre ela. Ledo engano.

O comprador de um quadro, uma gravura ou uma escultura tem garantidos apenas dois direitos fundamentais, os de posse e de usufruto. Nada mais.

A lei vai mais longe

Dado que um quadro é adquirido para uso pessoal, privado e exclusivo, é necessária autorização prévia para colocá-lo em uma exposição.

Se ele contiver o retrato de alguém ou fisionomias reconhecíveis de pessoas, estas também deverão ser consultadas previamente, antes de a exposição ser levada a efeito, garantindo o direito à própria imagem.

O proprietário legal da estátua não é a Prefeitura ou o Estado, mas uma entidade civil, a Arquidiocese do Rio de Janeiro, que arrecadou contribuições para que o monumento fosse erguido e cuidou de sua construção.

Vem aí uma exceção legal

Por se tratar de escultura colocada em local público, em caráter definitivo, nem a Arquidiocese, nem o poder público, nem ninguém, pode impedir que ela seja fotografada e pintada livremente.

Com efeito, o artigo 48 da Lei 9610/98 estabelece que:

Art. 48. As obras situadas permanentemente em logradouros públicos podem ser representadas livremente, por meio de pinturas, desenhos, fotografias e procedimentos audiovisuais.

Onde, então, se apegam os herdeiros do escultor para exigir o pagamento de royalties sobre a utilização das imagens?

Sua reclamação se volta contra o suposto uso indevido das imagens para fins estritamente comerciais, como por exemplo, em peças publicitárias, em que o trabalho alheio está sendo aproveitado sem o pagamento dos direitos devidos. Ou na produção de filmes, camisetas, posters e afins.

Imagem: Divulgação / Columbia Pictures