sexta-feira, 18 de junho de 2010

AS PICADINHAS DO ÉBOLI: Mais uma culpada

DO RIO DE JANEIRO: Carlos Eduardo Éboli / Especial Para o Panorama Esporte TV Brasil.

Depois de todos se voltarem contra a bola Jabulani, agora é a vez das vuvuzelas serem responsabilizadas pelas falhas em campo.


O super craque argentino, Lionel Messi disse que as cornetas atrapalham na comunicação em campo. Segundo ele, o zagueiro Demichellis falhou no gol sofrido contra a Coreia do Sul porque não ouviu o alerta dos companheiros devido ao barulho das vuvuzelas.

Vamos combinar que o Demichellis não precisa da vuvuzela para se atrapalhar em campo. Tá bom!! Como esta turma arruma desculpa, hein!!

Decepção inglesa

Inglaterra e Argélia fizeram um dos piores jogos da Copa até agora. A obrigação de espetáculo era toda dos ingleses e o time de Fábio Capelo mais uma vez decepcionou. Foi uma atuação desastrosa. Nenhum jogador se salvou. Rooney, Lampard e Gerrard já são os protagonistas de uma das maiores amareladas do futebol inglês. Será que eles vão conseguir se recuperar?

A Inglaterra ainda não entrou no clima da Copa e corre um sério risco de ficar de fora. Ao contrário dos ingleses, eslovenos e americanos estão esbanjando vontade e fizeram um jogo eletrizante.

O empate em 2 a 2 foi justo pelo que os times apresentaram, mas os americanos foram prejudicados pela arbitragem. O senhor Koman Coulibaly de Mali viu algo que ninguém viu e anulou um gol regular dos Estados Unidos impedindo uma virada histórica. O que um árbitro de Mali faz numa Copa do Mundo? Coisas da politicagem da Fifa!!!

FONTE / AUTOR: Carlos Eduardo Eboli é âncora do CBN Esportes aos domingos e comentarista esportivo. Participa diariamente dos programas CBN Rio e CBN Total. Eboli participou da cobertura de três Olimpíadas (Sidney, em 2000; Atenas, em 2004, e Pequim, em 2008), duas Copas do Mundo (Japão/Coréia, em 2002, e Alemanha, em 2006) e dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003, e do Rio de Janeiro, em 2007. Eboli tambem estara no site Panorama de Noticias.

VACINAÇÃO: mais de 11 milhões de crianças são vacinadas contra a pólio

DE BRASILIA: Magno Venturin - com informações do Ministério da Saúde / Especial para o Panorama Brasil.

Balanço parcial do Ministério da Saúde aponta que mais de 11 milhões de crianças foram vacinadas na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, no dia 12 de junho.

A estimativa não inclui boa parte dos imunizados em estados que tiveram problemas pontuais na coleta de informações ou que ainda estão atualizando os dados. “A quantidade de crianças imunizadas em todo o Brasil foi muito maior. Acontece que alguns estados deixam para computar os dados no vacinômetro só após o término da vacinação, bem no fim do dia”, explica a coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações, Carmem Osterno. Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná informa que municípios paranaenses tiveram problemas no acesso à internet e, por isso, não digitalizaram os dados.

Um novo balanço da vacinação contra a paralisia infantil será divulgado no início da semana que vem. “Estamos confiantes de que atingiremos a meta de imunizar 95% dos menores de cinco anos”, afirma Carmem Osterno. O público-alvo da campanha são 14,6 milhões de pequenos até cinco anos.

Para esta etapa, o Ministério da Saúde distribuiu cerca de 24 milhões de doses da vacina. No total, 115 mil postos abriram para proteger a criançada. A vacinação mobilizou 350 mil pessoas em todo o País. Foram investidos R$ 40,9 milhões na campanha. A segunda dose da vacina será aplicada no dia 14 de agosto.

Gripe Suína (H1N1)

Em milhares de postos de saúde do Brasil, os profissionais de saúde aproveitaram a mobilização nacional contra a pólio para atualizar o calendário de vacinação das crianças. Muitos municípios determinaram a imunização dos pequenos de dois a menos de cinco anos contra a gripe H1N1. Em todo o País, 78,9 milhões de pessoas já foram vacinadas contra o vírus.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão (foto), participou da abertura da campanha no Rio de Janeiro e voltou a enfatizar o sucesso do combate à Influenza A. “Essa é de longe a maior campanha de vacinação já realizada no mundo. A estratégia é continuar orientado os municípios a buscarem cobertura de 80% de todos os grupos prioritários”, destaca.

Brasil sem paralisia Infantil

O Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite. No entanto, enquanto houver circulação do vírus em qualquer região do mundo é necessário continuar com a vacinação, pois há o risco de importação de casos provenientes de países que ainda registram casos da doença, como Paquistão, Índia, Afeganistão e Nigéria.

IMAGEM: Ministro Temporão e Zé gotinha.

FONTE: Ministério da Saúde / Disque saúde: 0800 61 1997

Magno Venturin é jornalista e também estará no site Panorama de Noticias, a partir de julho.

FUTEBOL: depois de Túlio, agora pode ser a vez de Bebeto atuar no Amazonas

DE MANAUS: Paulo Rogério Veiga / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil.

O repórter, Amarildo Silva, no programa Esporte, Notícia Local, da Rádio Rio Mar/AM, desta quinta-feira (17/6) disse que a diretoria do Grêmio Coariense negocia a contratação do ex-atacante Bebeto (foto), campeão do mundo pela seleção brasileira na Copa Mundial da FIFA, USA’1994 para comandar a equipe no campeonato amazonense da segunda divisão.

Segundo Amarildo Silva, o time da cidade de Coari (distante a 450 km de Manaus) pretende investir grande para retornar a elite do futebol em 2011.

Recentemente Bebeto foi convidado pelo seu amigo Romário para ser o técnico do América no campeonato carioca de 2010.

Bebeto

O site www.abdim.org.br/ diz que José Roberto de Oliveira Gama, conhecido como Bebeto, começou muito cedo sua carreira vinda das divisões de base do Vitória. Foi para o Vasco da Gama, em 1989, no mesmo ano foi campeão pelo campeonato brasileiro. Em 1992 foi contratado pelo Deportivo La Caruña, em 1995 foi o primeiro responsável pelo rei. Voltou pro Flamengo em 1996, mas não deu muito certo e no mesmo ano foi pro Sevilha. Em 1997 pro Vitória, Botafogo em 1998, Toras Veza 1999, Kashima Antlers 2000, Vitória em 2000, Vasco em 2001 e Al lttihad em 2002. Bebeto foi campeão dos jogos Pan Americanos de Indianópolis EUA e 1999. Em 1994 foi campeão do mundo pela seleção brasileira na Copa do Mundo, USA’1994.

Grêmio

Segundo o site pt.wikipedia.org/ em fins de 2003 a diretoria do Grêmio Coariense se inscreveu no profissionalismo da FAF (Federação Amazonense de Futebol) e em 2004 já jogava em tal situação. O time em 2005 foi campeão vencendo o Nacional, um dos grandes clubes amazonenses. Em 2007, o Grêmio Coariense pediu licença em 2007 em função de dívidas.

FOTO: Reprodução América / RJ

FONTE / AUTOR: Paulo Rogério Veiga é Bacharel em Comunicação, Arbitro de futebol e há 27 anos recebe informações privilegiadas da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O escrito é de sua extrema responsabilidade, isentando o Panorama Brasil. Paulo Rogério também estará no site Panorama de Noticias.