terça-feira, 23 de março de 2010

CASO ISABELLA: delegada Renata Pontes afirmou ter certeza que Alexandre e Ana Jatobá são os responsáveis pela morte da menina

DE SÃO PAULO: Ernesto vinhote / Especial para o Panorama Brasil

O segundo dia de julgamento do casal Nardoni, no Fórum de Santana, em São Paulo, terminou por volta das 19he30min (de Brasília), desta terça-feira, 23.

A decisão foi tomada pelo juiz Mauricio Fosse após chegar à conclusão de que o depoimento da perita Rosangela Monteiro, do Instituto de Criminalística (IC), iria demorar demais e, conseqüentemente, cansaria os jurados.

Rosangela será a primeira depoente desta quarta.

Apenas três foram ouvidos nesta terça

Durante os depoimentos de hoje a delegada Renata Pontes afirmou ter certeza que Alexandre Nardoni e Ana Carolina Jatobá são os responsáveis pela morte de Isabela Nardoni.

O legista Paulo Sergio Alves disse, em seu depoimento, que a menina sofreu diversas lesões que culminaram em sua morte, entre elas, asfixia mecânica, decorrente de uma esganadura e outras em decorrência de quedas.

Logo após foi a vez do legista da Bahia, Luiz Fernando Carvalho, convocado pela promotoria para o julgamento.

Seu depoimento foi o mais curto desta terça, durando pouco mais de 30 minutos.

Dois dias de julgamento, até agora, apenas quatro testemunhas foram ouvidas no caso. Ainda faltam 12 pessoas.

O advogado do casal Alexandre e Carolina, Roberto Borjo, disse que a defesa ainda vai se reunir durante esta noite para decidir se dispensa, ou não, mais alguma testemunha.

A intenção da defesa é abreviar o julgamento por entender que o julgamento já esteja muito longo.

Durante as discussões foram usados pela promotoria Maquetes do prédio e do apartamento, além de fotos do acidente.

O Julgamento será retomado a partir das 09h desta quarta-feira, 24.

A perita Rosangela Monteiro, que encabeçará os depoimentos, foi convocada tanto pela defesa quanto pela acusação.

FOTO: Reprodução

OPINIÃO DE QUEM ENTENDE: E foi sem Neymar e Robinho…

DE SÃO PAULO: Carlos Eduardo Éboli / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil

que o Santos aplicou mais uma goleada histórica. Coitado do Ituano que viveu uma doce ilusão ao fazer 1 a 0 nos meninos da Vila.

A reação foi implacável e devastadora. 9 a 1 é molecagem da melhor qualidade.

O time santista fez 4 a 1 no primeiro tempo e não tirou o pé na segunda etapa. E é isso que eu gosto neste time.

Méritos para o treinador Wagner Mancini que está conseguindo manter a garotada focada.

A gente não vê o Santos fazendo firula e diminuindo o adversário. O jogo é bonito e objetivo.

Conversei, no domingo, com o dançarino Jaime Aroxa sobre as danças dos garotos e ele disse o seguinte:
- Essas coreografias mostram o espírito coletivo do time. Mostram o entrosamento de uma equipe que está curtindo o momento.

Futebol é isso. Que continue assim!!!

FONTE / AUTOR: Carlos Eduardo Eboli é âncora do CBN Esportes aos domingos e comentarista esportivo. Participa diariamente dos programas CBN Rio e CBN Total. Eboli participou da cobertura de três Olimpíadas (Sidney, em 2000; Atenas, em 2004, e Pequim, em 2008), duas Copas do Mundo (Japão/Coréia, em 2002, e Alemanha, em 2006) e dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003, e do Rio de Janeiro, em 2007.

NO CQC: Rubens Furlan, exemplo de mau prefeito, desrespeita integrantes do programa da Band e os chama de babacas e idiotas

DE SÃO PAULO: Marcos Freire - editor do plantão, com apoio do blogdotas.com.br / Especial para o Panorama Brasil

A atitude do Prefeito da cidade de Barueri (SP), Rubens Furlan, mostrada no programa Custe o Que Custar (CQC), da Tv Bandeirantes, na noite desta segunda-feira (22), foi da maior infelicidade, que se possa imaginar.

A liberdade de imprensa, em nenhum momento, como demonstrou a reportagem de Rafinha Bastos e Danilo Gentili, foi respeitada, posta em prática ou evidenciada pelo prefeito Furlan.

Vocês são uns babacas, sem nenhum talento, uns tontos, que se vêm no direito de ridicularizar o Congresso. Quem são vocês? Vocês são uns babacas que só prestam pra desmoralizar as pessoas e a democracia, se você quer saber, é o que permite vocês fazerem o que estão fazendo. Custe o que custar, estes babacas”, disse o prefeito Rubens Furlan sem nenhum respeito ao repórter Danilo Gentili e aos milhões de espectadores do programa.

O prefeito, em vários momentos, ridicularizou os integrantes do CQC e agiu com preconceito a Marcelo Tas, quando lhe chamou de careca idiota. “O que faz ter medo de vocês, seus babacas? E aquele careca idiota? Bando de babacas”, falou mal o prefeito enfurecido.

Ao ser questionado por Danilo “se o senhor chamou um programa de televisão de babaca como o senhor chama o seu irmão que recebe uma televisão e deixa ser desviada”? Ele respondeu ”Graças a deus o município de Barueri não precisa de televisão. Olha careca, leva essa televisão pra sua família, pra sua mãe ou sua irmã. Vocês todos são babacas publicamente”, reiterou o prefeito de Barueri.

Celso Furlan Secretario de Educação de Barueri é, também, irmão do prefeito democracia, Rubens Furlan.

Contra censura e ilegalidade: lição de cidadania no programa CQC

O Panorama Esporte TV Brasil repercute a decisão do Desembargador Marrey Uint, da Terceira Câmara de Direito Público, do Tribunal de Justiça de São Paulo, diante da atitude truculenta e ilegal das autoridades da cidade de Barueri: primeiro desviaram um recurso doado pelos profissionais do CQC - um televisor de tela plana- à Secretaria de Educação do município Barueri; depois impediram a reportagem de ir ao ar na última segunda-feira, no CQC, na Band, por meio de artifício jurídico que foi deferido pela MMa Juíza Nilza Bueno.

Em seu blog (blog oficial de Marcelo Tas), Tas transcreveu trechos do texto do próprio Desembargador Marrey.

1. Em que pese a extinção da ação, a liminar trouxe ao conhecimento deste Magistrado fatos que merecem melhor análise, dado o seu contúdo e os princípios que norteiam a Administração Pública.

Não existe democracia sem uma Imprensa Livre e o preço dessa liberdade é balizado pela responsabilidade decorrente dos atos praticados por seus integrantes e veículos.

A Carta Constitucional, em seu artigo 220, consagra a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sem qualquer restrição, estabelecendo o parágrafo 1º a plena liberdade de informação jornalística, proibindo o parágrafo 2º, qualquer tipo de censura de natureza política, ideológica ou artística.

Nesta linha de pensamento, a matéria jornalística realizada, de evidente cunho investigativo e de interesse público, acabou por demonstrar, no mínimo, a falta de observância dos princípios da moralidade e da legalidade.



A ação da Agravante mostra apenas o grau de credibilidade nos homens públicos brasileiros, sugerindo, infelizmente, que “lançada a isca, a pesca é certa”.

O que vem noticiado na peça inicial da Agravada (fls. 70/77) não condiz com o que consta da matéria jornalística (fls. 95), e é flagrante a contradição entre os depoimentos dos entrevistados, como o do Sr. Secretário da Educação, da Sra. Diretora da Escola e dos funcionários municipais, inclusive o tal “Sintonizador”, a levar à conclusão da necessidade de investigação profunda sobre a ocorrência de atos de improbidade administrativa.

Diante do exposto, …, determino que se extraiam cópias de todo o recurso, as quais, acompanhadas do DVD, de fls. 95 por mim autenticado, deverão ser encaminhadas ao Exmo. Procurador Geral de Justiça para as apurações necessárias.


Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
TERCEIRA CAMARA DE DIREITO PUBLICO



IMAGEM/FONTE: Marcelotas.blog.uol.com.br /Reprodução
Marcos Freire é jornalista e responsável pela Central Panorama Centro Sul

SISTEMA TERRA: Encontro das Américas recebe trabalhos até dia 31

DO PARANÁ: Lucy Pinheiro, com informações do Ministério da Ciência e Tecnologia, especial para o Panorama Brasil

Pesquisadores interessados em participar do Encontro das Américas – União Americana de Geofísica (AGU) 2010 tem até o próximo dia 31 para entregar os resumos de trabalhos nas áreas temáticas.

O evento será realizado de 8 a 13 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR).

Os trabalhos a serem apresentados podem ser orais ou no formato pôsteres.

Os procedimentos para o envio dos resumos estão no endereço: http://www.geophysics2010.org.

Organizada pela AGU com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), a reunião internacional tratará de todo Sistema Terra de maneira multidisciplinar e integrada.

O tema principal do evento será Mudanças Climáticas e Riscos Naturais, com palestra do especialista Carlos Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT).

Outros cientistas de renome ainda debaterão Oceanografia, Física Espacial, Riscos Naturais, Sismologia e Geofísica.

Eric Davidson, do Instituto Oceanográfico Woods Hole (WHOI/EUA), falará sobre as interações entre a floresta amazônica e o clima no Brasil e na Terra.

Os impactos do clima nas megacidades é o tema da pesquisadora Maria Araújo, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Para intensificar os debates, o físico Luiz Pinguelle Rosa (Coppe/UFRJ) aborda a emissão de gás de efeito estufa por reservatórios hidrelétricos.

Mais de dois mil participantes, entre pesquisadores, professores e estudantes são esperados no encontro.

Estão previstas 243 sessões científicas coordenadas por mais de 600 especialistas dos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Europa, Ásia, Austrália e outros países da América Latina.

FONTE: www.mct.gov.br

Foto/Imagem: IguassuFallsTour.com

VISÃO ESPECIALIZADA: Nacional/AM ainda é líder e São Raimundo, Tri campeão do Norte, na beira do abismo

DE MANAUS: Paulo Rogério Veiga / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil

O Nacional empatou com o Princesa do Solimões, em 2 a 2, no último domingo (21/03), no interior do Amazonas, e continua na liderança do Estadual, agora com 14 pontos.

As equipes que vinham na segunda colocação, também não venceram e continuam perseguindo a ponta da tabela.

O Penarol empatou em casa, em 1 a 1 com o Fast Clube/Ulbra e o Sul América pelo mesmo placar com o Manaus Compensão.

O Princesa do Solimões perdeu a chance de assumir a liderança do campeonato amazonense jogando em casa, Teoricamente na vantagem de atuar ao lado de sua torcida não foi suficiente para o Tubarão de Manacapuru conseguir a vitória.

Nessa reta final do primeiro turno qualquer vacilo pode significar a perda do título.

Penarol, Fast Clube e Sul América, não evoluíram na sexta rodada e deixaram que o time azulino permanecesse na ponta da tabela.

Numa competição com pontos corridos (1ª fase) e com tiro curto para todas as equipes a perda de um pontinho é praticamente irrecuperável.

O inferno Colinense

O São Raimundo, equipe que participou da série B do Brasileiro e Tri-campeão do Norte, ocupa no momento a penúltima colocação com apenas seis pontos e tem a segunda defesa mais vazada, com 14 gols sofridos.

A equipe colinense vem numa queda vertiginosa com três derrotas seguidas no Estadual.

O ex-técnico Adinamar Abib saiu antes de começar o campeonato, mas deixou um elenco formado.

O atual treinador é o zagueiro Donizete, que havia anunciado sua aposentadoria e estava trabalhando na comissão técnica do Tufão.

Sem experiência na beira de campo, Donizete é o menos culpado pela campanha da equipe.

A diretoria colinense com problemas financeiros buscou uma solução caseira que não deu certo, agora vai trazer, novamente, Luiz Carlos Wink, ex-Seleção Brasileira.

O São Raimundo tem um nome a zelar pelos títulos conquistados a nível local e principalmente em âmbito nacional com a Copa Norte.

A situação é preocupante, pois ficar na zona de rebaixamento é algo humilhante, mas que reflete uma realidade triste da equipe no campeonato amazonense.

FONTE / AUTOR: Paulo Rogério Veiga é Bacharel em Comunicação, Arbitro de futebol e há 27 anos recebe informações privilegiadas da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O escrito é de sua extrema responsabilidade, isentando o Panorama Brasil.

Imagem: Divulgação do mascote do Nacional