sexta-feira, 21 de maio de 2010

AS PICADINHAS DO ÉBOLI: perguntar não ofende!!

DO RIO DE JANEIRO: Carlos Eduardo Éboli / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil.

Será que o meia do Flamengo Vinícius Pacheco, realmente, achou que o árbitro iria marcar um pênalti muito mal cavado por ele aos 49 minutos do segundo tempo contra o time da casa num clima de guerra como aquele?

Até quando?

O que vimos, ontem, no acanhado estádio Santa Laura em Santiago, na partida entre Flamengo e Universidad foi ridículo e revoltante.

Moedas, bolas de golfe e uma total falta de estrutura. É impressionante como a Libertadores parou no tempo para muitos clubes e torcedores que ainda se apóiam em estratégias de guerra para prejudicar o time visitante.

O pior é que a Conmebol vê tudo isso de maneira passiva e não aponta com nenhum tipo de punição. Nem em campeonato de várzea existe tamanho desrespeito e ignorância. Se não fosse os talentos naturais de brasileiros e argentinos para jogar bola, não sobraria nada de útil no nosso continente.

E depois querem comparar a Libertadores com a Liga dos Campeões da Europa.
Tem certeza de que vivemos todos num mesmo mundo?

FONTE / AUTOR: Carlos Eduardo Eboli é âncora do CBN Esportes aos domingos e comentarista esportivo. Participa diariamente dos programas CBN Rio e CBN Total. Eboli participou da cobertura de três Olimpíadas (Sidney, em 2000; Atenas, em 2004, e Pequim, em 2008), duas Copas do Mundo (Japão/Coréia, em 2002, e Alemanha, em 2006) e dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003, e do Rio de Janeiro, em 2007.

PALAVRA ESPECIALIZADA: Espanha é a Seleção mais cara da Copa da África

DE MANAUS: Paulo Rogério Veiga / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil.

Ta chegando à hora do maior evento esportivo do planeta. Todos esperam ansiosos pela Copa Mundial da FIFA, África do Sul’2010 que vai chamar a atenção de todo os povos nesse mundo de Deus.

Mas você sabe quanto vale uma seleção nacional em uma competição dessa natureza? O site http://www.futebolfinance.com/ veiculou uma matéria no final do ano passado, que relata um levantamento curioso das 32 equipes participantes da Copa 2010.

Foram levados em consideração os direitos econômicos dos 26 jogadores mais utilizados por cada seleção nacional nos jogos das eliminatórias e amistosos. No total as cifras das 32 associações ultrapassa os 5 milhões de Euros no mundial.

A Espanha é a equipe mais cara da competição, com 565 milhões de Euros. A fúria ao desembarcar na África do Sul como virtual campeão e favorita pra conquistar o título mundial pela imprensa internacional leva na mala a responsabilidade de confirmar em campo todo o favoritismo. Mas é bom que seja assim mesmo, pois os holofotes do mundo ficarão iluminando os espanhóis e deixando de lado a Seleção Brasileira, que pode com isso trabalhar com tranqüilidade.

Justamente o Brasil, ocupa a segunda colocação, com valores de 515 milhões de Euros. No Continente da Oceania, a Nova Zelândia, ocupa a última colocação do ranking com apenas 15 milhões de Euros dentre as demais nações refletindo a fragilidade de uma nação que tem pouco intercâmbio futebolístico para colocar seus jogadores no mercado internacional.

A verdade é que o poder aquisitivo das grandes associações nacionais será fundamental para ganhar a Copa do Mundo, pois essas equipes possuem os maiores jogadores que disputam as competições mais importantes do mundo.

FOTO: Reprodução

FONTE / AUTOR: Paulo Rogério Veiga é Bacharel em Comunicação, Arbitro de futebol e há 27 anos recebe informações privilegiadas da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O escrito é de sua extrema responsabilidade, isentando o Panorama Brasil.

SUSPENSÃO: Marcação de perícia médica não funcionará neste fim de semana

DE BRASILIA: Magno Venturin - com informações de Rilton Pimentel da previdencia / Especial para o Panorama Brasil.

Neste fim de semana não é mais possível marcar ou remarcar perícia médica pela Central 135 ou pelo Portal da Previdência (www.previdencia.gov.br).

A interrupção começou às 19h desta sexta-feira (21), no horário de Brasília, e ocorrerá devido à manutenção no sistema que gerencia a concessão e a manutenção dos benefícios por incapacidade.

Os demais serviços (agendamento eletrônico de atendimento nas agências, inscrição na Previdência Social, consulta à situação do benefício e registro de manifestação junto à Ouvidoria) não serão afetados pelo procedimento.

Os usuários que ligarem para a Central 135 neste final de semana e desejarem marcar perícia médica serão orientados a retornar a chamada na segunda (24), a partir das 7h (de Brasília), quando o serviço volta a ser oferecido normalmente.

Fonte: Previdência Social

Imagem: Reprodução

PARALISAÇÃO: greve do IBAMA já passa de um mês

DE MANAUS: Adeilson Albuquerque, com informações de Isabella Siqueira / Especial para o Panorama Brasil.

Um mês e dois dias.
É o tempo de duração da greve aderida pelos servidores do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), e do Instituto Chico Mendes, completados nesta sexta-feira (21/5).

O principal eixo das reivindicações é o descumprimento da reestruturação da carreira de especialista do meio ambiente, que vinha sendo acordado desde 2008. Mas, numa última reunião, foi negado pelo Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. A categoria também luta pela anulação do Projeto de Lei (PL) nº 549, que congela salários e impede investimentos no setor público.

O representante do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Amazonas (SINDSEP-AM), Walter Matos, ressaltou que as condições de trabalho dos servidores também estão precárias. Na entrada do IBAMA, no Distrito Industrial, uma corrente mantém a sede do órgão fechada. Os serviços de fiscalização da exportação do peixe ornamental do Aeroporto também estão prejudicados.

Na semana passada o Superior Tribunal de Justiça (STJ), decretou que a greve no órgão não é abusiva, mas determinou que os serviços de fiscalização e licenciamento ambiental retomassem os trabalhos. Os servidores estão cumprindo a determinação.

Categoria cumpre determinação judicial

Desde a última quinta-feira (20/) os servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), também começam a cumprir a determinação do SJT, decretada na última sexta-feira, dia 1ª.

A decisão liminar do ministro Hamilton Carvalhido, determina que 50% dos funcionários, que atuam na emissão de carteira de trabalho e na concessão de seguro-desemprego devem voltar ao trabalho. No Amazonas, apenas 30% dos serviços nesses setores estavam sendo realizados, com isso, somente em uma semana de paralisação cerca de 1.400 carteiras de trabalhos deixaram de ser emitidas.

Fonte/Foto: Isabella Siqueira / Assessoria de Imprensa do Sindsep-Am / Servidores do IBAMA e ICMBIO.

Adeilson Albuquerque é jornalista e responsável pela Editoria Norte do Panorama Brasil.

COPA DA ÁFRICA: viajantes não devem esquecer da vacinação contra febre amarela

DE SÃO PAULO: Marcos Freire – com informações de Danilo Molina – Imprensa Anvisa/Especial Para o Panorama Esporte TV Brasil.

Os brasileiros que pretendem acompanhar os jogos da Copa do Mundo de Futebol de perto não devem esquecer da vacinação contra febre amarela. A apresentação do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é obrigatória para a entrada de viajantes na África do Sul, país sede do Mundial.

Segundo informação oficial do governo da África do Sul, quem não possuir esse documento internacional de saúde pública será impedido de entrar no país”, salienta a gerente de orientação ao viajante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Karla Baeta.

Para emissão do CIVP é necessário estar com a vacina válida (a proteção dura 10 anos) ou vacinar-se pelo menos dez dias antes da data da viagem em um serviço de vacinação. Lembre-se de observar se o cartão nacional de vacinação está completamente preenchido e sem rasuras.

O atendimento para emissão de CIVP nos postos da Anvisa pode ser agilizado se o viajante realizar o pré-cadastro (www.anvisa.gov.br/viajante) no Sistema de Informações de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegário da Anvisa. O sistema também apresenta uma lista dos Centros de Orientação ao Viajante de todo o país, nos quais o certificado pode ser emitido.

Além de gerenciar a emissão dos certificados de vacinação internacional, o sistema apresenta informações sobre as medidas preventivas de saúde e exigências sanitárias que os viajantes devem estar atentos antes de saírem do Brasil. “Ao acessarem o sistema, em menos de dez minutos, os viajantes podem obter uma orientação adequada e desfrutar de uma viagem mais segura”, explica Karla.

Orientações necessárias

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os viajantes que vão à África do Sul também devem estar atentos aos riscos de contágio por Influenza A H1N1, cólera, malária, sarampo e febre do Rift Valley. “É fundamental que o viajante esteja com o calendário nacional de vacinação em dia, incluindo todas as vacinas indicadas para a sua faixa etária. Esta é a forma mais eficaz e segura de prevenção contra uma série de doenças e ainda pode impedir que doenças já eliminadas no Brasil voltem a ocorrer, como por exemplo, o sarampo”, diz a gerente de orientação ao viajante da Anvisa.

Ao retornar para o Brasil, caso apresente febre ou outros sintomas, o viajante deve procurar imediatamente um serviço médico. O profissional de saúde deve ser informado sobre o roteiro de viagem do paciente.

Documentação para adquirir CIVP

Para que Anvisa emita o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia é necessário:
-
documento oficial de identificação com foto ou certidão de nascimento para menores de idade.
- cartão de vacina com nome, fabricante e lote completo da vacina, data da vacinação, assinatura e nome do vacinador e identificação da unidade de vacinação.

FONTE/FOTO: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Marcos Freire é jornalista e responsável pela Editoria Sul do Panorama.

BREVE O SITE: Panorama do Brasil!!

Falta pouco para o lançamento, oficial, do site Panorama Brasil. Aguarde!