sexta-feira, 26 de março de 2010

CRAQUES DA BOLA: Celeiro precisa de ajuda

DE SÃO PAULO: Antônio Boaventura / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil

Os grandes clubes do interior paulista estão perdendo a capacidade e condições de continuar revelando craques para o futebol nacional e mundial, bem como a de fazer á alegria da população "caipira", que aguarda a cada rodada com ansiedade o jogo do time de sua cidade para fazer festa.

Depois de destacar os bons momentos da dupla campineira, Guarani e Ponte Preta, com suas conquistas e os atletas que vestiram suas camisas e se destacaram em grandes clubes, destaco neste espaço outro grande momento da história do futebol interiorano.

Após a conquista do Campeonato Brasileiro de 1978 pelo Bugre, de Campinas, o ano de 1986 foi muito importante para o futebol “caipira” e curiosamente teve novamente a presença do Palmeiras.
Neste ano, a Associação Atlética Internacional, da cidade de Limeira, fez barba e cabelo no Campeonato Paulista.
Venceu o Torneio Inicio, promovida pela “Gazeta Esportiva”, e surpreendeu ao chegar á grande decisão do Paulistão contra o Alviverde de Parque Antarctica.

A decisão foi disputada em dois jogos no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi.
No primeiro jogo empate sem gols, no segundo uma vitória por 2 a 1, da Inter calou o Morumbi, Resultado que valeu o inédito título para o Leão de Limeira, além do artilheiro da competição, Kita com 24 gols.

Do céu ao inferno, este é o panorama atual da Inter. Primeira equipe do Interior á conquistar o título regional e disputar o Brasileirão da Série A não foram suficientes para manter esta agremiação entre os gigantes do futebol nacional.

Atualmente o Leão amarga a dura realidade de disputar o Campeonato Paulista de Segunda Divisão, após o rebaixamento nesta temporada na Série A3.
Vizinho da cidade de Limeira, o União São João, da cidade de Araras, também enfrenta sérias dificuldades. A Ararinha esteve por algumas temporadas entre os grandes clubes do país. O União foi reconhecido pela sua capacidade em revelar grandes jogadores.

De Araras para o Mundo saíram grandes atletas e entre eles estão os laterais Roberto Carlos, campeão da Copa do Mundo com a Seleção em 2002 e Léo, campeão brasileiro com o Santos no mesmo ano, além do meia Vágner, com passagens por São Paulo e Celta de Vigo e do volante Fabrício, campeão no Corinthians de Carlos Alberto Parreira, atualmente no Cruzeiro.

Sem apoio para se manterem fortes nas respectivas disputas, o tradicional futebol "caipira" está perdendo sua originalidade e força, que lhe é peculiar para surpreender os "grandes" clubes do país, além de revelar craques para o Brasil e o mundo.

FONTE/AUTOR: Antônio Boaventura é jornalista, dono so site clube do esporteweb e acompanha os grandes clubes do interior paulista.

FUTEBOL DO AMAZONAS: Nacional x Arbitragem

DE MANAUS: Paulo Rogério Veiga / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil

Parecem que querem nos prejudicar ...”, “Eles deveriam ser punidos ...”, “Deus está do nosso lado e nada vai nos prejudicar”, foram algumas frases ditas pelos jogadores do Nacional Futebol Clube//AM, no intervalo e após o empate em 1 a 1 contra o São Raimundo, na noite desta quarta-feira (24), no Estádio do Sesi, pela sétima rodada do Campeonato Amazonense. Com o resultado o time azulino continua na liderança, agora com 15 pontos.

Acompanhei a transmissão do jogo pela Rádio A Crítica FM (Emissora oficial do certame), com o narrador Adeilson Albuquerque e o comentarista Teófilo Mesquita e percebi que há uma insatisfação, desconfiança e até revolta dos jogadores do time azulino com relação à arbitragem no geral.

Depois da agressão do jogador Lima ao árbitro Francisney Oliveira da Silva, na partida entre Nacional 3x1 no ASA, pela quinta rodada, ao que parece a partir daí a arbitragem passou a tomar as dores do companheiro agredido.

De um lado, tem o Nacional que luta pelo título do primeiro turnoe do outro a arbitragem que ficou com uma antipátia pela atitude do atleta azulino no episódio da agressão.

Cicatrizes ou não, nessa história não pode haver vitimas ou prejudicados, pois há muito interesse em jogo, ou seja, uma vaga para a Copa do Brasil e Brasileiro da Série D.

Não acredito que a arbitragem queira prejudicar o Nacional na competição. Isso é algo que é inaceitável no futebol moderno.

Por outro lado, os jogadores e até alguns dirigentes azulino tem reclamado muito da atuação da arbitragem quando o time está em campo.

Não se pode atribuir à arbitragem uma derrota ou fracasso de qualquer equipe na competição por conta da arbitragem.

É claro, se for um erro escandaloso cometido pelo trio de arbitragem que pode ser crucial no resultado do jogo, o clube que considerar lesado pode procurar seus direitos na justiça desportiva.

Acredito que o profissionalismo é a razão de tudo e pensar em perseguição da arbitragem seria um retrocesso total de categoria, que busca novos valores para atuar nas competições oficiais da Federação Amazonense de Futebol (FAF).

Nessa briga fria entre clube e arbitragem, o único derrotado, com certeza será o futebol amazonense, pois ambos são importantes ao esporte e qualquer fato negativo só vem a prejudicar a imagem do esporte.

FONTE / AUTOR: Paulo Rogério Veiga é Bacharel em Comunicação, Arbitro de futebol e há 27 anos recebe informações privilegiadas da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O escrito é de sua extrema responsabilidade, isentando o Panorama Brasil.

Imagem: Reprodução

PEDÓFILO: Vaticano ignorou caso de padre que molestou mais de 200, diz 'New York Times'

DE SÃO PAULO: Marcos Freire - editor do plantão, com informações do Último Segundo / Especial para o Panorama Brasil

Uma reportagem publicada nesta quinta-feira (25) pelo The New York Times afirma que o Vaticano tinha conhecimento - mas não tomou nenhuma providência a respeito - do caso de um padre que, acredita-se, molestou cerca de 200 garotos ao longo de 24 anos em uma escola para surdos no Estado de Wisconsin.

O jornal americano afirma ter tido acesso aos documentos do processo que vítimas apresentaram à Justiça.

Entre eles estão correspondências entre os bispos do Estado e altas autoridades do Vaticano, incluindo algumas endereçadas ao cardeal Joseph Ratzinger, atual papa Bento XVI, na época em que era chefe da Congregação para Doutrina da Fé, responsável por tratar questões disciplinares na Igreja.

O caso envolve o reverendo Lawrence Murphy, que trabalhou em uma renomada escola para jovens surdos entre 1950 e 1974. Entretanto, o caso só começou a ser investigado em 1993, quando denúncias contra o padre começaram a chegar ao arcebispo de Milwaukee à época, Rembert Weakland.

"O arcebispo Weakland contratou um assistente social especializado no tratamento de crimes sexuais para avaliar (o padre Murphy). Após quatro dias de entrevistas, o assistente social afirmou que o padre admitiu seus atos, havia molestado provavelmente cerca de 200 garotos e não tinha remorsos", relata o New York Times.

Segundo o jornal, o arcebispo Weakland escreveu cartas ao cardeal Ratzinger pedindo a suspensão do padre Murphy em 1996, com o objetivo de "neutralizar a indignação entre a comunidade e restaurar a confiança na Igreja".

O New York Times diz que Ratzinger nunca respondeu a nenhuma das duas cartas que recebeu do arcebispo americano.

O jornal diz que o caso passou pelas mãos de outros funcionários de alto escalão do Vaticano, mas que os procedimentos foram interrompidos depois que o próprio padre Murphy escreveu ao cardeal Raztinger alegando saúde frágil e pedindo que o caso fosse abandonado.

Ele morreu quatro meses depois e foi enterrado em vestimentas da Igreja.

Em resposta às acusações colocadas pelo jornal, o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, reconheceu que o padre havia violado a lei e crianças "particularmente vulneráveis", afirmando que o caso é "trágico".

Entretanto, ele disse que o Vaticano só tomou conhecimento do caso em 1996 e, àquela altura, a saúde frágil e a ausência de casos recentes envolvendo o padre pesaram na decisão de suspender o julgamento contra ele.

Fonte: ultimo segundo.ig.com.br

IMAGEM / FOTO: Reuters

Marcos Freire é jornalista e responsável pela Central Panorama Centro Sul