quinta-feira, 4 de março de 2010

PRESO: agora, Arruda está sob a ameaça de impeachment


DE BLUMENAU/SC: Fernado Mellis / Especial para o Panorama Brasil

A defesa de José Roberto Arruda aguardava a libertação do governador afastado do Distrito Federal (DF) por meio do julgamento do habeas corpus. Mas já sabia que isso poderia não acontecer.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em votação no plenário, na noite desta quinta-feira (4) pela permanência do governador na cadeia.

Arruda já estava ciente de que a decisão do STF poderia não lhe favorecer.

Afinal a defesa o alertou para renunciar ao cargo e tentar amenizar a situação. Ele discordou. Cargo este que também está em jogo.

Impeachment

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou também hoje o impeachment de Arruda.

Dessa forma, ele terá a partir de agora 20 dias para apresentar defesa.

Quando a casa se reunir novamente, pelo menos dois terços dos deputados distritais vão ter que decidir e votar sobre a abertura do processo de impeachment.

Lembrando que a partir dessa fase, mesmo que renuncie Arruda poderá perder os direitos políticos, imunidade parlamentar.

A defesa de José Roberto Arruda deve a partir de hoje começar a ver como vai mudar o processo político dentro da Câmara Legislativa.

Até porque o governador, mesmo preso, manda recados e ameaças para deputados que vão participar do processo de impeachment.

Ameaças

Muitos pensavam que ele está calmo lá na Superintendência da Polícia Federal, mas tenta intimidar os deputados distritais dizendo que sabe de coisas sobre muitos deles.

Agora resta saber quais os próximos passos.

Existe a possibilidade de o governador afastado alegar motivos de saúde e então ser transferido para uma clínica particular. Algo que não soa muito bem, mas pode ser considerado.

Caso renuncie ao cargo, Arruda vai passar a responder ao processo criminal como civil e pode acabar no presídio da Papuda, atual residência de alguns corruptos presos no mesmo dia que ele.

De qualquer forma, preso ou solto, o governador ainda vai causar muitos problemas no Distrito Federal e com isso, ganham os petistas que aumentam as chances de eleger neste ano um governador no DF e perdem os democratas que abriram mão de qualquer participação na chapa do PSDB para presidência.

FONTE /AUTOR: Fernando Mellis é critico observante do momento político Brasileiro, com fontes fidedignas no Distrito Federal (DF), alem de ter obtido vasta experiência nas Rádios Globo e CBN – AM/Curitiba e escrever artigos e crônicas sobre atualidades.

CRITICA DO DIA: falta de responsabilidade social cria escola da bandidagem


DE BLUMENAU/SC: Fernando Mellis / Especial para o Panorama Brasil.

No dia 13 de julho de 2008, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei Complementar 8.069/1990, completou 18 anos, alcançando a maioridade.

Mas, o que mudou até então, 2010? Será que ele vem sendo cumprido à risca? Crianças e adolescentes brasileiros de todas as classes têm seus direitos garantidos? São respeitados?

A criminalidade entre menores de idade já pode ser considerada um problema social.

Atualmente no Brasil, a perda dos valores morais e sociais de menores de idade é preocupante.

A justiça lhes oferece a impunidade e os bandidos se aproveitam para utilizá-los. Fato que deveria ser discutido seriamente entre os parlamentares.

Afinal, parte do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) não se encaixa mais no cenário atual da sociedade brasileira.

Em 1990, quando foi instituído o ECA a realidade era outra. Mas hoje, a vida em comunidades pobres, cercada de bandidos, motiva principalmente os adolescentes a largarem os estudos, a família e partirem para a violência.

Em grande parte dos casos existe a presença de adultos por trás de toda a violência, assaltos, mortes, tráfico, com o objetivo de se valer da lei.

O problema é que a lei não serve mais para esta escola de violência que tem se criado a cada dia.

Adolescentes estão se aproveitando da idade para cometerem as maiores barbáries possíveis sem serem punidos.

Há também a questão de crianças e adolescentes sem qualquer estrutura familiar, sem valores, estes não têm nada a perder.

Com isso, entram no mundo do crime e deixam o povo e a polícia de mãos atadas.

O que espanta é que com 15, 16, 17 anos, estes adolescentes já sabem dos seus atos e das conseqüências deles. Mas, ainda há psicólogos e similares que insistem em dizer que há chances de recuperar os jovens infratores.

Desculpem-me os que concordam, mas a escola da bandidagem já tem inclusive seus premiados, que completaram 18 anos e não saem do mundo do crime.

Pelo contrário, agora é a vez deles recrutarem outros menores para assumirem os postos de impunidade da justiça brasileira.

Imagem: Reprodução

FONTE /AUTOR: Fernando Mellis é critico observante do momento político Brasileiro, com fontes fidedignas no Distrito Federal (DF), alem de ter obtido vasta experiência nas Rádios Globo e CBN – AM/Curitiba e escrever artigos e crônicas sobre atualidades.

CIDADANIA: III Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos será em Macaé/RJ


DO RIO: Betina Bianca, da Agência de Notícias do Terceiro Setor, especial no Panorama Brasil

A Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos (feirarsebaciadecampos.com.br) será realizada este ano nos dias 19, 20 e 21 de maio, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), das 14h às 21h.

Promovida desde 2008 pela revista Visão Socioambiental e parceiros, a feira busca disseminar conceitos e estimular ações de Responsabilidade Social e Sustentabilidade nos municípios da área de influência da Bacia de Campos, região que tem como principal atividade econômica a exploração de petróleo - fonte energética não renovável.

A III Feira de RSE Bacia de Campos – cujo tema central é “Consumo Consciente por uma Economia Sustentável - terá a participação de empresas, organizações não governamentais, gestores públicos, universidades, profissionais liberais, estudantes, instituições de classe, entidades socioambientais, entre outros.

No evento estão incluídos stands, Fórum com palestras, painéis e mesa-redonda.

A entrada é gratuita, inclusive para o Fórum, bastando o interessado se credenciar pela internet ou no local.

A III Feira de RSE Bacia de Campos contará com a participação de nomes consagrados na área de Responsabilidade Social Empresarial e Sustentabilidade, tais como a economista Amyra El Khalili, o também economista e ambientalista Sérgio Besserman, presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável e de Governança Metropolitana do Rio de Janeiro e professor de economia brasileira na PUC-Rio, a jornalista Amélia Gonzalez, além de representantes de organizações não governamentais e de grandes empresas.

De acordo com o jornalista Martinho Santafé, diretor da Revista Visão Socioambiental, as duas Feiras anteriores mostraram ser o e vento uma excelente oportunidade para a troca de conhecimentos e experiências, possibilitando, inclusive, o surgimento de parcerias e de ações pela sustentabilidade regional envolvendo atores diversos.

O grande objetivo da Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos é sensibilizar pessoas a participarem ativamente da construção de um mundo mais sustentável”, diz o jornalista.

Realização: Revista Visão Socioambiental e parceiros.

Tema: “Consumo Consciente por uma Economia Sustentável”.
Local: Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro)
Mais informações: www.feirabaciadecampos.com.br

Apoio: Planeta Voluntários / Panorama Brasil

FOTO: Reprodução.

FUTEBOL POLITICA: força de dirigentes do Sul é o maior problema


DE MANAUS: Paulo Rogério Veiga / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil

O Botafogo joga com a vantagem do empate, contra o São Raimundo-PA, na partida de volta, pela Copa do Brasil.

A decisão foi anunciada na tarde desta quarta-feira (3) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O time paraense venceu no jogo de ida no Pará, mas utilizou três jogadores irregulares no confronto e perdeu os pontos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

A perda de pontos do São Raimundo foi justa.

Isso é inquestionável, mas o se discute é a força política dos times sulistas na CBF.

Todo cuidado é pouco para os times nortistas e até mesmo do Nordeste, quando o assunto exige alguma força extra para confrontar com clubes do sul.

O vacilo do time paraense custou uma vantagem boa, mas que foi jogado no lixo pelo descuido ou má fé dos dirigentes do São Raimundo.

Diante das circunstâncias na partida diante dos cariocas, só mesmo agora uma grande exibição pra calar a boca de todos e provar em campo que o time paranaense tem condições de conquistar a vaga, sem depender de qualquer procedimento antidesportivo.

FOTO: Reproducão.

FONTE / AUTOR: Paulo Rogério Veiga é Bacharel em Comunicação e há 27 anos recebe informações privilegiadas da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O escrito é de sua extrema responsabilidade, isentando o Panorama Brasil.

GERAR NOTICIA: panorama@folha.com.br