sexta-feira, 6 de julho de 2007

TUFÃO: São Raimundo estréia na Série C.

MANAUS: Panorama Esporte Tv.

Rebaixado para a Série C ao final da temporada 2006, o São Raimundo montou um time regional para o Campeonato Amazonense de 2007, quando utilizou diversos jogadores oriundos do amadorismo com o objetivo de aproveitá-los na Série C e terminou a competição na 4ª posição, atrás de Nacional, Fast Clube e Princesa do Solimões.

Se já parecia pouco para um retorno à Série B, a realidade se apresenta mais cruel no 2º semestre. Tendo como única receita o repasse do Governo do Estado (R$ 400 mil), o São Raimundo continuou sem contratar nomes de peso e apostando em jogadores amadores ou da casa.

Nem assim o ânimo do treinador Carlos Prata esfriou. Comandando o time nos 5 primeiros e nos 3 últimos jogos da Série B do ano passado, Prata acredita que dá para chegar longe com o que tem.

A estréia em busca do retorno à Série é neste sábado, contra o Amapá (AP), no estádio Glicério Marques, em Macapá. O time viajou definido com Weber; Deurick, Lopes, Rogério e Marcos Pezão; Américo, Tiago Paraná, Piru, e Vidinha; André Tavares e Branco. Viajaram ainda Nelsinho,Thiago, Lander, Peruca, Buiu e Vilan.

Confira um breve histórico dos jogadores que compõe a delegação.

Weber, goleiro, eterno reserva na Colina, ganhou sua chance de ouro com o rebaixamento do time. Foi titular absoluto no Estadual e não comprometeu. Revelado pelo Fast Clube, foi para o São Raimundo ainda Juniores.

Deurick, lateral-direito. Embora volante de origem, foi testado na lateral-direita durante o Estadual 2007 e teve desempenho melhor que todos os outros laterais natos: André Oliveira, Mário Jorge e Claudinho. Virou titular da posição no início do 2º turno do Amazonense 2007.

Lopes, zagueiro. Vindo de clubes amadores da cidade, alcançou relativo destaque no Campeonato Estadual, marcando 3 gols.

Rogério, zagueiro, 28 anos. Disputou diversas temporadas pelo São Raimundo na Série B, inclusive a de 2006, quando o Tufão foi rebaixado. Disputou a “Segundona” paulista pelo Botafogo de Ribeirão Preto e estava na reserva do Ituano na Série B 2007.

Marcos Pezão, lateral-esquerdo, disputou diversas temporadas pelo São Raimundo tanto no Estadual como no Brasileiro da Série B, inclusive a de 2006, quando o Tufão foi rebaixado. Foi Campeão Amazonense pelo Nacional no 1º semestre, mas acabou dispensado e de volta à Colina.

Tiago Paraná, volante, uma das raras contratações do São Raimundo para o Estadual, ficou para a Série C.

Américo, volante. Titular absoluto do time no Regional, com uma atuação bastante regular, foi mais uma das apostas amadoras que deu certo.

Piru, meia. Do grupo do Compensão, Campeão do Peladão. Não se firmou, mas permaneceu no elenco para a Série C, quando terá mais uma chance.

Vidinha, meia-atacante, 27 anos. Sempre jogou pelo São Raimundo, tanto no Estadual como no Brasileiro da Série B, mas só veio a se firmar como titular em 2006. Disputou o Campeonato Paulista de 2007 pelo Rio Claro e é mais um do grupo rebaixado em 2006 que volta para o São Raimundo, a exemplo do zagueiro Rogério. Esteve com pé no Fast Clube para a Série C 2007.

André Tavares, atacante. Revelação das categorias de base, fez 4 gols no Campeonato, curiosamente todos contra o Rio Negro – 1 no 1º Turno (5x2 São Raimundo) e 3 no 2º Turno (4x1 São Raimundo). Começa a Série C como titular absoluto e grande aposta.

Branco, atacante. Contratação do São Raimundo para o Estadual, demorou a marcar, mas depois deslanchou e terminou a competição como vice-artilheiro do clube, com 5 gols. Começa a Série C com status de titular.

Os reservas:

Nelsinho, goleiro, revelação das categorias de base do clube. Disputou a Taça SP de Juniores no início do ano, emprestado ao Nacional, e quase fica em São Paulo, seduzido pelo São Caetano.

Thiago, zagueiro. Revelação das categorias de base e “xodó” da torcida do São Raimundo, foi titular absoluto do time no final da Série B 2006 e no Estadual 2007. Surpreendentemente, figurou na lista de dispensas do clube, após a competição regional. Depois foi reintegrado mas perdeu a posição de titular com a chegada de Rogério, com quem fez dupla de zaga no ano passado.

Lander, lateral-esquerdo, retornou ao futebol profissional em 2007, depois de uma vitoriosa passagem pelo Rio Negro, em 2001, quando foi Campeão Amazonense. Fez 6 gols no Estadual, foi artilheiro da equipe o que lhe garantiu no elenco para a Série C.

Peruca, meia. Contratado no decorrer do Campeonato Amazonense no futebol de Santarém, não se firmou e será reserva também na Série C.

Buiú, meia. Espécie de talismã do treinador Carlos Prata e xodó da torcida, também da leva de jogadores amadores profissionalizados para o Estadual 2007. Ainda precisa se livrar do estigma de “peladeiro”. Extremamente hábil, joga aparentemente sem muita responsabilidade tática. Muita firula e pouca objetividade.

Vilan, meia. Chegou ao São Raimundo como a grande revelação do grupo amador. Era apontado como a grande promessa. O cara que ia arrebentar. Terminou o Estadual na reserva, mas mesmo assim terá uma nova chance de estourar, na Série C.

"RÁPIDAS DO PAN": luta livre na praia.

MANAUS: Panorama Esporte Tv (FA).
.
A Federação Amazonense de Luta Livre Olímpica e Esportiva (FALLE), realizará neste sábado, a partir das sete da noite, um combate de Luta Olímpica na Praia da Ponta Negra. O vento servirá como meio de divulgação do esporte, contará com a participação de atletas do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Manaus e contará com participação de Waldecy Silva, atleta amazonense que disputará os Jogos Panamericanos no Rio de Janeiro. Waldecy, Elton, Allan, Ediney, Barata compõem a equipe da seleção amazonense, treinada por José Fallabela Neto, para o cambate praiano. Uma inovação esportiva que, certamente, terá o apoio popular. A equipe do PANORAMA conversou com Secretário Lupércio Ramos sobre o evento e o mesmo afirmou ter orientação do governador para apoiar os atletas que irão ao PAN-RIO.

Nacional estréia em casa na Série C.

Campeão Amazonense de 2007, o Nacional manteve a base e contratou bons reforços para buscar o sonho amazonense de voltar à Série B do futebol nacional. E o desafio começa neste sábado, em casa, enfrentando a Tuna Luso (PA), no estádio Vivaldo Lima.

O grupo 2 é considerado difícil, com Nacional, São Raimundo (AM) e Tuna Luso brigando por duas vagas para a próxima fase. O Amapá (AP) é considerado carta fora do baralho – está em crise e fora da disputa do título amapaense de 2007.

O treinador Carlos Tozzi ganhou um problema de última hora na lateral direita. Após a dispensa de Clemilton (fechou com o São Raimundo) o time contratou Flávio Mineiro (com boa passagem pelo São Raimundo na Série B 2006 e na reserva do Gama/DF), mas o jogador foi seduzido por uma proposta do futebol turco e deixou o Naça. Dias depois Pilo, remanescente do Estadual 2007, fraturou o tornozelo em um treino e o Nacional ficou sem opções para a posição. Tyroni, que jogou contra o Nacional em 2005 pelo Vila Aurora (MT) foi trazido às pressas, regularizado em tempo recorde e já faz sua estréia, mesmo desentrosado.

Outros estreantes serão o zagueiro André Bahia, o lateral esquerdo Marcelo Müller, o volante Sivan, o meia Marcos Cruz (de volta ao time) e o atacante Zumbi.

Confira a delegação.

Rascifran, goleiro, contratado no início do ano e remanescente do título estadual. Campeão Amazonense de 2005 pelo Grêmio Coariense, também jogou pelo Rio Negro (AM) e Rio Branco (AC).

Tyroni, lateral-direito, 27 anos. Chegou na semana da estréia.

Ricardo, zagueiro, contratado no início do ano e remanescente do título estadual. Fez o gol do empate contra o Fast Clube (2x2) aos 40 minutos do 2º tempo que garantiu o 40º título ao clube.

André Bahia, zagueiro, contratação para a Série C.

Marcelo Müller, lateral-esquerdo. Veio do São José, de Porto Alegre. Atuou ainda no Criciúma (SC) e Remo (PA).

Silvan, volante, destaque do Princesa do Solimões no Regional, ao lado de Tinha. Foi disputado por Fast Clube e Nacional para a Série C mas acabou fechando com o Leão da Vila Municipal.

Haroldo, volante, contratado no início do ano e remanescente do título estadual, teve passagens pelo Olaria (RJ) e Madureira (RJ).

Marcos Cruz, meia, já está radicado no futebol amazonense há 2 anos. Em 2006 defendeu o Nacional no Estadual e o São Raimundo na Série B. Este ano disputou o Estadual pelo Rio Negro e volta ao Nacional, para a Série C. Jogador de grandes recursos técnicos e obediência tática.

Esquerdinha, meia, contratado para o início do Segundo Turno do Amazonense 2007, é apontado pela crônica esportiva e pela torcida como o grande responsável pelo 40º título do Nacional. Marcou 7 gols em 7 jogos, quase todos decisivos – 2 na estréia contra o Libermorro, 2 na semifinal do returno contra o São Raimundo, 2 na final do 2º turno contra o Princesa e 1 no 2º jogo final do Campeonato, iniciando a reação do Nacional, que jogava pelo empate mas perdia por 0x2 para o Fast Clube. Já defendeu o time na Série C de 2005, quando foi eliminado pelo Remo na fase anterior ao Quadrangular Final. Veterano com passagem destacada no São Caetano (SP).

Vágner, atacante, contratado para o início do Segundo Turno do Amazonense 2007, ganhou a torcida ao marcar 5 gols em 7 jogos. Teve proposta do América/RN para disputar a Série A, mas tem contrato em vigor com o Nacional até o dia 16 de julho. Ainda pode deixar o Nacional.

Zumbi, atacante, 27 anos. Carlos Eduardo da Silva, o Zumbi, jogou em Manaus contra o Nacional em 2005, pelo Vila Aurora (MT), causando boa impressão. Estava no União de Rondonópolis (MT) onde marcou 7 gols no Estadual.


Outros jogadores:

Enival, goleiro, oriundo da Ponte Preta (SP) – aquisição para a Série C.

Welisson, goleiro. Prata da Casa, era do imbatível time de Juniores do Nacional 2005/2006, com Rondineli, Folha, Uchoa, Wilker, Celino, Marcelinho, Júnior Negão, Tiago Verçosa e Sarkis. No Estadual, barrou Marcelo Scarpin (importado) e foi reserva imediato de Rascifran, atuando em 2 jogos, um deles a Semifinal do 2º turno, contra o São Raimundo (vitória nacionalina por 4x3).

Pilo, lateral-direito, contratado no início do ano e remanescente do título estadual. Com o tornozelo direito quebrado, ficará no “estaleiro” pelo menos 45 dias.

Róbson, zagueiro, contratado no início do ano e remanescente do título estadual.

Rai Manaus, zagueiro. Contratado no início do ano e remanescente do título estadual, teve passagens por Rio Negro e Grêmio Coariense, todos do Amazonas.

Rodrigo, lateral-esquerdo. Prata da Casa. Hoje com 22 anos, ainda não conseguiu se firmar como titular. No estadual, por exemplo, foi reserva de Marcos Pezão em todos os jogos.

Doriva, volante, contratado no início do ano e remanescente do título estadual, disputou várias temporadas na Série B pelo São Raimundo.

Márcio Parintins, volante, também chegou no início do ano para a conquista do estadual e também disputou várias temporadas na Série B pelo São Raimundo.

Wilker, volante, remanescente do título estadual, é Prata-da-Casa, do time Campeão de Juniores e que disputou a Taça SP de Juniores de 2007.

Alberone, volante. Tem passagens por Cliper, Rio Negro e Grêmio Coariense. É um “mico” da diretoria nacionalina. Contratado para o Estadual, não pôde jogar. A diretoria descobriu tardiamente que o jogador estava suspenso por 130 dias. Só poderá estrear na 3ª Rodada da 1ª Fase da Série C.

Tinha, meia, outro destaque do Princesa do Solimões, clube pelo qual fez um grande Campeonato Amazonense, mesmo tendo chegado já na 4ª rodada do Primeiro Turno. Habilidoso, marcou um dos mais bonitos gols do Estadual, contra o próprio Nacional, quando entrou na área costurando a zaga adversária e bateu com classe na saída do goleiro. Também optou pelo Nacional em detrimento do Fast Clube.

Marcelinho, meia. Revelação das categorias de base, luta para se firmar no time principal. Teve algumas poucas chances no time principal.

Rondinelli, meia.

Rafael Rebelo, atacante, 25 anos. Rafael Rebelo Magalhães foi contratado por indicação do treinador Carlos Tozzi junto ao Vila Rio (RJ), clube por onde já teve passagem. Foi artilheiro da Copa Rio pelo Vila Rio, com 8 gols em 6 jogos.

Carlos Alberto, atacante. Popularmente conhecido como Zé Rebite, nome com o qual aparece em algumas publicações de súmulas nacionais, foi o artilheiro do Nacional no Estadual, com 7 gols. Mas, parece desprestigiado e sem espaço, com a chegada dos atacantes contratados.

Charles, atacante. Revelação do América (AM) no Estadual aos 25 anos, esteve com um pé no Fast Clube, mas acabou no Nacional, onde ainda está em “teste”.

(TM)

SÉRIE C: "Fast Clube estréia em Boa Vista".

MANAUS: Panorama Esporte TV.

Na véspera de completar 77 anos, o Fast Clube faz sua estréia na Série C 2007 contra o São Raimundo (RR) no estádio Canarinho, em Boa Vista.

Fundado em 8 de julho de 1930, o Fast Clube participou de 3 edições do Campeonato Brasileiro (1977/1978 e 1979) e tem como maiores trunfos uma vitória em 1978 contra o Fluminense no Maracanã e a melhor classificação de um clube amazonense na Primeira Divisão com o 24º lugar geral de 1977.

Depois de regredir nos anos 90, quando virou “saco de pancadas” no futebol local, o que ocasionou idas e vindas em seu futebol, o Fast Clube voltou aos gramados em 2006, através do município de Itacoatiara e alcançou a redenção. Desde então já são dois vice-campeonatos, duas participações em Série C e duas participações na Copa do Brasil – será um dos representantes do Estado na edição de 2008.

Para o seu retorno ao futebol, um grupo foi reunido a partir de novembro de 2005, em preparativos para o Estadual 2006. Grande parte desses jogadores permanecem no elenco para a Série C 2007.

O treinador é Aderbal Lana, com passagens em Manaus por Nacional, Rio Negro e São Raimundo Tricampeão da Copa Norte (1998/199/2000). O time viajou escalado com Labilá; Lima, Ney Júnior, Leírson e Rodrigo Ítalo; Ronimar, Rondinelle, Michel e Fininho; Bazinho e Delmo. Completam a delegação os joadores Nilson, Valtinho, Samir, Ricardo, Leandro Silva, Kitó e Fábio. Alguns reforços contratados para a Série C não viajaram, pois estão aprimorando a forma física, como o atacante colombiano Diego Serna e o meia Wellington Dias e o goleiro Flávio Mendes.

Confira um breve histórico dos jogadores que compõe a delegação fastiana.

Labilá, goleiro, está no Fast Clube desde o seu retorno ao futebol, em 2006. Na verdade, começou seus trabalhos em Itacoatiara em novembro de 2005, visando a temporada 2006. Antes, havia disputado a Série C 2005 pelo São Raimundo, de Santarém, tendo jogado no Vivaldo Lima contra o Nacional e deixado boa impressão.

Lima, lateral-direito, contratado junto ao Itaituba (MG) para o Segundo Turno do Estadual/AM, foi o primeiro jogador a ter o contrato renovado depois do Vice-Campeonato 2007. Jogou ainda por Sport (PE), Gama (DF) e Londrina (PR).

Ney Júnior, zagueiro, velho conhecido dos clubes amazonenses, com passagem por São Raimundo e Nacional, Sul América e Rio Negro. Está no Fast Clube desde novembro de 2005.

Leírson, zagueiro, Prata-da-Casa e também integrante do grupo que está no Fast Clube desde novembro de 2005. Também conhecido por seu apelido “Baleia”, o que lhe valeu matéria em rede nacional (Globo Esporte), por ocasião da partida entre Vasco da Gama 6x0 Fast Clube, válido pela Copa do Brasil 2007. Fizeram uma relação baleia x peixe (Romário).

Rodrigo Ítalo, lateral-esquerdo, se destacou no Volta Redonda (RJ) vice-campeão estadual de 2006. Já defendeu o Fast Clube na Série C 2006 e agrada bastante ao treinador Aderbal Lana.

Rondineli, volante, ex-Canedense (GO). Atuou ainda por Ríver (PI), Flamengo (PI), Remo (PA), Cearé (CE) e Chapecoense (SC), dentre outros clubes.

Ronimar, volante, é outro que está no projeto Fast-Itacoatiara desde o início (novembro de 2005). Jogou por quase todos os times profissionais do Estado e carrega em seu currículo um Jogo Treino no Vivaldo Lima no time reserva da Seleção Pré-Olímpica em 1996 contra Juninho Paulista, Roberto Carlos, Zé Elias, Dida, Aldair, Rivaldo, Sávio e Luizão. Na época tinha 18 e atuava pelo Rio Negro, sendo chamado por Zagallo para completar o time reserva, que tinha apenas 7 jogadores.

Michel, meia, extremamente habilidoso, foi Campeão Amazonense de 2005 com o Grêmio Coariense e está no grupo que trouxe o Fast Clube de volta ao futebol. Enfrenta, porém, um grande desafio nesta Série C: deixar de ser apenas uma promessa e se firmar como grande jogador.

Fininho, meia e ala-esquerda, contratado junto ao Princesa (AM); Versátil, no time de Manacapuru se destacou principalmente em razão de sua importância tática para o time. Escalado sempre como ala-esquerda, sempre atuou com liberdade na criação e armação de jogadas, visto que originalmente é meia esquerda.

Bazinho atacante, bastante rodada pelo futebol do Norte, com passagens por São Raimundo (Campeão Amazonense de 2004), Grêmio Coariense (Campeão de 2005), Rio Branco (AC) e clubes de Roraima. Artilheiro do Estadual em 2005 (13 gols) e do Fast Clube em 2006 (8 gols).

Delmo, atacante, ídolo da torcida amazonense, com passagens vitoriosas por Rio Negro, Nacional e São Raimundo, desde 1996. Aos 34 anos enfrenta, desde a Série B 2006, problemas com um joelho operado que não lhe dá o melhor condicionamento físico. Artilheiro dos Campeonatos Amazonenses de 2004 (24 gols) e 2006 (13 gols), fez 6 esse ano pelo Fast Clube.

Os reservas:

Nilson, goleiro. É de Urucurituba e está no Fast Clube desde novembro de 2005, descoberto em uma “peneira” em Itacoatiara.

Valtinho, lateral-direito e volante, contratado junto ao Princesa (AM) ao final do Regional. Polivante, atua como lateral-direito e volante com a mesma regularidade, e ainda disputou uma partida no Estadual como zagueiro.

Samir, zagueiro, bastante rodada pelo interior paulista por clubes como Rio Branco de Americana e América de São José do Rio Preto, uma de suas últimas passagens foi pelo Botafogo de Ribeirão Preto.

Ricardo, zagueiro, se destacou no Volta Redonda (RJ) vice-campeão estadual de 2006. Já defendeu a Seleção Brasileira Sub-17 e Sub-20. Jogou pelo Fast Clube a Série C 2006.

Leandro Silva, meia, rodado no futebol mineiro, onde defendeu Ipatinga, América, Tupi e Fabril.

Kitó, meia-atacante, também habilidoso, esse interiorano de Urucurituba se profissionalizou no futebol com o retorno do Fast Clube, em novembro de 2005. Versátil, além de meia ou atacante (quase como um autêntico ponta-direita), é muito utilizado por Aderbal Lana como ala-direita, quando o time precisa de ofensividade.

Fábio, atacante, Prata-da-Casa, é um atacante voluntarioso, que sempre dá conta do recado. Disputou poucas partidas, mas quase sempre deixa sua marca.

Outros destaques do elenco:

Flávio Mendes, goleiro. Durante 4 anos (2003 a 2006) foi titular do São Raimundo no Campeonato Amazonense e na Série C. Saiu do time após o rebaixamento e estava no Mineiro (GO). Chega para fazer frente ao intocável Labilá.

Wellington Dias, meia, 29 anos. Grande contratação do Fast Clube para a Série C. Vice-Campeão da Copa do Brasil 2002, Campeão da Série C 2003 e da Série B 2004, sempre pelo Brasiliense, teve a carreira prejudicada por uma fratura em 2004. Na volta não conseguiu mais o brilho anterior, passando por Atlético, Grêmio Inhumense, Caldas e Crac, todos de Goiás. Iria disputar a Série C pelo Guará (DF) mas resolveu aceitar a proposta do Fast Clube.

Diego Serna, atacante, colombiano de 33 anos e 182 gols marcados, quase todos na Liga de Futebol Norte-Americana, onde foi parceiro de ataque de Romário no Miami, marcando 16 gols pelo clube na Liga MSL. Profissionalizou-se em 1995 no Desportivo Tulua, passando depois por Independente de Medellín. Seguiu para os Estados Unidos, onde defendeu Miami Fushion (EUA), MetroStar, New England e Los Angeles Galax. Passou ainda por Desportivo Quindio, Once Caldas, Colorado Rapids e Macará.

(TM)

"FALTAM 06 DIAS PARA O PAN".

Acompanhe tudo sobre o Pan, 24 horas, aqui no Panorama Esporte Tv.

SÁBADO: cristo poderá estar entre as sete maravilhas.

Cristo Redentor (Foto: AA).
DO RIO: correspondente do Panorama.
.
Falta pouco para o Brasil saber se o Cristo Redentor é uma das sete novas maravilhas do mundo. Neste sábado, serão anunciados em Portugal os monumentos campeões. O Cristo concorre com mais 20 lugares, como o Taj Majal, na Índia, a Acrópole de Atenas, na Grécia, e as pirâmides de Chichen Itzá, no México. O concurso é organizado por uma fundação suíça sem fins lucrativos, especializada em preservação de monumentos, e conta com a participação popular para eleger as sete obras do mundo moderno que merecem o título. Até junho, 60 milhões de pessoas já haviam opinado. Para ser escolhido, o Cristo Redentor precisa de cerca de 10 milhões de votos. Ainda dá tempo de votar no Cristo Redentor para uma das sete novas maravilhas do mundo. Até sábado, é possível apoiar a candidatura do monumento brasileiro pelo site www.corcovado.com.br. A votação é gratuita. A equipe do Panorama Esporte Tv convida você á continuar votando. A escolha ainda pode ser feita pelo celular. É só mandar mensagem de texto para cristo49216. O custo é de 31 centavos.