quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

COPA DE 2014: Município do Estado de São Paulo será exemplo de acessibilidade para Mundial e Olimpíadas de 2016


DA REDAÇÃO SUL: com informações da Secretaria de Imprensa da República, especial no Panorama Brasil

O município de Socorro (SP) está sendo estruturado, com apoio do Ministério do Turismo (MTur), para ser referência no segmento de Turismo de Aventura Especial.

As ações desenvolvidas na cidade ganham cada vez mais visibilidade.

Em março, representantes da Secretaria Especial da Copa 2014 e Rio 2016 farão uma missão técnica em Socorro para conhecer a implementação da acessibilidade nos meios de hospedagem, restaurantes e atrativos turísticos.

A data ainda está sendo discutida, mas a visita deverá durar dois dias.
Na oportunidade, os integrantes da missão também farão atividades adaptadas e participarão de um “jantar às cegas”, que vai simular a refeição de um deficiente visual.

A iniciativa deverá para contribuir para que os dois eventos mundiais estejam preparados para receber todos os visitantes.

Socorro para a África

Recentemente, o município também foi convidado para proferir palestra sobre atividades de aventura adaptadas durante o Congresso Internacional de Acessibilidade, que acontece entre os dias 1 e 2 de março, em Moçambique, na África.

Socorro está entre os dez destinos turísticos brasileiros que fazem parte do projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos.

Por meio do projeto, a Estância Hidromineral está sendo estruturada para se tornar referência no segmento Aventura Especial.

De acordo com o diretor do Conselho de Turismo de Socorro, José Fernandes Franco, o número de serviços turísticos é crescente na região, já que o número de turistas aumenta a cada dia. “Em 2009, houve um aumento de 20% nas operações de Turismo de Aventura em Socorro, com relação a 2008”, afirma.

Informações adicionais, Secretaria Executiva: 61 - 2023-7111 e Diretoria de Gestão Estratégica: 61 - 2023-7114

FONTE: Assessoria de Comunicação (ASCOM)

FOTO: Divulgação.

PROUNI: candidatos pré-selecionados têm até esta sexta para confirmar matrícula


DA REDAÇÃO CENTRAL BRASILIA: do editor, com informações do Ministério da Educação, especial no Panorama Brasil.

O prazo para os candidatos pré-selecionados do Programa Universidade para Todos (ProUni) comprovarem as informações prestadas na inscrição e confirmar a matrícula, termina nesta sexta-feira, 26.

A comprovação e a apresentação de documentos devem ser feitas diretamente na instituição para a qual o estudante foi selecionado.

A documentação necessária para a matrícula está relacionada na página: WWW.prouni.mec.gov.br, eletrônica do programa.

Na primeira etapa de inscrições, foram pré-selecionados 148,3 mil estudantes.

Os demais candidatos podem voltar a concorrer na segunda fase — o período de inscrições vai de 4 a 7 de março.
Estudantes que não participaram da primeira etapa também podem se inscrever.

FONTE: Assessoria de Imprensa da Sesu

FOTO: Reprodução

LIBERTADORES 2010: Flamengo vence por 2x1, no Maraca, mesmo placar para Corintians e Racing, no Pacaembú


DO RIO: Marcos Pointer / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil

Em um Maracanã com torcedores não muito inspirados, mas barulhentos, o Flamengo estreou com o pé direito, na noite desta quarta-feira (24), na Copa Santander Libertadores ao vencer a Universidad Católica, do Chile, pelo placar de 2 x o.

Apesar de Adriano ter feito o segundo gol carioca, o destaque maior do jogo foi o lateral direito Léo Moura que, além de marcar o primeiro, deu assistência para o segundo gol do atacante.

Antes da partida o arqueiro Bruno sofreu contusão na coxa direita que preocupou comissão técnica e para seu lugar Marcelo Lomba fechou o gol rubro negro.

Além do problema com Bruno o Flamengo, logo aos 3min de bola rolando, teve o volante Willians expulso.

A partida

Com um primeiro tempo apagado e com poucas ações, o Flamengo foi prejudicado no início do jogo quando teve Willians expulso por acertar uma cotovelada no adversário. Mas durante a partida o meia Mirosevic, por pisar no jogador Toró, também foi expulso.

Já no segundo tempo o capitão Adriano deu números finais ao jogo, quando aos 13min, de pé direito, aproveitou o auxilio de Leo Moura, ampliando o marcador, 2x0.

Aos 38min o time carioca ainda desperdiçou um pênalti com, o apagado, Vagner Love.

Ficha

Motivo: Copa Santader Libertadores

Local: Estádio Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Flamengo

Marcelo Lomba; Léo Moura (Everton Silva), Álvaro, Fabrício e Juan; Toró, Willians, Kléberson e Vinícius Pacheco (Fernando); Vagner Love (Petkovic) e Adriano. Técnico: Andrade

Universidad Católica

Garcés; Valenzuela, Fuentes e Ponce; Silva, Henríquez (Mena), Toloza (Mannara), Mirosevic e Martínez; Díaz e Morales (Vranjican). Técnico: Marco Antonio Figueroa

Gols

Flamengo: Léo Moura, aos 10min do 1º tempo, e Adriano, aos 13min do 2º tempo

Cartões amarelos
Flamengo: Vagner Love

Universidad Católica: Ponce e Silva

Vermelhos
Flamengo: Willians
Universidad Católica: Mirosevic

Outro jogo
Na partida envolvendo Corinthians x Racing, no Estádio Pacaembú, em São Paulo, o Coringão venceu o adversário por 2 a 1. Elias, aos 10min do 1º tempo e aos 25min do 2º foi o épico da partida.

o gol do Racing foi marcado por Cauteruccio, a 1min do 1º tempo.

Foto: Marcia Feitosa / Vipcomm/Divulgação

COPA DE 2014: secretário da FIFA faz alerta


DE MANAUS: Paulo Rogério Veiga / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil.

O tempo vai passando e a Copa Mundial da FIFA, Brasil’2014 está batendo as portas.

Parece um exagero, mas pra um país que se prontificou a sediar o mundial o trabalho é monstruoso pra atender as exigências da FIFA.

A preocupação não é apenas do Comitê Organizador Local (COL) da Copa 2014, mas principalmente da Federação Internacional que quer evitar os contratempos que ocorrem na África do Sul 2010.

Isso ficou evidente na declaração do secretário geral da FIFA, Jerome Valcke, numa coletiva na África do Sul, ao dizer que "O Brasil não pode perder tempo. Cada dia que puder ganhar na construção dos estádios será valioso. Há muito trabalho a fazer e a data final de (31 de dezembro de) 2012 é amanhã", citou.

O assunto do momento é África do Sul, mas o dirigente já mostra uma preocupação sobre os preparativos da Copa 2014.

Em miúdos

Vamos analisar da seguinte maneira: Em 2006 a Copa do Mundo foi na Alemanha, e realizada na Europa, portanto num dos países mais ricos do mundo e que faz parte da Comunidade Européia.

Segundo o site www.bundesliga.com.br, o lucro da Alemanha foi de 56,5 milhões de euros (R$ 164 milhões).

Já o site http://www.necnet.net/artigo.php?id_artigo=22822&item=0, informou que aproximadamente 3 milhões de torcedores assistiram aos jogos, onde os visitantes gastaram no mundial 3 bilhões de euros em ingressos.

Na África do Sul 2010, esses números serão muito menores em relação à Copa de 2006. A preocupação da FIFA é que o Brasil não seja uma versão atualizada de problemas em relação aos africanos, porque se não, será um atropelo atrás do outro na organização da competição.

Morumbi virou piada

Na mesma coletiva, foi perguntado ao secretário geral da FIFA, Jerome Valcke, sobre a situação do Morumbi.

Ele se irritou, pois já disse várias vezes que o estádio do São Paulo tem que melhorar muito para receber a abertura e uma das semifinais.

Parece perseguição, mas o assunto Morumbi, já virou piada de esquina, onde ficou claro uma pressão nos bastidores pelos paulistas em empurrar goela abaixo um estádio que a única solução seria demolir e construir outro moderno.

Essa sim é a solução - quebra tudo e ergue uma praça nova e moderna como tem que ser feito.

FOTO: Reproducão.

FONTE / AUTOR: Paulo Rogério Veiga é Bacharel em Comunicação e há 27 anos recebe informações privilegiadas da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O escrito é de sua extrema responsabilidade, isentando o Panorama Brasil.