quinta-feira, 10 de junho de 2010

CRITICAS DE ESPECIALISTA: Islãem NYC

DE BRASILIA/DF: Fernando Mellis / Especial para o Panorama Brasil.

Nova-iorquinos protestam contra a construção de um centro cultural islâmico e uma mesquita a dois quarteirões do “marco zero”, onde era o World Trade Center. O projeto já foi aprovado pelo conselho municipal da cidade de Nova York e visa promover o fim do preconceito aos muçulmanos.

O fato apenas reflete a falta de tolerância com os muçulmanos, pregada por boa parte de americanos durante anos. A culpa dos ataques de 11 de setembro é de fundamentalistas e não do Islã como um todo. Mas, como as pessoas gostam de generalizar tudo, fica fácil ser tão radical quanto parte dos islâmicos e protestar a favor da segregação. Acreditem, o protesto foi organizado por um movimento chamado Stop theIslamizationofAmerica (Parem com a Islamização da América).

Tiro no pé

Um projeto com mudanças no Código Florestal foi apresentado à Câmara dos Deputados pelo deputado federal Aldo Rebelo (curiosamente PCdoB-SP) que propõe diminuir as áreas de preservação. Leis estaduais poderão reduzir para até 20% o porcentual de preservação das propriedades com vegetação de Cerrado.
Caso seja aprovado – isso seria interessante para a bancada ruralista – pode ser considerado um suicídio de alguns candidatos, que vão ter uma arma em suas cabeças durante as campanhas eleitorais deste ano.

Eles merecem

O Senado Federal deve aumentar o salário dos servidores. O impacto deve ser de aproximadamente R$ 170 milhões, na folha de pagamento da casa. Além disso o Senado também contratou cerca de mil funcionários terceirizados. Aumento de salários também já foram feitos na Câmara (de 15% a 33%). Enquanto isso o governo diz que não há dinheiro aumento de aposentados. Claro que não, os funcionários do legislativo merecem mais em ano eleitoral!

Imagem: Reprodução

FONTE /AUTOR: Fernando Mellis é critico observante do momento político Brasileiro, com fontes fidedignas no Distrito Federal (DF), alem de ter obtido vasta experiência nas Rádios Globo e CBN – AM/Curitiba e escrever artigos e crônicas sobre atualidades. Mellis tambem estara no site Panorama de Noticias.

LEI PELÉ: Senado aprova alterações e retira criação de monitor de esporte

DE SÃO PAULO: Marcos Freire – com informações de Breno Barros e Emília Andrade Ascom /Especial Para o Panorama Esporte TV Brasil.

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (9) as alterações na Lei Pelé. Atendendo a reivindicações de profissionais de educação física e do Ministério do Esporte, o relator da matéria, senador Álvaro Dias, retirou do projeto o dispositivo que criava a atividade de monitor de esporte, que poderia ser exercida por ex-atletas sem formação superior na área.

O ministro do Esporte, Orlando Silva, comemorou o resultado da votação. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado dessa votação. Tínhamos certeza de que o Senado ouviria o clamor dos profissionais de Educação Física e barraria o dispositivo sobre a criação da profissão de monitor de esporte. Todo ex-atleta que tenha exercido a profissão durante três anos consecutivos ou cinco alternados poderia ser considerado monitor em sua modalidade esportiva, sem a necessidade do devido diploma de formação em educação física. Assim, valorizou-se o diploma e o profissional de educação física”, disse.

Outro ponto – o que tratava do tempo de exibição jornalística dos jogos por emissoras que não compraram o direito de transmissão – foi alterado. Inicialmente, o projeto previa 90 segundos de tempo. Uma emenda pedia a ampliação desse tempo para três minutos. Por meio de acordo, foi estabelecido que 3% do total da partida – algo em torno de 2,7 minutos, em um jogo de 90 – poderão ser transmitidos pelas demais emissoras.

Clube Formador

O texto aprovado na Casa também garante a valorização do profissional e dos clubes formadores – que, em troca da garantia de que terá o atleta por pelo menos três anos depois de formado, será responsável pela formação educacional do jovem atleta. As entidades responsáveis pela formação do jogador vão receber 5% do valor pago pela transferência nacional do atleta: 1% para cada ano de formação, dos 14 aos 16 anos e meio por cento para cada ano de formação, dos 18 e 19 anos.

A matéria prevê ainda as hipóteses de nulidade do contrato firmado entre o atleta e o agente desportivo. Em caso de restrição à liberdade de trabalho, quando houver obrigações consideradas abusivas ou tratarem de gerenciamento de carreira de atleta em formação menor de 18 anos. O pagamento de indenização em caso de rescisão de contrato também está previsto no novo texto – o valor correspondente a no mínimo 100% do que o atleta teria direito até o final do contrato e no máximo 400 vezes o salário mensal, em caso de rompimento de contrato pelo clube.

O projeto foi aprovado em reunião conjunta das comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de Assuntos Econômicos (CAE), de Assuntos Sociais (CAS) e Educação, Cultura e Esporte (CE). A matéria agora volta à Câmara dos Deputados para votação final.

Fonte/ Ministério do Esporte.

Foto: Assessoria / Ascom

Marcos Freire é jornalista e responsável pela Editoria Sul do Panorama. Também estarei no site Panorama de Noticias.