segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

COMENTÁRIO: Por Raphael Bonini.

DE MANAUS: Panorama Esporte TV.
.
O Torneio Inicio feito pela Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas (ACLEA), marca o inicio do calendário futebolístico do Amazonas. A competição, realizada no último domingo (13) no estádio Vivaldo Lima, teve como campeão o Holanda/Rio preto da Eva. Vou comentar um pouquinho sobre cada time que comporá o campeonato para você ficar por dentro do que pode acontecer durante o Amazonense 2008.
.
NACIONAL.

COMENTÁRIOS: Um time que apesar de ter tradição não mostrou muita coisa nesse campeonato. Jogou apenas um jogo, contra o CEPE, e não mostrou muito poder contra um time que acabou de subir da serie B. Talvez pelo campo pesado que deixou acabado seu armador quase nulo. Pois Vidinha é um jogador que gosta de correr com a bola, mas com o campo pesado, a bola não correu com ele. E com isso, Tiago Verçosa e Garanha mal tocaram na bola. ESPECULAÇÕES: Luta por uma vaga na serie B de 2009.
.
CEPE.

COMENTARIOS: Uma incógnita para mim ainda. Não mostrou nem ser frágil, nem ser tão forte assim. Ganhou o jogo do poderoso time do Nacional, mas perdeu o jogo seguinte. Não mostrou nem ser tão organizado e nem ter tanta garra assim. ESPECULAÇÕES: Coadjuvante.
.
SÃO RAIMUNDO.
COMENTARIOS: O São Raimundo foi o time que mais me surpreendeu mesmo depois de passar muitos anos na Serie B, a única coisa que eu conseguia me lembrar era do fiasco do ano passado. O Time mostrou que queria ganhar e veio com muita garra e muita técnica também. O time correu bastante e ganhou a primeira partida. No segundo jogo continuou dominando a partida, mas perdeu por um detalhe, os pênaltis. ESPECULAÇÕES: Candidato ao título.
.
LIBERMORRO.

COMENTARIOS: O Libermorro mostrou o que tem mostrado todos os anos, nada. Não deu nenhum perigo para o time do São Raimundo que ganhou de 1x0 (vale lembrar que nesse torneio as partidas só tem 20 minutos e a afobação toma conta dos jogadores. ESPECULAÇÕES: Candidato ao rebaixamento.
.
FAST

COMENTARIOS: Time novo, técnico novo. O time do Fast, depois de dois brilhantes anos comandados pela dupla Donmarques-Lana o Fast parece que não vai causar problemas para São Raimundo e Nacional na disputa pela vaga da serie B. O time jogou contra o time mais fraco do campeonato e mesmo assim não jogou nada. O jogo entre América e Fast foi sem dúvida o pior jogo do torneio inicio. Muitos passes errados de ambos os lados. Parece que o novo técnico não mostrou que é bom e nem os jogadores que ele trouxe do Rio de Janeiro.ESPECULAÇÕES: Coadjuvante.
.
AMÉRICA.
COMENTARIOS: Sem muitas coisas para falar.ESPECULAÇÕES: Candidato ao Rebaixamento.
.

RIO NEGRO.
COMENTARIOS: Não mostrou nada de interessante, não é mais aquele tradicional Rio Negro de 20 anos atrás. Nem a nova diretoria de Gilmar Couto fez o time mostrar mais garra ou uma melhor técnica. Continua aquele time que tem chances de fazer um grande campeonato mas todos sabem que não passa disso. ESPECULAÇÕES: Coadjuvante.
.
SUL AMERICA.
COMENTARIOS: Mesmo sendo o vice campeão, não acho que pode ganhar o campeonato. Até por que mostrou cansaço em alguns jogos, ganhando apenas no penalti. Mas também não posso descartar que pode ganhar uma vaga na serie C, fazendo o mesmo que o Princesa o ano passado, que ganhou o Torneio Inicio e fez um grande amazonense.ESPECULAÇÕES: Pode se classificar para a serie C.
.
PRINCESA DO SOLIMÕES.
COMENTARIOS: Não sei se tem time para tentar uma vaga na serie C desse ano. Os grandes jogadores que jogaram muito o ano passado pelo Princesa, já não estão mais. E nem em campo no Torneio Inicio mostrou uma força.
ESPECULAÇÕES: Coadjuvante.
.
HOLANDA
COMENTARIOS: Primeiramente, Parabéns ao Holanda pelo título e foi um time que estava louco para ver como jogava. Uma base do São Raimundo e estava um pouco apreensivo com o time laranja. E mostrou bastante força e maturidade. Jogou muito bem, com bastante toque de bola. ESPECULAÇÕES: Candidato ao Título.

DENGUE: Manaus oferece curso.

DE MANAUS: Correspondente do Panorama.
.
As inscrições para o curso “Abordagem Médica em Dengue” estão abertas em Manaus/AM. O curso será realizado nos dias 29, 30 e 31 de janeiro. O treinamento gratuito, direcionado aos profissionais das áreas pública e privada de saúde, tem o objetivo de capacitar para o manejo clínico da dengue e nos procedimentos de envio de espécimes biológicos para o Laboratório Central (Lacen). O curso oferece 900 vagas. Inscrições e informações por meio do site www.fmt.am.gov.br .

PORTARÍA: coíbe ações de servidores.

DE MANAUS: Três comunicações-PANORAMA ESPORTE TV.
.
A Portaria, de número 1501/2007, assinada pelo prefeito de Maués, Miguel Paiva, recomenda a todos os agentes e servidores públicos a não praticarem nenhuma ação que possa ser caracterizada como abuso de poder público ou de autoridade em favor de candidaturas, uma extensão do que é previsto pela lei eleitoral 9.504/97 aos chefes do executivo e candidatos. De acordo com o documento, os secretários, assessores, diretores de departamento ou autarquia, gestores de escolas municipais e demais servidores públicos estão impedidos de realizar práticas como ceder ou usar, em benefício de candidato, partido político ou coligação, bens pertencentes ao patrimônio da Prefeitura, por exemplo. A Portaria é bem abrangente, porque atinge a todos os funcionários públicos, na intenção de não permitir qualquer irregularidade desse tipo, durante o período das eleições.