quinta-feira, 13 de novembro de 2008

EDUCAÇÃO: Amazonas passa a ter sistema de avaliação próprio.


DA REDAÇÃO NORTE: Panorama Esporte TV Brasil.
.
Numa ação inovadora que contará com a assessoria da Universidade Federal de Brasília (UnB/Cesp), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está lançando o "Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam)".
.
O novo Sistema de Avaliação vai permitir à Secretaria, avaliar o desempenho dos estudantes da rede pública estadual identificando fatores contextuais e fazer uso dos números e dados estatísticos obtidos como orientação e subsídio da gestão institucional no que se refere às definições de políticas públicas educacionais.
.
Os dados obtidos por meio desta avaliação permitirão acompanhar a evolução do desempenho dos estudantes bem como constatar os diversos fatores que estão associados à qualidade e à efetividade do ensino ministrado nas escolas públicas do Amazonas.
.
O Sistema de Avaliação seguirá os moldes daqueles já implementados pelo Governo Federal-MEC (Prova Brasil, Saeb e Enem) e constará de aplicações de provas anuais de Língua Portuguesa e de Matemática.
.
Participarão deste processo avaliativo todas as 536 escolas da Seduc na capital e interior, abrangendo um total de 124.456 alunos, matriculados 3.530 turmas de ensino fundamental e médio.
.
De acordo com o secretário de Estado de Educação, Gedeão Timóteo Amorim, além de permitir a verificação do retrospecto educacional de cada aluno, o novo Sistema de Avaliação servirá como base para a premiação dos educadores e servidores da rede pública do Amazonas.
.
Nesta semana, a Seduc lança oficialmente o SADEAM, capacitando técnicos que estarão à frente do processo.
.
FONTE: SEDUC-AM.