quinta-feira, 15 de abril de 2010

TRAGÉDIA: confirmados 253 mortos em todo o estado do RJ. Outros corpos serão adicionados a este número

DE SÃO PAULO: Marcos Freire, editor Sul / Especial para o Panorama Brasil.

O numero de mortos pelas fortes chuvas que afetam o estado do Rio de Janeiro chegou a 253, na tarde desta quinta-feira (15). Só a capital Fluminense apresenta 66 óbitos.

Em Niterói, com 167 mortes - Região Metropolitana, os profissionais do Corpo de Bombeiros prosseguem com os trabalhos de buscas no Morro do Bumba.

As localidades de Engenheiro Paulo de Frontin, Magé, Nilópolis e Petrópolis ainda continuam apresentando uma morte cada. São Gonçalo permanece com os 16.

Há mais de uma semana, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil vêm atuando intensamente frente às tragédias decorrentes das chuvas.

A equipe do Panorama Brasil continua acompanhando o trabalho de resgate.

Foto: Corpo de Bombeiros do RJ / Resgate de vítima de desabamento.

Marcos Freire é jornalista e responsável pela editoria Sul do Panorama Brasil.

TRAGÉDIA: confirmados 251 mortos em todo o estado do RJ. Mais corpos serão adicionados a este número

DO RIO DE JANEIRO: Ruth Veloso / Especial para o Panorama Brasil.

O numero de mortos pelas fortes chuvas que afetam o estado do Rio de Janeiro chegou a 251, na madrugada desta quinta-feira (15). Só a capital Fluminense apresenta 65 óbitos.

Em Niterói, com 165 mortes - Região Metropolitana, os profissionais do Corpo de Bombeiros prosseguem com os trabalhos de buscas no Morro do Bumba.

As localidades de Engenheiro Paulo de Frontin, Magé, Nilópolis e Petrópolis ainda continuam apresentando uma morte cada. São Gonçalo permanece com os 16.

Há mais de uma semana, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil vêm atuando intensamente frente às tragédias decorrentes das chuvas.

A equipe do Panorama Brasil continua acompanhando o trabalho de resgate.

Foto: Corpo de Bombeiros do RJ / Bombeiros trabalham no morro do Bumba.

GRIPE SUÍNA: número de pessoas vacinadas contra H1N1 passa de 20 milhões

DE BRASÍLIA: Crislei Crispim, com informações do Ministério da Saúde / Especial para o Panorama Brasil

Registro saltou 57,4% nos últimos três dias. Cobertura de grávidas e doentes crônicos cresceu, mas ainda preocupa. Eles têm até 23 de abril para se imunizarem, juntamente com adultos de 20 a 29 anos e crianças de 6 meses a menores de 2 anos.

A vacinação contra a gripe H1N1 saltou 57,4% desde sexta-feira (9), e atingiu a marca de 20 milhões de pessoas imunizadas, segundo balanço parcial do Ministério da Saúde.

Número

O número passou de 12.971.885 para 20.416.331, entre as 9h de sexta-feira e às 18h desta segunda-feira (12). Com 75,3% de cobertura, a imunização de crianças de 6 meses a menores de 2 anos está próxima de atingir a meta de 80%, enquanto que a de profissionais de saúde superou os 97%.

O Ministério da Saúde alerta, no entanto, que a cobertura de vacinação de grávidas (48,7%) e doentes crônicos com menos de 60 anos (44,2%) ainda está abaixo do esperado.

Os números revelam o impacto positivo do “Dia Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1”, promovido pelo Ministério da Saúde, estados e municípios, no último sábado (10/4).

Os 36 mil postos de vacinação em todo o país abriram para atender às pessoas que ainda não tinham se imunizado. “Foi uma iniciativa extremamente positiva. Em dois dias, o número de pessoas vacinadas no sistema de informações cresceu em mais de 7 milhões. Isso mostra o comprometimento e o esforço de toda a sociedade brasileira, incluindo profissionais de saúde e pessoas que devem se vacinar”, avalia o ministro José Gomes Temporão.

As 20,4 milhões de pessoas vacinadas, até o momento, representam uma cobertura de 34,8% em relação ao público-alvo das três primeiras etapas (58.695.070 pessoas).

A vacinação de adultos de 20 a 29 anos tem, até o momento, cobertura de 20,2%. É importante ressaltar que se trata do maior público de todas as etapas (35,1 milhões de pessoas) e que a vacinação desse grupo segue até 23 de abril. Neste mesmo dia, termina a imunização de grávidas, doentes crônicos e crianças.

É preciso reforçar a importância da vacinação desses quatro grupos, que concentraram 90% dos casos de doença respiratória grave e mortes em 2009. Dos 2.051 óbitos registrados no ano passado, 1.539 (75%) ocorreram em pessoas com doenças crônicas.

Entre as grávidas (189 morreram, ao todo), a mortalidade foi 50% maior que na população geral. Adultos de 20 a 29 anos concentraram 20% dos óbitos (416, no total). E as crianças menores de dois anos tiveram a maior taxa de incidência da doença no ano passado (154 casos por 100 mil habitantes).

Em 2010, até o dia 3 de abril, foram registrados 361 casos de pessoas internadas com doença respiratória grave em todo o país. Mais da metade (56,2%) ocorreu na região Norte (203 casos). No mesmo período, houve 50 óbitos, nos estados do Pará (25), Paraná (8), Amazonas (6), Amapá (2), Maranhão (2), Minas Gerais (2), Goiás (1), Piauí (1), Ceará (1), Paraíba (1) e São Paulo (1). Entre as mortes ocorridas este ano, 16 foram em grávidas.

Avaliações Regionais

Paraná, Maranhão, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Santa Catarina são as unidades da federação que, até as 18h desta segunda-feira, tinham as mais altas coberturas vacinais, considerando os públicos-alvo das três primeiras etapas.

Em relação à cobertura vacinal das crianças de 6 meses a menores de 2 anos, nove estados já tinham atingido a meta de imunizar pelo menos 80% desse grupo: Goiás, Maranhão, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Sergipe, Distrito Federal, Espírito Santo e São Paulo.

A vacina é absolutamente segura e eficaz. Os efeitos adversos, que são raros, se manifestam de forma leve, como dor no local da aplicação, dor de cabeça, febre e cansaço. Para as pessoas que fazem parte do grupo prioritário, o perigo não é tomar a vacina, mas correr o risco de pegar a gripe”, alerta o ministro José Gomes Temporão.

Ele lembrou que a segurança da vacina é evidenciada pelos 97,4% de cobertura entre os trabalhadores dos serviços de saúde – um dos públicos da primeira etapa, juntamente com os indígenas, que têm cobertura de 61,9%, até o momento.

Temporão também alertou para a circulação de boatos sobre a segurança da vacina, principalmente na internet. “Informações desse tipo são um disparate e revelam profunda ignorância. A população deve confiar no seu médico e nas autoridades de saúde, não em qualquer texto, escrito não se sabe por quem, que circula na rede mundial de computadores”.

Ao todo o Ministério da Saúde adquiriu 113 milhões de doses para vacinar 91 milhões de pessoas contra gripe pandêmica. A meta é imunizar pelo menos 80% desse público-alvo.

Fonte: Ministério da Saúde

Foto: Reprodução

AMAZÔNIA: ação do Programa Mais Cultura do MinC investirá cerca de R$ 14 milhões na região

DO PARÁ: Ocimar Nunes, com informações de Rafael Ely da Assessoria de Comunicação do Ministério da Cultura / Especial para o Panorama Brasil

O Ministério da Cultura, por meio do Programa Mais Cultura, investirá R$ 13,8 milhões para financiar projetos culturais nos nove estados da região amazônica – Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

O Edital Microprojetos Mais Cultura na Amazônia Legal foi publicado nesta semana no Diário Oficial da União (Seção 3, páginas 23 e 24).

A ação visa promover a diversidade cultural da Amazônia Legal por meio do financiamento não reembolsável de projetos de artistas, grupos artísticos independentes e produtores culturais.

As iniciativas deverão ter como beneficiários jovens entre 17 e 29 anos residentes em localidades da região.

Essa é a segunda edição do Microprojetos Mais Cultura. A primeira, executada em 2009, contemplou 1.200 projetos da região do semiárido com valores entre um e 30 salários mínimos.

Em 2010, o teto por projeto foi ampliado em cinco salários mínimos (35 salários mínimos) para atender o “custo amazônico”, uma das principais deliberações da II Conferência Nacional de Cultura, realizada no último mês de março, em Brasília.
Outra novidade da iniciativa é a possibilidade de inscrição oral de projetos. A medida visa facilitar e democratizar o acesso ao edital. Serão aceitas inscrições gravadas em meio digital ou fita cassete.

Conforme esclarece a secretária de Articulação Institucional do MinC e coordenadora executiva do Mais Cultura, Silvana Meireles, esse é o primeiro edital da Pasta para apoiar projetos culturais da Amazônia Legal.

Silvana Meireles aponta, ainda, a importância da ação para o desenvolvimento regional: “a cultura gera oportunidades, desenvolve a cidadania e a economia local”.

O Edital do Programa Mais Cultura de Apoio a Microprojetos voltado para municípios integrantes da Amazônia Legal será executado em conjunto pela Secretaria de Articulação Institucional (SAI/MinC) e a Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC), com a parceria do Banco da Amazônia (BASA) e dos governos estaduais da região amazônica.

Inscrições

Abertas até 11 de junho, as inscrições são gratuitas e podem participar pessoas físicas com idade superior ou igual a 18 anos completos e pessoas jurídicas sem fins lucrativos que desenvolvam projetos socioculturais nos segmentos de artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual, artesanato, cultura afro-brasileira, cultura popular, cultura indígena, design, moda e artes integradas (ações que não se enquadrem nas áreas anteriores ou que contemplem mais de uma área artística na mesma proposta).

As propostas deverão ser enviadas pelos Correios com o seguinte endereçamento:Programa Mais Cultura – Ação Microprojetos Amazônia Legal
Coordenação de Difusão Cultural da Funarte/MinC
Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Lote 02
CEP 70.070-350 - Brasília (DF

Fonte: Ministério da Cultura / Rafael Ely, SAI/MinC

Imagem: Reprodução