terça-feira, 18 de setembro de 2007

Dr. Francisco Malheiros e as dicas na medicina desportiva.

DE MANAUS: Panorama Esporte TV
O segredo do sucesso de um atleta e de qualquer pessoa é preservar sua Arcádia dentária. A dica foi dada no Programa Esporte, Notícia em Debate, no sábado (15), na Rádio Rio Mar, 1,290khzAM, pelo Dr. Francisco Marcelino Malheiros (foto), graduado em medicina do trabalho e esporte e com especialização em reumatologia e traumatologia.
O Dr. Francisco Malheiros no momento é o médico do Nacional Futebol Clube. No Leão da Vila Municipal, Malheiros já foi jogador, acadêmico de medicina desportiva, tudo se somando aproximadamente a cinqüenta anos de trabalho no time azulino como atleta e médico da equipe ao longos desses anos.
A preocupação com os cuidados que um jogador deve ter não é somente no profissional e chega também aos atletas comuns que praticam qualquer modalidade de caráter competitivo ou como lazer.
A coordenação de um campeonato de peladas conhecido em Manaus convidou o Dr. Francisco Malheiros, para palestrar sobre os cuidados que um atleta tem que ter na sua atividade esportiva e orientou que todas as equipes apresentem um laudo médico de seus jogadores.
“Eu pedi que os representantes dos times fizessem exames médicos nos seus atletas para evitar qualquer transtorno mais tarde na competição”, comentou Dr. Malheiros.
Malheiros lamenta em ter poucos profissionais na área que atuam em Manaus. Apenas cinco são especializados em medicina desportiva. Outra dica fundamental foi à contratação de pessoas qualificadas na área para orientar as crianças que estudam na rede pública de ensino.
“Se houvesse profissionais em nossas escolas, cuidando e orientando nossas crianças, nós conseguiríamos evitar uma série de problemas”, disse Dr. Francisco Malheiros.
Segundo Dr. Malheiros, a maior estrutura no futebol brasileiro na área médica é do São Paulo FC. O cuidado que ele tem com seus jogadores é impressionante. “É totalmente equipado e uma estrutura que parece de um clube da Europa. Se a maioria dos clubes tivesse uma estrutura como o time paulista, certamente nós teríamos mais resultados não só em campo, mas fora dele”, argumentou Francisco.
Com ou sem estrutura, seja uma equipe grande ou pequena no futebol, o jogador famoso ou não, o cuidado para todos é generalizado. Mesmo sendo um peladeiro, o atleta tem que respeitar o dia de sua competição e deve evitar comer determinados alimentos que possam prejudicar seu desempenho.
No futebol amazonense, Dr. Francisco Malheiros já passou em quase todos as equipes locais: São Raimundo, Sul América, América, Atlético Rio Negro Clube, Grêmio Coariense e hoje no Nacional FC. Há oito anos é integrante da Comissão Antidoping da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na Região Norte. Na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) foi professor ao longo de vinte e oito anos. (PR)