sexta-feira, 7 de maio de 2010

COPA DE 2010: Parreira quer enfrentar a Seleção Brasileira antes de estrear no Mundial

DE MANAUS: Paulo Rogério Veiga / Especial Para o Panorama Esporte TV Brasil.

O técnico Carlos Alberto Parreira da África do Sul quer encarar um adversário de peso do futebol mundial, antes de sua estréia, no dia 11 de junho conta o México.

A intenção é enfrentar a Seleção Brasileira, numa partida, para testar a Seleção anfitriã do mundial, pois os africanos estão no chamado grupo da morte, formado por México, França e Uruguai.

Seria realmente um teste de elite para a Seleção da África do Sul em poder colocar em campo todo o seu poderio diante dos canarinhos nas vésperas da competição.

Parreira assumiu recentemente a África do Sul, procura ajustar da melhor maneira possível a sua equipe que ostenta uma expectativa enorme pelos torcedores, por se tratar da sede da Copa 2010 e porque leva consigo toda uma esperança de realizar um mundial de destaque.

Mas dificilmente a CBF, vai aceitar o convite de jogar com os africanos, pois seria muito arriscado nos dias que antecede o início da Copa, enfrentar logo o país sede e ainda o perigo de perder, o que poderia ser algo de negativo para a Seleção Brasileira e ocasionar qualquer mal estar dentro do grupo.

É melhor, a Seleção da África do Sul, ficar mesmo com seus amistosos com associações nacionais de pouca expressão no futebol mundial, do que enfrentar o Brasil pra um tiro no escuro, ou seja, vencer e, se encher de moral ou perder e ficar com uma imagem negativa para estréia.

Imagem: Reproduções

FONTE / AUTOR: Paulo Rogério Veiga é Bacharel em Comunicação, Arbitro de futebol e há 27 anos recebe informações privilegiadas da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O escrito é de sua extrema responsabilidade, isentando o Panorama Brasil.

FILMES: Rio de Janeiro terá 51 novas salas gratuitas para exibição

DO RIO DE JANEIRO: Marcos Pointer, com informações de Rafael Ely, SAI/MinC / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil

O estado do Rio de Janeiro terá 51 novas salas gratuitas para exibição de filmes à população até o fim do ano, com investimento total de R$ 765 mil - 67% recursos federais e 33% contrapartida do governo estadual.

As inscrições ao edital estadual do Cine Mais Cultura estão abertas até 14 de junho.
.
O edital é fruto de uma parceria entre o Ministério da Cultura e o governo do Estado do Rio de Janeiro e tem por objetivo democratizar o acesso da população fluminense ao cinema nacional e apoiar a difusão da produção audiovisual brasileira por meio da exibição gratuita de filmes.

A prioridade é apoiar a instalação dos Cines Mais Cultura em periferias de centros urbanos e municípios. “Além da concentração dos cinemas comerciais em apenas 8% dos municípios brasileiros, são poucos os filmes nacionais exibidos na TV aberta. O Mais Cultura promove o acesso da população ao cinema e fomenta a exibição do cinema produzido no país”, destaca Silvana Meireles, coordenadora do Programa Mais Cultura e secretária de Articulação Institucional do Ministério da Cultura.

Podem concorrer ao edital entidades privadas sem fins lucrativos do Rio de Janeiro que desenvolvam ou queiram desenvolver ações de exibição de obras audiovisuais.

As instituições selecionadas receberão equipamentos de projeção audiovisual, obras do catálogo da Programadora Brasil (filmes de ficção, documentário e animação em curta, média e longa metragens) e participarão de oficinas de capacitação.

As fichas de inscrição e o edital estão disponíveis nas páginas eletrônicas do Programa Mais Cultura (http://mais.cultura.gov.br), do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br) e da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro (www.cultura.rj.gov.br).

Os projetos devem ser enviados para:
Edital Cine Mais Cultura 2009
Rio de Janeiro - Centro Técnico do Audiovisual
Avenida Brasil, 2482 - Benfica - RJ
CEP: 20930-040

O resultado da seleção será divulgado no Diário Oficial da União, no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro e nos respectivos sites acima.

FONTE/AUTOR: Rafael Ely, SAI/MinC

Foto: Reprodução

TORCIDAS ORGANIZADAS: Seminário será realizado no Rio pelo Ministério do Esporte

DE BRASÍLIA: Tiago Vergara, com informações do Ministério do Esporte / Especial para o Panorama TV Brasil.

O Ministério do Esporte promove dias 8 e 9 de maio no Rio de Janeiro o 2º Seminário Nacional de Torcidas Organizadas.

O evento retoma o debate iniciado ano passado na primeira edição do Seminário, que abriu o diálogo entre os diferentes participantes do espetáculo do futebol nos assuntos relacionados à segurança nos estádios, especificamente o Torcida Legal.

Esse ano, além do tema segurança a proposta é discutir também assuntos como ações sociais que as torcidas organizadas podem realizar e a padronização da atuação das Polícias e Corpo de Bombeiros nos eventos de futebol.

O Torcida Legal, um conjunto de medidas para a segurança e conforto dos torcedores assinadas em março de 2009 pelo Governo Federal, visa a criação de uma política de segurança nos estádios de futebol brasileiros.

O programa será novamente debatido, com o anúncio do andamento atual dos documentos básicos que o compõem. São três esses documentos: o Decreto Presidencial que regulamenta o artigo 23 do Estatuto do Torcedor (Laudos técnicos de vistoria dos estádios), o Projeto de Lei que altera o Estatuto do Torcedor e tipifica criminalmente atos de violência e o Termo de Cooperação Técnica para implantar um sistema de controle de acesso e monitoramento.

Os cinco laudos técnicos de vistoria (segurança, engenharia, prevenção e combate de incêndio, condições sanitárias e de higiene e de estabilidade estrutural) já estão sendo disciplinados por portarias do Ministério do Esporte.

O Projeto de Lei que altera o Estatuto do Torcedor foi aprovado pela Câmara dos Deputados e está no Senado Federal, com previsão de aprovação ainda para o começo do 2º semestre. Já a implantação do sistema de controle de acesso e monitoramento nos estádios das séries A e B do Brasileirão está em fase de aperfeiçoamento do edital para publicação.

Iniciativa

O Seminário das Torcidas Organizadas deve debater o Torcida Legal junto com outras iniciativas institucionais que o Governo Federal já está tomando para prevenir a violência nos estádios. Por exemplo, o manual de padronização da atuação das Polícias e do Corpo de Bombeiros para os eventos futebolísticos, que o Ministério da Justiça elaborou e será apresentado durante o evento.

Participantes

Estarão presentes no Seminário dirigentes de clubes e das principais torcidas organizadas das séries A e B do Campeonato Brasileiro, além de autoridades do Ministério do Esporte, Ministério da Justiça, CBF e Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

Fonte: Ascom - Ministério do Esporte

Foto: Reprodução

GREVE: servidores paralisam trabalho no Amazonas

DE MANAUS: Adeilson Albuquerque, com informações de Isabella Siqueira – Assessoria do MTEAM/ Especial para o Panorama Brasil.

Os funcionários administrativos da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-AM) iniciaram nesta sexta-feira (7) greve geral na categoria. Os servidores reivindicam um Plano de Carreiras Específico, porque consideram que há uma grande diferença entre os salários que recebem, além de exigirem melhores condições de trabalho.

De acordo com o diretor-administrativo do Sindicato dos Servidores Públicos Federais (SINDSEP-AM), Menandro Sodré, cerca de 70% dos funcionários do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) não entraram no prédio para trabalhar e com cartazes e faixas expressaram seus interesses em efetivar as conquistas adquiridas com a criação de Plano de Carreiras Específicas.

Promessa não cumprida

O secretário geral do sindicato, Walter Matos, também ressaltou que em dezembro de 2009, a categoria realizou uma paralisação de 19 dias e recebeu a promessa do Governo Federal, que em fevereiro deste ano, os servidores do órgão receberiam um reajuste salarial. O acordo até agora não foi cumprido.

O funcionário do MTE, Wagny Andrade, disse que atualmente existem apenas 63 servidores administrativos trabalhando no prédio e com a grande adesão da categoria ao movimento, os trabalhos de atendimento ao público podem ficar mais lento. “Estaremos com os 30% dos funcionários trabalhando, que é o exigido por lei. Claro que apenas com essa parcela atuando os serviços ficarão mais lentos. Porém, essa é a única maneira que encontramos para manifestar nossos direitos e sermos ouvidos”, revelou.

Trabalhos afetados

No início desta semana, os funcionários do MTE realizaram uma paralisação de alerta em frente à sede do órgão, na capital do Amazonas. Vários serviços de atendimento ao público foram prejudicados e a emissão de Carteira de Trabalho não funcionou.

A greve do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) já atingiu 18 Estados em todo país. Em Manaus, os servidores garantem que não retomam as atividades enquanto não forem atendidos em suas reivindicações.

O superintendente do MTE-AM, Francisco Edson Rebouças, confirmou que serviços como multas trabalhistas, emissão de carteira de trabalho e seguro defeso devem ficar tumultuados devido à redução de atendimento, mas declarou que a manifestação da categoria é justa.

Foto: Reprodução

ANUNCIE SUA MARCA: panorama@folha.com.br

SEJA PARCEIRO DO PANORAMA BRASIL, O SITE! FAÇA SUA MARCA CONHECIDA NO PAÍS.