sexta-feira, 5 de março de 2010

ENVIE SUA NOTICIA: panorama@folha.com.br

PESQUISA: mostra que formação profissional é a maior preocupação do setor de tecnologia‏, em Santa Catarina

DE SANTA CATARINA: Vivian Lopes, da Assessoria de Imprensa Cetic-SC, especial no Panorama Brasil

A falta de mão-de-obra especializada é o principal entrave ao crescimento das empresas de tecnologia da informação e comunicação em Santa Catarina.

A constatação é resultado de uma pesquisa realizada pelo Conselho de Entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação de Santa Catarina (Cetic-SC) junto às principais entidades empresariais do setor. “A capacitação profissional é a principal preocupação dos empresários de informática no momento, superando questões tradicionais como a carga tributária e os juros altos”, destaca Jeziel Montanha, presidente do Cetic-SC.

A pesquisa revela também que os empresários esperam ações governamentais mais efetivas para a formação de jovens.

A pesquisa do Cetic-SC ouviu presidentes de sete entidades de tecnologia de Santa Catarina.

Juntas, elas representam mais de 1.000 empresas, que geram cerca de 30 mil empregos diretos.

Setor tecnológico

De acordo com o levantamento, o setor de tecnologia em Santa Catarina não está atrás de vantagens econômicas, mas procura o crescimento com qualificação profissional e investimentos em pesquisas.

Para 85 % dos respondentes da pesquisa, a defasagem da mão-de-obra é o principal entrave ao crescimento, enquanto que 15% acham que o principal obstáculo é a retração econômica. “O apoio governamental mais urgente não deve ser em forma de incentivos fiscais ou financiamentos, mas sim em programas para a formação profissional”, afirma Montanha.

Ações Governamentais

Para 71% dos presidentes das entidades, as ações de apoio por parte dos governos municipal, estadual e nacional podem ser classificadas como razoáveis.

Outros 29% as consideram boas. Não foram registradas avaliações negativas.

NO GRÁFICO: A falta de mão de obra (gráfico acima), é o maior gargalo para o desenvolvimento das empresas, segundo os presidentes das entidades.

FUTEBOL: em vitória Santista, Robinho continua dando show


DE MANAUS: Paulo Rogério Veiga / Especial para o Panorama Esporte TV Basil

Muito mais do que marcar, o gol da vitória pelo Santos por 3 a 2, diante do Paulista, na noite desta quinta-feira (04), pelo Paulistão 2010, Robinho mostra sua vontade, alegria e principalmente o bom futebol que levou o jogador a jogar na Europa e na Seleção Brasileira.

Desde quando retornou ao Brasil, para defender o time santista, o atacante vem mantendo uma regularidade positiva nas partidas.

Logo na sua estréia, Robinho marcou um gol de letra contra o São Paulo, na Vila Belmiro.

A reserva no Manchester City estava prejudicando Robinho em seu lado psicológico e conseqüentemente em suas atuações na Copa da Inglaterra e da Copa da Liga Inglesa.

Essa volta repentina ao país, fez com que o jogador, melhorasse seu desempenho na Seleção, que já vinha também em baixa.

No amistoso contra a Irlanda (9), Robinho além de marcar um golaço teve uma participação de destaque no amistoso.

O jogador precisava mesmo de alguns momentos de alegria e molecagem dentro de campo, pois lá ele conhece e sabe como fazer feliz a torcida, seja santista ou brasileira.

Robinho é um dos preteridos do técnico Dunga na Seleção Canarinho. Sua presença na Copa Mundial da FIFA, África do Sul’2010 é certo e como titular, ao lado de Adriano, do Flamengo.

Essa alegria, e descontração percebida em campo, tomara que seja a mesma na Copa do Mundo 2010, pois a Seleção vai precisar de seu talento para conquistar o tão sonhado Hexa.

FOTO: Reprodução

FONTE / AUTOR: Paulo Rogério Veiga é Bacharel em Comunicação e há 27 anos recebe informações privilegiadas da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O escrito é de sua extrema responsabilidade, isentando o Panorama Brasil.

FUTEBOL: Botafogo supera e vence, de virada, o Duque de Caxias


DO RIO DE JANEIRO: Marcos Pointer / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil

Na noite desta quinta-feira, 04, o Botafogo bateu o Duque de Caxias por 2 a 1, no estádio João Havelange (Engenhão), e manteve os 100% de aproveitamento no segundo turno do Cariocão, 2010.

Apesar de os torcedores pegarem em seu pé durante bom tempo, o atacante Herrera foi o cara da partida ao marcar os dois gols da estrela solitária. O primeiro aos 39 do primeiro tempo e aos 6 minutos do segundo tempo.

O atacante Marcelo fez o único gol do Duque após aproveitar titubeada da defesa alvinegra.

Ele apareceu bem no segundo pau esticando o pé e tocando por cima de Jefferson, aos 9minutos de jogo.

Bota 100%

Com o resultado, a equipe do técnico da prancheta, Joel Santana, igualou o Vasco como os únicos times com seis pontos em dois jogos no Grupo B da Taça Rio, e 100% em seus jogos.

Já o adversário permaneceu com três pontos e continua na sétima colocação dentre os oito times que compõem o Grupo A, mesmo após a vitória diante do time de Romário, o América.

Em campo de novo

Ambas as equipes entram em campo no próximo domingo, 07.

O duque de Caxias enfrentará o Tigres, as 17h no Marrento, enquanto que o time de General Severiano fará o clássico com o Fluminense, no Maracanã, as 19h30min (de Brasília).

FOTO: Gazeta Press/Herrera em comemoração