quinta-feira, 18 de março de 2010

VAGAS: concursos abrirão 21 mil em institutos e universidades federais

DE SÃO PAULO: Marcos Freire, editor de plantão, com informações da Assessoria de Comunicação Social da Presidência / Especial no Panorama Esporte TV Brasil

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou a realização de concursos públicos para as carreiras de professor e técnico administrativo em universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

No total, serão 21.645 vagas.

A portaria de autorização foi publicada nesta semana no Diário Oficial da União.

Os concursos públicos proverão 9.645 vagas para as universidades federais e 12 mil para os institutos federais, entre professores e técnicos.

A quantidade de vagas destinadas a cada instituição ainda será definida.

As vagas vão suprir a demanda que surgiu a partir da expansão e interiorização das universidades federais e da rede de educação profissional e tecnológica, que ocorre desde 2005.
Investimentos na Educação

Já foram criadas 13 novas universidades federais e 124 novos campi – destes, 105 já estão em funcionamento.

Tramita no Congresso Nacional o projeto de Lei que cria a Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Caso seja aprovado, serão 14 novas universidades.

Além disso, o plano de expansão das escolas federais de educação profissional prevê a criação de 214 novas unidades até o fim deste ano, totalizando 354 em todo o país.
Das novas escolas, 115 já foram inauguradas.

As portarias que dispõem sobre o provimento de vagas são as de número 124 e 125, do Ministério do Planejamento, publicadas na página 52 da seção 1 do Diário Oficial da União da última terça-feira (16).

Fonte: Comunicação Social da Presidência da República

Foto: Reprodução

Marcos Freire é jornalista e responsável pela Central Panorama Centro-Sul

PALAVRA ESPECIALIZADA: Qual seria a vitória inesquecível da Seleção??

DE MANAUS: Paulo Rogério Veiga / Especial para o Panorama Esporte TV Brasil

O site http://pt.fifa.com/worldfootball/news/newsid=1181331.html#qual+maior+vitoria deu inicio, na última terça-feira (16), a uma enquete com os internautas para saber qual foi a maior vitória da Seleçao Brasileira em 74 anos de história em todas as Copas do Mundo da FIFA.

Sendo o único país a participar de todas as edições das Copas, e com cinco títulos mundiais conquistados, o Brasil tem uma longa e muitas emoções escritas no futebol mundial.

Se fossemos enumerar as vitórias do Brasil, seriam inúmeras, mas quando se fala na maior de todas, aí a questão é mais complexa do que se imagina.

Maior pela importância do resultado positivo na Copa do Mundo? Pelo título mundial conquistado? Um jogo classificatório inesquecível pela qualidade da partida? Tudo isso vai depender da visão de cada um na partida que considerar como inesquecível ao longo dos mundiais.

Será que a maior vitória foi a conquista do primeiro caneco na Copa da Suécia em 1958, quando a Seleção Brasileira venceu os anfitriões por 5 a 2 e ali surgiu para o mundo o Rei do futebol, chamado Edson Arantes do Nascimento, ou simplesmente, conhecido em todo o Planeta, como Pelé.

Em 1962 no Chile, um jogador foi fundamental para o Brasil.

Com suas pernas tortas, mas de uma habilidade fenomenal, Garriincha, foi o nome do time verde amarelo, principalmente na vitória por 4 a 2, pelas semifinais e contra os donos da festa, ou seja, a Seleção Chilena, em pleno Estádio Nacional.

Na conquista do tricampeonato mundial no México 1970, o time brasileiro, foi chamado de Seleção de Ouro, pela qualidade do escrete formado por: Piazza, Carlos Alberto Torres, Brito, Everaldo, Clodoaldo, Paulo César, Gérson, Tostão, Jairzinho, Rivelino e o Rei Pelé.

Simplesmente um time espetacular, que na final destriu a toda poderosa Itália por 4 a 1. Uma final inesquecível pelo placar e pelos lances em todo o mundial.

Bom pooderia citar outros jogos de Copas do time canarinho. Mas vou aproveitar para citar a partida que considero a maior de todas.

A grande final e a conquista do tetra em 1994 nos USA, foi inesquecível pra mim, pois tive a oportunidade de ver pela TV, depois de 24 anos na fila, o tão esperado título que me levou as lágrimas e todos que acompanharam a partida depois do penalti perdido pelo jogador Baggio.

Ao fim, Tafarel ajoelho-se e agradeceu aos deuses do futebol. Inesquecível!

Foto: Reprodução

FONTE / AUTOR: Paulo Rogério Veiga é Bacharel em Comunicação e há 27 anos recebe informações privilegiadas da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O escrito é de sua extrema responsabilidade, isentando o Panorama Brasil.