quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

COPA 2014: Comitiva da Fifa visita Manaus


DA REDAÇÃO CENTRAL: Panorama Esporte TV Brasil.
.
A comitiva da Fifa chegou às 20he20min da última quarta-feira, 04, a Manaus para visitar a cidade, uma das candidatas a sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014.
.
O grupo foi recepcionado pelo Governador do Amazonas Eduardo Braga e por uma equipe de pessoas que lhes ofereceram adornos e sucos naturais da região, no Aeroporto Eduardinho.
.
Do aeroporto, os integrantes da Fifa foram diretos para o Hotel de selva Eco Park, no Tarumã. Os trabalhos de inspeção só iniciaram às 10h da manhã desta quinta-feira, 05.
.
A comitiva, formada por Thierry Weil, diretor de marketing, Dick Wiles, co-chairman da empresa Match, Fulvio Danilas gerente da Fifa e responsável pelo projeto Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 e pelo representante do Comitê Organizador da Copa do Mundo: o presidente de CBF, Ricardo Teixeira, além de Joana Havelange, e Carlos de La Corte (consultor de estádios), em um helicóptero, sobrevoou por 40 minutos vários pontos turísticos de Manaus observando a rede hoteleira, malha viária e o Estádio Vivaldo Lima (Vivaldão), único em todas as cidades candidatas que será demolido, caso a capital do Amazonas seja confirma como sede em 2014.
.
Após inspeção, Ricardo Teixeira concedeu coletiva de 20 minutos em um dos Salões do Tropical Hotel Manaus, na praia da Ponta Negra, zona oeste.
.
Sobre as cidades que serão sedes, Teixeira foi enfático. “Cada blog, cada jornal definem por si quais são as cidades sedes. Mas quero deixar bem claro que ainda não existe nenhuma cidade definida para receber jogos em 2014. Não tem nada determinado. Tudo acontecerá a partir do relatório que esta comissão vai fazer para o corpo técnico e posteriormente para o comitê executivo da Fifa.”, disse.
.
Ricardo Teixeira recebeu das mãos de Eduardo Braga um diploma de amigo do Amazonas, que retribuiu com um boné da Fifa. “Fico muito grato pelo diploma que me deram. Certamente este presente vai está na minha sala assim como na sala de Blatter, pois ele também recebeu”, finalizou.
.
Depois da visita a Manaus, a comitiva da Fifa segue para Belém do Pará, onde nesta quinta-feira à tarde vistoria a cidade.
.
Depois de visitarem Goiânia, Rio Branco e Manaus, os representantes da entidade ainda vão visitar Campo Grande, Cuiabá, Salvador, Recife, Natal e Fortaleza.
.
O relatório técnico produzido pela comitiva será entregue ao comitê executivo da Fifa, que nos dias 19 e 20 de março, em Zurique, na Suíça, vão escolher as 12 cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014.
.
Cinco cidades já estão confirmadas como sedes, apesar de não ter a confirmação oficial da CBF nem da Fifa, são elas: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília.
.
Outras quatro estão praticamente certas e só ficariam fora se o projeto tiver muitas falhas e se não apresentarem garantias para os investimentos necessários para as obras de infra-estrutura: Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.
.
Com isso, sobrariam apenas três "vagas", que são disputadas entre oito candidatas. Campo Grande e Cuiabá fazem uma disputa particular no Pantanal. Uma outra sede será na Amazônia e três cidades lutam para receber os jogos: Belém, Manaus e Rio Branco. Sendo Manaus a de maior vantagem levando em consideração a Carboneutrallização. A última vaga ficaria entre Florianópolis, Natal e Goiânia.
.
FONTE/AUTOR: Adeilson Albuquerque